E o disco é aberto
justamente com Sister September, onde já notamos os vocais
guturais e agressivos de Hreidmarr, ótimos trabalhos
de guitarras e bateria, além de boas passagens de teclados em trechos
cadenciados e pesados numa canção que encerra com linhas clássicas. Continuando
a parte de estúdio deste EP temos a cover de La Chouanne da banda Forbidden Site´s onde
percebe-se que os teclados estão no melhor estilo de órgão de
igreja e são bruscamente cortados pela guitarra, baixo e bateria.
Em seguida temos Quintessence
do Darkthrone, em uma versão que ficou muito boa por sinal, bem
próxima da original. O Anorexia Nervosa recriou os vocais guturais,
o clima melancólico, as guitarras distorcidas e cadenciadas, além de teclados ao
fundo perfeitamente. Destaque para a viagem no meio da música feita pelo tecladista
Mr. Xort e os
agressivos vocais de Hreidmarr que trazem um clima medieval e progressivo para a
canção. Encerrando os covers, a banda homenageada foi o X-Japan com
I´m Kill You onde pude notar o solo de guitarra que mais parece um motor
( de helicóptero ) fazendo desta faixa a mais rápida e agressiva até aqui.
Nesta pedrada, Hreidmarr mostra todo o seu potencial gutural e a
velocidade impressa na parte instrumental é de thrash metal puro.
|
Na parte ao
vivo temos quatro faixas retiradas de uma apresentação em Clermont
Ferrand na França em maio de 2005. A primeira é The Shining,
uma ótima e pesada canção com guitarras em ritmo frenético, já a bateria
é quem dita o peso e os vocais guturais mostram como é a essência do black metal
sinfônico praticado pela banda. A guitarra de Stefan Bayle
é solada de forma agressiva e a música tem uma linha bem progressiva e
clássica, mas o final é aceleradíssimo e apoteótico. Em seguida temos Stabat Mater Dolorosa,
que tem uma linha como se fosse uma ópera e depois uma dose extrema de
agressividade, onde todos os instrumentos estão
perfeitamente audíveis entre os vocais urrados, que permeiam esta música.
Destaque para as guitarras mais distorcidas, a excelente presença dos teclados e
a bateria que dita o peso e a velocidade da música.
|
Depois chega a vez da pesada introdução que abre Worship
Manifesto, onde percebi novamente o uso de corais ( que dão um ar
gótico e épico na canção ) e as guitarras um tanto mais cadenciadas.
A última ao vivo e do EP é Le Portrail De La Vierge, onde
os vocais extremos são alternados com trechos falados e o peso da música
é devidamente ditado pelo baterista Nilcas Vant.
The September EP
é sem dúvidas indicado para os fãs de black metal sinfônico e quem está querendo
conhecer como é a cena de metal extremo na França.
Site:
www.mother-anorexia.com
Gravadora: Listenable Records
www.listernable.net e
www.listenable.com.br
Malignant Art:
malignant-art@malignant-art.com.br
Por Fernando R. R. Júnior
|
|