Anorexia Nervosa - The September EP
Listenable Records - 8 músicas

    O Anorexia Nervosa é uma banda francesa que surgiu das cinzas do Necromancia e realizam um death/black metal sinfônico que passa por influências góticas. A formação que grava este disco é Hreidmarr  nos vocais, Stefan Bayle  na guitarra, Píer Cauquet  no baixo, Mr. Xort  nos teclados e Nilcas Vant  na bateria. O álbum The September E.P. é o registro de três covers, além da inédita Sister September e mais quatro ao vivo e é dele que vamos comentar em detalhes abaixo.


    E o disco é aberto  justamente com Sister September, onde já notamos os vocais guturais e agressivos de Hreidmarr, ótimos trabalhos de guitarras e bateria, além de boas passagens de teclados em trechos cadenciados e pesados numa canção que encerra com linhas clássicas. Continuando a parte de estúdio deste EP temos a cover de La Chouanne da banda Forbidden Site´s onde percebe-se que os teclados estão no melhor estilo de órgão de igreja e são bruscamente cortados pela guitarra, baixo e bateria. 

    Em seguida temos Quintessence do Darkthrone, em uma versão que ficou muito boa por sinal, bem próxima da original. O Anorexia Nervosa recriou os vocais guturais, o clima melancólico, as guitarras distorcidas e cadenciadas, além de teclados ao fundo perfeitamente. Destaque para a viagem no meio da música feita pelo tecladista Mr. Xort e os agressivos vocais de Hreidmarr que trazem um clima medieval e progressivo para a canção. Encerrando os covers, a banda homenageada foi o X-Japan com I´m Kill You onde pude notar o solo de guitarra que mais parece um motor ( de helicóptero ) fazendo desta faixa a mais rápida e agressiva até aqui. Nesta pedrada, Hreidmarr mostra todo o seu potencial gutural e a velocidade impressa na parte instrumental é de thrash metal puro.

    Na parte ao vivo temos quatro faixas retiradas de uma apresentação em Clermont Ferrand na França em maio de 2005. A primeira é The Shining, uma ótima e pesada canção com guitarras em ritmo frenético, já a bateria é quem dita o peso e os vocais guturais mostram como é a essência do black metal sinfônico praticado pela banda. A guitarra de Stefan Bayle é solada de forma agressiva e a música tem uma linha bem progressiva e clássica, mas o final é aceleradíssimo e apoteótico. Em seguida temos Stabat Mater Dolorosa, que tem uma linha como se fosse uma ópera e depois uma dose extrema de agressividade, onde todos os instrumentos estão perfeitamente audíveis entre os vocais urrados, que permeiam esta música. Destaque para as guitarras mais distorcidas, a excelente presença dos teclados e a bateria que dita o peso e a velocidade da música.   


    Depois chega a vez da pesada introdução que abre Worship Manifesto, onde percebi novamente o uso de corais ( que dão um ar gótico e épico na canção ) e as guitarras um tanto mais cadenciadas. A última ao vivo e do EP é Le Portrail De La Vierge, onde os vocais extremos são alternados com trechos falados e o peso da música é devidamente ditado pelo baterista Nilcas Vant.

    The September EP é sem dúvidas indicado para os fãs de black metal sinfônico e quem está querendo conhecer como é a cena de metal extremo na França.

Site: www.mother-anorexia.com
Gravadora: Listenable Records www.listernable.net e www.listenable.com.br
Malignant Art
: malignant-art@malignant-art.com.br 

Por Fernando R. R. Júnior

Voltar para Resenhas