Basttardos - Dois Contra o Mundo
6 Faixas - Independente - 2013

    A origem do Basttardos remonta ao ano de 2010 no Rio de Janeiro/RJ, quando Alex Campos ( guitarra, voz, violão e slide ) se uniu ao amigo Bernardo Martins ( bateria ) e o misterioso Terceiro Elemento ( ou Affonso Velasquez - Paçoca ) que cuidou do baixo. Desta maneira, foram iniciados os trabalhos que resultaram neste primeiro registro de 2013, o EP Dois Contra o Mundo, além, é claro, de muitos shows.

    As gravações de Dois Contra o Mundo aconteceram no Studio Attack no Rio de Janeiro/RJ em 2012 com produção de Alex Campos e Patrick Dias. A mixagem e a masterização foram assinadas por Patrick Dias, sendo somente as faixas Nem Agoniza e Olhos Negros, que tiveram seus registros no Estúdio BPM também no Rio de Janeiro/RJ em 2011 com Igor Santos cuidando dos processos de gravação, mixagem e masterização. A capa que te faz imaginar uma conotação de Western ao som do Basttardos é do mentor da banda, Alex Campos e está envolvida em um digipack conferindo mais luxo ao cd, embora, nas audições não é um Western ou Country que teremos, pois, o trio mete a 'mão na ferida' e dispara muito peso em suas canções com uma diversidade sonora bem grande passando por Rock, Stoner, Southern e Thrash.

    Sua Cama entra exibindo toda a eletricidade do Power Trio, que canta em português e tece um flerte entre o Country e o Thrash, que chega a lembrar do que o Metallica fez nos anos 90 com longos solos de guitarra. Em Nem Agoniza, o Basttardos começa mais leve e com distorções, mas, em poucos instantes já aplica suas linhas mais pesadas em um ritmo mais cadenciado com a guitarra de Alex Campos exibindo solos mais crus, onde o baixo foi tocado por Igor Santos e produziu um efeito muito interessante para as vocalizações chamativas que temos nesta segunda canção, que parece ter um pé no Grunge nos solos alongados de guitarra.

    Com distorções e com o vocalista Alex Campos utilizando de um violão e um slide, que confere um estilo de Blues/Southern Rock na faixa seguinte, que é a Presencio Tua Ausência tem sua voltagem aumentada assim que os solos de guitarras entram em cena tornando-a muito mais cativante e destacando a participação de Melchiades Martins nos envolventes riffs em seu final, nesta que é a melhor do cd e conta com Patrick Dias nos teclados.

     Continuando Dois Contra o Mundo, o Basttardos executa o Rock´n´Roll mais sujo contido em Olhos Negros, cuja letra e melodia são facilmente absorvidas marcando uma nova participação de Igor Santos no baixo, que tem elementos para conquistar inclusive as FM´s de Rock.

    Ao som de uma "caixinha de música", que logo depois é suplantada por um ritmo que é um vigoroso rolo compressor, que flerta com o Thrash e com o Hardcore, seja nos vocais ou em sua diversificada parte instrumental, que é agressiva até o talo contando até com alguns guturais, Fake é a quinta do cd e é finalizada no jeito que começou, ao som da citada "caixinha".

    No encerramento do EP, o trio ataca com uma rápida e raivosa faixa bem 'sangue no zóio' com linhas do chamado Metal Moderno e Hardcore, que foram justamente escolhidas para a canção que intitula o trabalho, a Dois Contra o Mundo. Neste EP, o Basttardos colocou vários estilos dentro de um caldeirão, os mexeu com primazia e muita técnica para depois retirar de lá e então ferver bastante em meio a solos potentes de guitarra, baixo e bateria as seis eletrificadas composições, que fizeram deste Dois Contra o Mundo uma excelente estreia do Power Trio carioca.
Nota: 9,0.

Sites: http://www.basttardos.com.br/, http://www.youtube.com/Basttardosrock,
https://soundcloud.com/basttardos e https://twitter.com/Basttardos.
 

Por Fernando R. R. Júnior
Maio/2016

Voltar para Resenhas