Devachan - Andarilho
EP - 6 Faixas - 2013

    Uma banda em família, assim posso definir o Devachan, que surgiu primeira na cabeça do baixista Daniel Dias, quando ele ouvia os grandes e históricos nomes do Heavy Metal como Stress, Centúrias, Harppia, Vírus, entre outros, há 30 anos. E nesta época ele escreveu algumas letras, que só foram gravadas agora em pleno século 21, quando seus filhos Gabriel Dias ( vocais ) e Leandro Dias ( guitarra ) criaram o Devachan e convidaram o pai para o baixo. Além da 'família Dias', o line-up é completado por Bruno Caresia na bateria e Michael Santos nos teclados e desta maneira o quinteto de Sorocaba/SP foi ao Estúdio Ponto Sonoro em Sorocaba/SP e saiu de lá com o EP Andarilho, que foi gravado, mixado e masterizado por Jr. Jacques e Rodrigo Ricardo.

    O mais interessante da repercussão já conseguida desde o lançamento do EP Andarilho, cuja excelente capa foi criada pela Designation Artwork, não é fato da importante apresentação para 12 mil pessoas no festival Planeta Rock em 2013 na cidade de São José do Rio Preto/SP, mas sim, a homenagem que o Devachan recebeu do vereador Ronaldo Barbosa da Silva da Câmara Municipal de Boituva/SP: "uma moção de aplausos" em novembro de 2013, conforme cravado pelas palavras do vereador: "pelo excelente trabalho em prol da música". Finalmente, o Heavy Metal está sendo reconhecido e aplaudido para valer pelos políticos ( e detalhe não apenas na temporada de campanha ). Mas, vamos entender o porque deste feito na resenha abaixo.

    Mentalis Corpus abre Andarilho ao sombrio som de chuva e ventos ambientados nos teclados denotando um crescimento instrumental melodioso, que segue um tanto quanto viajante até que as linhas metálicas tradicionais da Mente Em Sonhos, cuja letra é muito inspiradora, seja vocalizada em português com muita força por Daniel Dias e a convidada Gabriela Policeno. E este verdadeiro Power Metal possui uma linhagem de solos de guitarras, que estão combinados precisamente com a praticamente progressiva sequencia feitas nos teclados. Com riffs fortes Mudança de Tempo entra com uma dosagem de vocais mais agressivos, entretanto, quando a junção dos solos de teclados de Michael Santos acontece, faz a música caminhar mais para um Prog cheio de Heavy Metal em uma letra que lembra o estilo do Eterna.

    De início mais melódico Liberdade é dona de uma excelente e motivadora letra, que facilmente te fará querer cantá-la com Daniel Dias pela forma que este a vocaliza. Tenho que comentar nesta quarta canção também sobre a bela harmonia, que é alongada nos solos de teclados e dão lugar a momentos introspectivos com uso de flauta, repiques na bateria e vocais em coro, que deixaram esta música bem mais empolgante.

    Na faixa título do EP, Andarilho, temos um pulsante Heavy Metal Melódico mais rápido, que assim com as anteriores nota-se a entrega de Gabriel Dias nos vocais. Fechando o EP, o tecladista Michael Santos nos mostra as linhas melancólicas de Poetas, que são cantadas com muita emoção por Gabriel Dias. E quando parece que a composição seguiria por um ritmo mais calmo eles aplicaram um trecho mais acelerado, que garantiu um lampejo muito vibrante antes do final, que volta a ficar mais entristecido.

 

    Andarilho marca a estreia em disco de uma promissora banda brasileira que se aventura por cantar em português seu Heavy Metal ora tradicional ora melódico com muita competência. Decerto quando eles terminarem o vindouro debut aliados a experiência de palco que estão ganhando o resultado será apenas um: mais um bom nome do Metal Melódico.
Nota: 8,0.

Site: www.bandadevachan.net e http://www.facebook.com/banda.devachan.

Por Fernando R. R. Júnior
Abril/2014

Voltar para Resenhas