Blackadder - Burned Sins
EP - 3 músicas - 2010

    É com grande orgulho e prazer que faço a resenha deste trabalho do Blackadder, não apenas pelo fato da banda ser das poucas bandas de Heavy Metal da minha cidade natal, Espírito Santo do Pinhal/SP, mas pelo fato destes batalhadores já estarem no underground desde 2002, quando ainda eram chamados de Nazgul e tocavam covers de bandas famosas de Heavy e Thrash Metal. Em 2003, mudam o nome para Rass Dashen, e em 2004 lançam o álbum demo Darkness Butterfly.

   Após uma parada em 2005 por conta da viagem do guitarrista Endrigo para a Inglaterra e um quase retorno em 2006 com outro guitarrista, a banda volta somente em 2009 e começa a compor as músicas que integram este EP Burned Sins, gravado, mixado e masterizado no Piccoli Studios em Campinas/SP por Ricardo Piccoli entre outubro e dezembro de 2009 e nas três músicas aqui presentes, percebe-se um grande amadurecimento da banda formada atualmente por Pedro Araujo nos vocais, o citado Endrigo Zambelli e Thiago Costa nas guitarras, Renan Rodrigues na bateria e Fernando Zambardi no baixo.

    Os primeiros acordes da faixa título Burned Sins exibem com firmeza a proposta do Metal praticado pelo Blackadder, e no seu decorrer, temos os pesados toques de Renan na bateria, as evoluções realizadas nos vocais de Pedro Araújo em meio as ótimas melodias nas guitarras de Thiago e Endrigo criando um resultado bastante positivo, na alternação de Heavy tradicional  cantado com o coração do vocalista, somados com algumas pitadas de Thrash, especialmente nos velozes solos. Um ótimo começo de trabalho que não deixa a agressividade diminuir em momento algum.

    Depois, em Out Of Control, as linhas mais tradicionais são invocadas pela banda e nesta ótima canção, dotada de muitos solos, sentimos o entrosamento da dupla de guitarristas Endrigo e Thiago Costa mostrando influências de Iron Maiden, e isso aliado à uma interpretação cheia de pegada e aplicação por parte do vocalista Pedro Araújo.

    A produtiva cozinha do Blackadder sob o comando de Renan na bateria e Fernando Zambardi no baixo, mostra seu poderio no acelerado início de Victim Of Diplomacy, mas esta terceira, e infelizmente última faixa do EP, tem como pontos principais a força que as guitarras vão ganhando peso com um solo envolvente que abrem o espaço para os vocais empolgados de Pedro Araújo. E a versatilidade da canção não para por aí, pois Victim Of Diplomacy alterna momentos cadenciados com melodiosos, rapidez e peso, momentos mais puxados para o Thrash com Heavy Metal, enfim, esta retrata perfeitamente o Blackadder.

    Mais uma vez atesto que evolução é a chave para tudo, e os pinhalenses do Blackadder atingiram um nível muito melhor que seus tempos de Nazgul e Rass Dashen. Burned Sins um ótimo lançamento, especificamente, daqueles que deixa no ar um gosto de quero mais. Que brevemente, eles possam trazer à tona o seu primeiro full lenght e assim comprovar que a cena Heavy Metal de Espírito Santo do Pinhal/SP existe e está renovando-se com vigor.
Nota: 8,5

Site: www.myspace.com/blackaddermetal

Por Fernando R. R. Júnior
Junho/2010

Voltar para Resenhas