Capitão Crunch - Uma Última Cartada
6 Faixas - Independente - 2016

    A banda de Rock Alternativo do litoral sul de São Paulo, precisamente da cidade de Praia Grande, Capitão Crunch formou-se em 2014 e no ano seguinte trabalharam firme para a criação e produção de seu primeiro EP, que foi intitulado como Uma Última Cartada, lançado digitalmente em dezembro de 2015 e fisicamente em janeiro de 2016. As gravações e mixagem de Uma Última Cartada foram realizadas no estúdio Doni Disc na Praia Grande/SP pelo guitarrista Mike Vitor e a masterização ficou por conta de Paulo Anhaia, produtor que cuidou de álbuns do Charlie Brown Jr., CPM 22, Ira!, Oficina G3, Tihuana e Ultraje a Rigor.

    O line up do Capitão Crunch é o seguinte: Marcelo Tiago nos vocais, Mike Vitor na guitarra, baixo e vocal e Miquéias de Oliveira na bateria, que se preparam para a gravação de um vídeo clipe, mas, por hora vou comentar das músicas deste EP, que teve como principais influências nomes como Audioslave, Soundgarden, Rage Against The Machine, Foo Fighters, Red Hot Chili Peppers.

    Uma Última Cartada começa com alguém mexendo no 'dial' de uma FM até encontrar os riffs de guitarra - um tanto que distorcidos e cadenciados - unidos à vocalizações fortes, que estão somadas a um andamento que oscila entre o Pop e o Grunge, sendo que a sonoridade do trio pende mais ao último. Depois, o Capitão Crunch exibe a Mais Um Dia, cujo ritmo mais acelerado e vocais exibindo uma ótima melodia serviram para criar uma boa composição, com pitadas de Pop e linhas de Rock no estilo do Detonautas. A balada Manhã de Novembro - de letra bastante positiva - marca a terceira do EP e ganha em seus decorrer mais energia atravessando trechos mais pesados, que visam cativar o ouvinte e é onde o Capitão Crunch mostrou sua melhor música até aqui.

    De ares mais pesados, especialmente por conta das notas extraídas do baterista Miquéias de Oliveira e também dos riffs do guitarrista Mike Vitor, Sempre flerta com vocais mais agressivos e outros mais melodiosos, entre solos mais longos e distorcidos, que denotam uma face voltada ao Metalcore.

     Inclusa como bônus e dotada de um ótimo de um riff mais forte na guitarra, que no momento em que a bateria entra em cena torna-se mais cadenciada, Punhos exibe o vocalista Marcelo Tiago cantando seus versos de forma mais rápida em um flerte como o Rap, que ficou muito bom no decorrer mais pesado da música, que é possuidora de uma letra questionadora e de certa forma, animadora também. Fechando este primeiro EP do Capitão Crunch temos no violão a música O Seu Sorriso, que traz linhas românticas em boas vocalizações de Marcelo Tiago, que são bastante agradáveis.

    Ainda é cedo para dizer que o Capitão Crunch é uma revelação do Pop/Rock Nacional, porém, eles demonstraram nestas músicas que possuem a postura, as boas letras, melodias e sabem aplicar as pitadas de Pop na hora certa de seu Rock, que é vocalizado em português e acredito que se prosseguirem com essas boas características poderão sim desbravar novos territórios no Brasil.
Nota 8,5.

Sites: https://www.facebook.com/bandacapitaocrunch.

Por Fernando R. R. Júnior
Maio/2016

Voltar para Resenhas