Esdras - Mais Próximo do Fim
6 Faixas - Independente - 2014

    Da cidade de Sorocaba/SP, o Esdras é uma banda que transita pelo Hardcore e o Heavy Metal desde sua formação em 2010 se importando muito também com o seu 'lifestyle' do universo dos Skates e Tatoos com letras em português. Assim, Tique Moraes nos vocais, Rafael Kenji e Thiago Valsechi nas guitarras, Cádio Michelsen no baixo e Conrado Campos na bateria lançaram Mais Próximo do Fim - o seu primeiro EP de seis músicas - em 2014 com gravações, mixagem e masterização realizadas pelo experiente Thiago Hospede ( do Worst ), que entendeu muito bem a sonoridade desejada pelo quinteto e extraiu tudo que pode deles.

    E apesar de ser uma jovem banda, o Esdras já dividiu o palco com nomes do porte de Cavalera Conspiracy, Ratos de Porão, Dead Fish, Dance Of Days, Garage Fuzz, Project 46 e muitos outros, sendo que essa experiência de palco aliada ao momento criativo dos sorocabanos levarão logo...logo ao primeiro cd, que já está sendo trabalhado pela banda, mas por hora, vamos comentar sobre o EP Mais Próximo do Fim, que é aberto com Snake em uma pegada rápida e agressiva, que é dotada de belas melodias de guitarras entre vocalizações raivosas no que convencionou-se a chamar de Metalcore. Destaque para a grande atuação da banda conferindo muitas alternações de andamento neste primeiro som.

    Depois, eles continuam com os riffs de guitarras envolventes e de pegada mais Thrash com a colérica Chuva de Fogo, que é dotada de uma 'aura espancadora' graças ao baterista Conrado Campos - que não para de martelar seu kit, seja nos trechos mais acelerados ou nos mais cadenciados - e aos odiosos vocais de Tique Moraes, que te inspiram a 'banguear' e entrar em rodas.

    Continuando a disparar bordoadas Thrash Metal/Hardcore com o mesmo nível de intensidade e forma que não se percebe a mudança de faixa, Espinhos marca a terceira de Mais Próximo do Fim com vocalizações que te convocam a cantar seus rancorosos e verdadeiros versos com Tique Moraes, porém, existe um detalhe: atente-se para os solos pesados de guitarras de Rafael Kenji e Thiago Valsechi, que se conectam em Interlude, canção que é possuidora de um poder muito grande de te contagiar em sua primeira audição.

 

    Novamente, sem que percebamos, o quinteto a liga na incendiária Maria da Penha, que alterna trechos cadenciados com outros mais velozes em versos que abordam com muita fúria a questão da violência contra as mulheres, aliás, definindo muito bem que um imbecil que comente um ato contra uma mulher deveria sofrer. E como um raio, Pote de Fogo chega para fechar Mais Próximo do Fim com o Esdras mantendo o grau da ira e potência do cd através de ótimas evoluções nas guitarras, que ora estão aceleradas e ora mais cadencias, mas sempre fornecendo o espaço correto para as vocalizações cheias do ímpeto raivoso de Tique Moraes.

    Mais Próximo do Fim é tão bom que parece que estou diante de uma banda veterana, pois, além de inflamar a vontade por mais músicas do Esdras e me leva a exclamar: que venha logo seu qualitativo cd. Não se assuste se ouvir falar bastante deste quinteto nos próximos meses.
Nota: 9,5.

Sites: https://www.facebook.com/esdrasmetal
e https://soundcloud.com/bandaesdras.

Por Fernando R. R. Júnior
Dezembro/2015

Voltar para Resenhas