Capitão Bourbon
6 Faixas - Demo/EP - 2013

    O power trio de Blues/Rock Capitão Bourbon teve sua origem no ano de 2010 na cidade de São Paulo/SP e em 2013, Vander Bourbon ( guitarra e voz ), Edu Bourbon ( baixo ) e Joemir Bourbon ( bateria ) disponibilizaram o seu primeiro EP autointitulado. As gravações foram realizadas no Willie Dixon Bar e Estúdio com produção de Uly Nogueira ( Os Haxixins ) e co-produção Edu Osmédio ( Os Haxixins ) junto ao vocalista da banda.

    O disco que enaltece as qualidades do trio é cantado em português e composto de seis faixas, que deixam seu recado em pouco mais de 20 agradáveis  minutos.

    Dançar Na Chuva dá a cara do Rock´n´Roll cheio de Blues do Capitão Bourbon e além dos riffs de guitarra, temos uma letra gostosa de ouvir em um Boogie Woogie no piano, cortesia do convidado Uly Nogueira. Com linhas de um Blues carregado e dos bons, que te passam a atitude Rocker em suas primeiras notas, Blues da Corrupção escancara verdades sobre os políticos brasileiros e também do nosso povo, que vê tudo que acontecer e não faz nada. Destaque para os solos de guitarra realizados por Vander Bourbon com uso de um slide, que aumentam significativamente a ligação que se tem com a canção.

    Endurecer Sim, Perder A Ternura Jamais, a conhecidíssima frase de Che Guevara intitula a terceira faixa deste EP para que tenhamos a brilhante combinação de teclados ( estilo Hammond ) e guitarra, e aí não tem jeito: juntos com a melodia, ambos te conquistam na hora e em seguida ouvimos a ácida letra de vocais roucos, que o Capitão Bourbon criou nesta sonzeira Blues/Rock com leves doses psicodélicas, notadamente influenciadas por nomes Led Zeppelin, Raul Seixas e Made In Brazil.

    Depois da sensacional música anterior recebemos riffs mais sujos de guitarra e uma evolução Rock´n´Roll setentista de primeira para a canção O Divórcio de Romeu e Julieta, que é praticamente impossível você ouvir e não curtir logo de cara esta música, cujo ritmo e harmonia cativantes denotam influências de Marcelo Nova seja em sua divertida letra.   

    Com o andamento de Blues nos vocais e guitarra, repiques de bateria e linhas de baixo mais Rock´n´Roll Chamas Na Mente trazem o convidado Uly Nogueira mais uma vez para incendiar ainda mais o som do Capitão Bourbon com suas viagens Rockers nos teclados Hammond. Mais uma vez o entrosamento da banda se destaca durante os solos de guitarra, muito bem aparados por Edu Bourbon no baixo e Joemir Bourbon na bateria.

    E o que está bom fica ainda melhor, pois na última do EP, a Eu e o Diabo temos um Rock´n´Roll de linhas mais hilárias para se narrar um encontro entre o personagem e o "coisa ruim" em meio a longos solos de guitarra, um piano Boogie Woogie e com a cozinha ( baixo e bateria ) mostrando um ótimo crescente, ou seja estamos diante de uma verdadeira sonzeira cantada na nossa língua e que possui um enorme potencial para se tornar um hit.

     Em tempos que a mídia especializada dá mais ênfase ao Heavy Metal e suas vertentes, não sobram muitos espaços para bandas de Rock´n´Roll e Blues, porém, ouvir um power trio com tanta qualidade nos dias atuais é um verdadeiro prazer. Se você caro leitor(a), aprecia uma banda que exibe canções que cravam na alma e possuem notórias influências do que de melhor foi criado nestes 50 anos de história do Rock peça um Capitão Bourbon logo, acompanhe com um uísque do mesmo nome e saiba que eles já estão preparando o segundo trabalho para o nosso deleite.
Nota: 9,5.

Site: www.capitaobourbon.com.

Por Fernando R. R. Júnior
Fevereiro/2014

Voltar para Resenhas