Tellus Terror - DeathInitive Love AtmosFear
12 Faixas - Tellus Records - 2024

    O segundo álbum da banda de Death/Black Metal Sinfônico Tellus Terror de Niterói/RJ recebeu o nome de DeathInitive Love AtmosFear e saiu no dia 29 de janeiro de 2024 pelo selo Xaninho Discos. Neste novo trabalho, que foi lançado 10 anos após o surpreendente EV Life DV8 ( leia resenha ), o sexteto formado por Felipe Borges ( vocais ), Leandro Pinheiro e Victor Magalhães ( guitarras ), Marcelo Va ( baixo ), Alexandre Silveira ( teclados ) e Rafael Lobato ( bateria ) exibe ainda mais suas influências de Dimmu Borgir, Cradle Of Filth e Mystic Cyrcle.

    DeathInitive Love AtmosFear foi gravado, mixado e masterizado no Tellus Studio no Rio de Janeiro/RJ com Caio Mendonça ( ex-guitarrista do Lancerate and Carbonized e Ereboros ), que já trabalhou com Forceps, Lancerated and Carbonized, Ereboros, Grave Desecrator e Slowphobia.

    A capa que é ao mesmo tempo sombria e esboça uma cena de amor entre duas criaturas sinistras é - assim como o encarte de 16 páginas - uma arte de Seth Siro Anton ( que já fez capas para nomes como Paradise Lost, Moonspeel, Exodus, Draconiam, Soilwork, Belphegor, Decapited, Morgoth e Septic Flesh ) e sua temática tende tanto para o lado amoroso quanto para o maligno através de letras que trazem um conceito cronológico de uma vida perturbada.

    Inclusive, esta ideia é melhor explicada pelo vocalista Felipe Borges, que disse: "Esse novo trabalho traz em sua essência uma aura Dark, maligna e vampiresca e ao mesmo tempo que aborda um tema não usual ao Metal Extremo de forma carregada e positiva, que é o amor e como ele influencia as nossas vidas das mais diversas formas durante o nosso ciclo de vida."

    Amborella's Child até que começa com melodias suaves em seus primeiros instantes, mas, a aura Black Metal eclode logo depois com muito peso, harmonia e vocais urrados e rasgados de Felipe Borges em um andamento Melódico bem construído pelo Tellus Terror, que transita tanto pelo citado Black Metal quanto pelo Gothic Metal. Surpreendem nesta primeira faixa também os toques de teclados de ares dramáticos no meio da música com vozes ao fundo até a 'disgracera' voltar e dilacerar nossos ouvidos.

    Depois deste elaborado princípio, os cariocas enviaram a encorpada Absolute Zero, que mantém o lado Black Metal Sinfônico do sexteto através de vocais guturais e linhas instrumentais envolventes ( dedique uma atenção aos blast beats feitos por Rafael Lobato na bateria ), que acentuam-se também nos ótimos solos de guitarras de Leandro Pinheiro e Lucas Bittencourt quando solicitados e culminam assim em um final apocalíptico e assustador do jeito que os fãs adoram.

    Em seguida temos a bestial Darkest Rubicon, que chega agressiva, densa e com vocais ora urrados... ora rasgados deixando evidente o caos proposto pelo Tellus Terror, que é totalmente obscuro ( confirme observando o seu acelerado final ). A quarta de DeathInitive Love AmosFear é a Pysclone Darxide, que inicia-se com efeitos estranhos nos sintetizadores comandados pelo convidado Ramon Montenegro e exteriorizam uma composição de vocais urrados e que é deveras intrigante em seu andamento, todavia, sempre apresentando a sua eficiente base sinfônica, que caminha até um término consideravelmente horripilante. 

    Para Cry Me a River, eles aplicaram uma mistura de momentos rápidos com cadenciados, vocais rasgados e urrados, bastante teclados, que resultaram -  somados - em uma faixa totalmente ao gosto dos fãs do Dimmu Borgir. Sem tempo para pensar, o Tellus Terror dispara outra paulada matadora com Shattered Murano Heart, que entre toda a sua cólera suportada em seus teclados, a faixa abre o espaço para vocais quase aproximando-se do 'Pig Squeals' de tão raivosos que estão.

    A sétima do álbum é a esmagadora Abyssphere, que até é cadenciada na sua maior parte, porém, a imensa presença dos teclados diminui um levemente a intensidade da violência praticada pelo vocalista Felipe Borges ao cantar seus versos.

    Em Brain Technology, Pt.2 (…and Humanity Have Feelings No More…), se não fosse por conta de seus vocais sempre furiosos, urrados e rasgados, a música até seria emotiva, pois, sua parte instrumental se encarrega disso, junto à convidada Bertha Maria Marzall, que participa fazendo uma segunda voz discreta ao fundo. Esse insinuante Black Metal Sinfônico cheio de variações do Tellus Terror prossegue com Sickroom Bed, que passa um ar atormentado durante suas vocalizações e que conta com solos de guitarras direcionados ao Heavy Metal, que posteriormente encerram-na de forma melancólica nos toques no piano.

    E assim chegamos na canção título, a DeathInitive Love AtmosFear com um estilo épico, orquestrado e de vocais repletos de ira elevando o vigor da composição, especialmente, quando Felipe Borges abusa das linhas rasgadas em sua voz e isso continua até um final apavorante e cinematográfico. A penúltima é a Lone Sky Universum e esta canção contém um solo de guitarra pronunciado, que dá lugar à um andamento cadenciado de vocais urrados e rasgados com Felipe Borges recebendo mais uma vez Bertha Maria Marzall subtraindo com sua voz suave o formato beligerante do vocalista do Tellus Terror.

    Finalizando DeathInitive Love AtmosFear somos expostos à Empty Nails, que comparada com as demais é até mais calma, e isso, por conta da atividade nos teclados, que aqui estão sempre em evidência. Entretanto, os vocais que nunca fogem da mescla de rasgados e urrados, ambos agonizantes, não permitem que essa aludida calmaria aconteça por muito tempo.

    Para os seguidores de nomes como Cradle Of Filth e Dimmu Borgir saibam que temos no Brasil uma excelente banda de Black Metal Sinfônico, que tem tudo para se tornar bem mais conhecida e que atende pelo nome de Tellus Terror, tanto que este ponto de vista está mais que comprovado em cada uma das doze faixas deste DeathInitive Love AtmosFear, que se você caro leitor(a) do Rock On Stage não ouviu... faça um bem para você mesmo.... coloque o cd para rolar o quanto antes.
Nota
: 9,0.

Por Fernando R. R. Júnior
Janeiro/2025

Site: https://tellusterror.com
Instagram: https://www.instagram.com/tellusterror/
Facebook: https://www.facebook.com/tellusterror 
Youtube: https://www.youtube.com/@TellusTerror  

 

Voltar para Resenhas