Anguere
7 - Faixas - EP - 2010

    O Anguere formou-se na cidade de Rio Claro/SP em 2008 com Paulo Paulo Ricardo Marques ( vocal ), Cleber Roccon ( guitarra ), Luciano C. Cecagno Jr. ( baixo ), Adriano R. Prado ( bateria ) e com apenas um ano de formação, o quarteto foi para o estúdio RPA em Rio Claro/SP para gravar e masterizar entre setembro de 2009 e setembro de 2010 o seu primeiro EP auto intitulado, que em suas sete músicas cantadas em português mostram que eles transitam entre o Thrash Metal e o Hardcore. O responsável por juntar as ideias da banda no EP foi Rodrigo Ribeiro.

    Com efeitos de bem diferenciados e fortes toques no baixo de Luciano Cecagno Jr. começa Ódio e Rancor, a primeira música do Anguere que investe em linhas agressivas e cadenciadas na guitarra com muitos repiques de bateria vocalizados com a devida raiva por Paulo Ricardo Marques. Fim exibe vocais ainda mais raivosos que lembram a linha e até um pouco do timbre de voz de Marcelo Pompeu do Korzus. A parte instrumental de Fim está novamente cadenciada, e assim, aplica o devido suporte para a proposta pesada da banda. Com uma interessante evolução no baixo e um acompanhamento na medida da guitarra e da bateria, os vocais de Assassinos Engravatados lembram um pouco do Sepultura e são a fúria em estado pleno.

    Barreiras e Muros é mais pesada  que a anterior, especialmente pela força extraída da guitarra de Cleber Roccon e também nos vocais de Paulo Ricardo Marques que estão ainda mais revoltados nesta quarta faixa. E vale lembrar que Adriano R. Prado não para um instante sequer de tirar repiques destruidores de sua bateria. 

    A quinta é Caos e sua linha cadenciada é cantada cheia de cólera em uma base com muitas variações de andamento, que exibem muito bem o peso criado pelo Anguere, peso este dotado de muita capacidade instrumental, seja no baixo, na guitarra, ou na bateria.  Depois Pesadelo exibe sua linha instrumental mais suave com vocais limpos contrastando com os agressivos de Paulo Ricardo Marques deixam esta canção muito mais diversificada e interessante com trechos cadenciados e bastante pesados. Finalizando o EP, o Anguere reapresentou os efeitos estranhos - que estão presentes na abertura do cd  - no que posso considerar que seja a faixa conhecida de nós como "Outro".

    Para um primeiro registro, este EP foi muito bem gravado e pode-se ouvir os instrumentos com clareza, inclusive todo o ódio dos vocais. Quem acostumou a ouvir um Thrash Metal cadenciado, nervoso e com influências de nomes como Korzus e Sepultura vai apreciar o trabalho do Anguere. Faço votos que brevemente eles consigam chegar ao seu debut cd ou mesmo um segundo EP para logo, conforme estão nas informações do release da banda.
Nota: 7,5.

Site: www.myspace.com/anguere

Por Fernando R. R. Júnior
Junho/2011

Voltar para Resenhas