Fire Shadow - Phoenix
EP - 5 Faixas - Independente - 2014

    Com origem em Curitiba/PR, o Fire Shadow nasceu em 2003, e logo em 2004 lançam a demo Desire To Kill, além do single Lost Memories de 2005 e o debut autointitulado de 2007. A aceitação dos cd´s credenciaram a banda para shows ao lado de Shaman e Hangar, além da abertura de Blaze Bayley, Grave Digger em 2011, do Iced Earth em 2012, Paul Di´anno em 2013, quando estes artistas se tocaram na capital paranaense. Outro importante show na carreira do Fire Shadow foi ao lado de André Matos em 2013 e a vitória do Wacken Metal Battle de 2011, que levou a banda ao Roça´n´Roll de 2011 em Varginha/MG.

   Antes deste novo EP, ainda em 2011, eles lançaram o single Steel And Metal e agora em 2014 disponibilizaram Phoenix, que foi gravado no Estúdio Bunker e produzido pela própria banda junto a Alexandre Cegalla. Os temas do cd estão relacionados a auto superação dos problemas que temos. As gravações, mixagem e masterização aconteceram entre abril a setembro de 2013 e a capa é de Carlos Fidos ( Noturnall, Almah, Shaman, entre outros ) e obviamente ( como o título já deixa a entender ) exibe o renascimento do pássaro mitológico. O line-up responsável pela criação das cinco músicas de Phoenix é o seguinte: Marco Lacerda nos vocais, Francisco Kozel e Bruno Quimelli nas guitarras, Gustavo Andrade Côrtes no baixo e Leandro Zonato na bateria.

    Com solos de guitarras mais ao fundo, que se elevam rapidamente, temos a faixa Scars e o competente Heavy Metal do Fire Shadow com as vocalizações de Marco Lacerda nos enviando notas poderosas. A pegada de baixo e bateria se declararam bem pesadas e fornecem a energia necessária para que tenhamos uma vigorosa faixa de abertura, cujo ritmo é mais cadenciado, mas envolve o ouvinte logo de cara. Com uma linhagem mais militar, por seus toques feitos pelo baterista Leandro Zonato, Inner Battle apresenta um andamento mais arrastado de muito peso, que é vocalizado com muita garra por Marco Lacerda, que conduz muito bem a canção. Em seus trechos melodiosos ( especialmente nos solos de guitarras ) nós já curtimos na hora, pois temos um Heavy Metal à moda antiga com vocais que passam muito feeling, enfim, é daquelas músicas que gostamos desde que nos conhecemos por gente.

    Para a faixa título, a Phoenix, o Fire Shadow atacou com bons e envolventes solos de guitarras da entrosada dupla Francisco Kozel e Bruno Quimelli em seu início, mas que depois deixam os pontos marcados para que a bateria de Leandro Zonato e o baixo de Gustavo Andrade Côrtes possam mudar seu estilo e transformarem a canção em um 'Metalzão', que você não ficará satisfeito ouvindo apenas uma vez, afinal, além de suas poderosas linhas vocais, a sequencia instrumental ( antes dos versos finais ) é pesada e sensacional.

    Temos aqui uma canção que jamais poderá ser esquecida nos shows ao vivo, pois possui toda a essência do Heavy Metal, confirme prestando atenção nos solos e se possível, pegue o encarte ( que aliás está muito bem feito com fotos, letras e informações do EP ) e acompanhe seus versos.

   Depois desta fabulosa composição, hora de acelerar com From Darkness, cujas linhas feitas pelos dois entrosados guitarristas e também pela cozinha ( baixo e bateria ) da banda nos mostram um Heavy Metal de primeira, ainda mais com suas vocalizações, que estão altas e significativamente cativantes. Em suma, outra matadora canção do Fire Shadow. Para terminar este curto, mas soberbo Phoenix, o quinteto disparou a faixa Unbreakable, que denota as linhas do baixista Gustavo Andrade Côrtes em meio a um ataque de solos de guitarras, e o cara segura direitinho para que Marco Lacerda possa soltar sua voz com garra e cante com plena habilidade seus versos.

    Phoenix marca um trabalho que deixa bem claro que no Brasil temos nomes que manterão a chama do Heavy Metal queimando em altas labaredas, pois a forma que o Fire Shadow expressou suas cinco músicas neste EP, com certeza será do agrado dos fãs antigos do estilo e além das novas e atuais gerações.
Nota: 9,5.

Sites: www.fireshadowonline.com e www.facebook.com/FireShadowFans.

 Por Fernando R. R. Júnior
Outubro/2014

Voltar para Resenhas