AttracthA - Engraved
4 Faixas - Independente - 2013

    Em 2007, a dupla paulistana Ricardo Oliveira e Humberto Zambrin começaram a compor suas próprias músicas, que eram voltadas ao Heavy Metal e desta maneira criaram o AttrachA, porém, sem trilhar um gênero específico eles foram trabalhando e experimentando vários músicos até que o line up se firmou com Marcos de Canha nos vocais e Guilherme Memesso no baixo junto aos citados Ricardo Oliveira na guitarra e Humberto Zabrini na bateria, que juntos registraram em dezembro de 2012 o single Darkness.

    Desta modo, em janeiro de 2013 lançaram o primeiro EP com o título Engraved, com apenas quatro músicas e que serviram para denotar as influências de cada um dos músicos, entretanto, o vocalista Marcos de Canha saiu da banda e foi substituído posteriormente por Cleber Krichinak ( que também canta no Kings of Steel, tributo oficial ao Manowar no Brasil ).

    Voltando ao Engraved, as gravações ficaram a cargo de Henrique "Baboom" Canale e Alessandro Cabral e foram realizadas no Audioplace e no WSTF Studios entre outubro a dezembro de 2012. A mixagem também é de Henrique "Baboom" Canale junto ao guitarrista Ricardo Oliveira e a masterização é assinada por Alessandro Cabral no Toque Final e-Mastering. E deixando claro que o quarteto queria deixar marcado seu registro para os fãs, eles embalaram Engraved em um "paper sleeve", que nos faz lembrar dos antigos lançamentos em LP´s.

    Com uma ótima sequencia nos riffs de guitarra e um envolvente trabalho de bateria e baixo, Darkness abre o EP elucidando o ótimo Heavy Metal do AttracthA, que além de suas boas vocalizações conta com algumas mudanças em seu andamento provando a categoria da banda. Em The Choice temos uma linha melodiosa mais tradicional comandada pelo guitarrista Ricardo Oliveira e que deixa o caminho facilitado para Marcos de Canha cantar de uma forma muito emocionante e empolgada.

    De um início instrumental muito elaborado, que passa bastante feeling antes mesmo de Marcos de Canha começar a cantar, a balada Heavy Blessed Life mostra em seus solos melodiosos de guitarra e a atuação concentrada do vocalista cantando versos repletos de emoção deixando claro porque esta faixa pode e deve ser considerada como a melhor do EP. Se dúvida repare quando Ricardo Oliveira vai solando sua guitarra quase que sem limites em notas cada vez mais longas e um tanto que progressivas.

    Encerrando este EP Engraved temos Beginning, que contou com solos mais pesados de guitarra, um ritmo mais cadenciado, 'sujo' e com os sempre vibrantes vocais de Marcos de Canha. E vale um adendo: o quarteto soube modificar o andamento da música e aplicar vários e contagiantes solos de guitarra antes de retornar ao seu enfático refrão.

    Neste ano de 2015, o AttracthA já lançou o single Unmasked Files com o novo vocalista e segue firme na produção de seu debut cd, que se apresentar a pegada ouvida neste Engraved será merecedor de nossos olhos e ouvidos. Para os mais curiosos(as) e que não querem a recomendada versão física do EP, o AttracthA disponibilizou para audição em seu site oficial, clique em www.attractha.com/engraved.
Nota: 9,0.

Sites: www.attractha.com, https://www.facebook.com/attractha
e http://www.reverbnation.com/attractha.

Por Fernando R. R. Júnior
Agosto/2015

Voltar para Resenhas