Cadaverizer - Necroforia
5 - Faixas - EP - 2016

    A veterana banda Cadaverizer surgiu em 1991 na cidade de Passos/MG  e logo em 1992 já disponibilizou seu primeiro demo com o nome de Hideous Valley praticando um Death Metal baseado na chamada linhagem Old School influenciados por bandas como Morbid Angel, Death, Cannibal Corpse, Deicide e tantos outros famosos nomes extremos. 

    Entretanto, ficaram vários anos com suas atividades suspensas e quando finalmente retornaram, o estilo de Power Trio foi o escolhido por Alexandre Mefistófeles nos vocais e baixo, Aguimar Death Slaughter na guitarra, Alexandre Carnificator na bateria. Desta maneira registraram algumas músicas que resultaram neste demo Necroforia, que foi lançado em março de 2016, sendo que os trabalhos de gravação, mixagem e masterização ficaram ao comando de Wesley. Para a capa temos um desenho do Emerson da Press RTV, que exibe uma paisagem macabra.

    Atualmente, o Cadaverizer procura levar o seu Death Metal pelo máximo de lugares do Brasil e ao longo dos últimos dois anos, eles já tiveram o orgulho de se apresentar ao lado de nomes internacionais, como são os casos de Marduk ( 2015 ), Sinister ( 2016 ) e recentemente, o Onslaught ( 2017 ), além de nacionais como Vulcano, Executer e muitos outros. Na temática das letras desta nova demo, eles mantiveram a linhagem sobre o mal e ódio, que são presenças constantes na humanidade, bem como sua pobreza espiritual, ganância, enfim, toda a obscuridade do nosso cotidiano, que sabemos que nem sempre é tão 'bonitinho' quanto as postagens de redes sociais. Bem voltando para a resenha... vou comentar das músicas presentes aqui.

    O feroz Death Metal do Cadaverizer é aberto neste EP com a insana Refinements Of Cruelty em um ritmo rápido, cru e que destaca os urros de Alexandre Mefistófeles, que são ideais para sacudir o pescoço. Também devo mencionar que a banda sabe como alternar momentos devastadores com outros cadenciados durante a evolução desta primeira música. Mais brutal, a faixa título Necroforia é exibida produzindo um andamento mais acelerado ainda de uma forma totalmente violenta, além de ser mais ríspida e cavernosa, que alterna alguns trechos cadenciados, que destacam toques no baixo e na bateria até que sua linha extrema seja retomada. O massacre continua com a destruidora Spiritual Powerty, que após seus dedilhados iniciais mais calmos e de um estilo melodioso, o Power Trio nos expõe a toda a cólera, que incide em nossos ouvidos como um rolo compressor em sua parte instrumental e está altamente rude por conta de seus vocais urrados. Interessante de se perceber nesta terceira faixa são os solos de guitarras de Aguimar Death Slaughter ao apresentarem uma levada mais Heavy Metal.

    Em Might Illusion Obliteration Of World, o trio realiza uma introdução veloz e extremamente pesada criando uma linhagem mais próxima a um Thrash Metal, mas dos esmagadores, nesta quarta composição do EP Necroforia, que assim como as demais é vociferada com urros furiosos.

    Para o encerramento temos Spirit Of Existence, que é cadenciada em seu início, mas sofre alterações aniquiladoras em seu decorrer elevando o nível consideravelmente de sua ira sonora, pois, o Cadaverizer dispara pancadas para todos os lados sem piedade. Entretanto, eles adicionaram também trechos com dedilhados antes dos solos de guitarra que de certa forma suavizam a sessão de porradaria.

    Intencional ou não, a produção de Necroforia está extremamente crua e confere assim um ambiente mais bruto e insípido ao som do Cadeverizer, que mostrou boas qualidades em seu Death Metal, que está levando a banda para participar de muitos shows. Os amantes das bandas mais extremas encontrarão aqui mais um representante mineiro, que mantém a brutalidade aliada com a tradicional competência do estado em alta.
Nota: 7,5.

Sites: http://www.cadaverizer.com, https://soundcloud.com/cadaverizer,
https://www.facebook.com/CadaverizerDeathMetalband https://www.youtube.com/channel/UCgTWxlf_duJ7PXKBvKopU_Q.
 

Por Fernando R. R. Júnior
Maio/2017

Voltar para Resenhas