Eletromotriz
4 Faixas - Independente - 2014

    O Eletromotriz é mais uma banda do estado de Santa Catarina, estado que nos últimos anos está revelando muitas bandas de qualidade para o país e este quarteto de Garopada, formado em setembro 2012, que pratica um Southern Metal e Stoner Rock com letras em português chegou em pouco mais de dois anos ao seu primeiro EP autointitulado.

    Desde sua formação, o Eletromotriz está realizando vários shows pelo sul do país sendo os que tiveram os maiores destaques foram: a apresentação no programa Radar da TVE em Porto Alegre/RS, a participação no Workshop de Dave Lombardo, e a participação nos festivais Winter Nights, Rock in Hell e Iceberg Rock, esses três realizados em seu próprio estado. Este primeiro trabalho de Quira no baixo, Dud's na guitarra, Misa no vocal e Sid na bateria foi produzido e mixado por Edir Miranda no Estúdio Fishmen em Imbituba/SC.

    Queda Livre abre o EP com bastante distorção no solo de guitarra de Dud's e uma pegada mais agressiva nos vocais de Misa, que está bem forte em sua parte instrumental, que só suaviza em alguns trechos em uma linha Stoner, entretanto, ele praticamente não abandoa seus vocais raivosos por quase nenhum momento. Depois temos Serial Killer, que exibe um misto de urros e risos em uma base mais Southern Metal, que vai nos envolvendo pelo seu andamento cadenciado, que assim que é vocalizado lembra um pouco o jeito de nomes como o Tihuana, mas quando chega no refrão, sua letra nos causa uma vontade de gritar com o vocalista. O Eletromotris exibiu alguns trechos que fazem uma mistura de Hip Hop com Metal, antes do solo cheio de técnica do guitarrista Duds´s e termina a música com a agressividade que se espera.

    Para a terceira, o quarteto nos mostrou influências de Blues para depois seguir em um estilo mais cadenciado e bastante agressivo a Saldão a Dois, porém, que possui também um refrão mais melodioso, que é bem gostoso de se ouvir e mostra o vocalista cantando com vocais mais limpos, com linhas mais Pop. Mais uma vez somos expostos a ótimos solos de guitarra, além de uma ótima atuação da cozinha do Eletromotris, ou seja, do baixista Quira e do baterista Sid.

    A última do EP começa com rápidas e ofegantes respirações, além de um ritmo pesado de baixo, bateria e guitarra ( com notas distorcidas ), que trazem os vocais de Misa em um Stoner bastante questionador, cujo nome é Até Quando Suportar e até apresenta algumas influências de Charlie Brown Jr. em seu ritmo, entretanto, o quarteto optou por trilhar um andamento cadenciado e raivoso, que inclusive conta com boas 'riffleramas' durante seus minutos.

    Muito interessante neste trabalho do Eletromotriz é que pude observar que eles podem elevar sua raiva na linha que um Pantera já utilizou ( especialmente os vocais ) e depois mergulhar em linhas mais cadenciadas ( e largadas ) de seu Stoner, mas eles foram além, e incluíram linhas melodiosas de guitarras ( um tanto que Pop ) em alguns trechos. Para um primeiro trabalho, após dois anos de formação, até que este primeiro EP está de bom tamanho e faço votos para que a banda continue evoluindo para que tenha o devido amadurecimento, podendo assim lançar seu full lenght.
Nota: 7,5.

Sites: www.eletromotriz.com.

Por Fernando R. R. Júnior
Abril/2015

Voltar para Resenhas