Guilherme Costa - The King's Last Speech
3 Faixas - EP- Dunna Records - 2017

    O guitarrista e multi-instrumentista Guilherme Costa nascido em Belo Horizonte/MG teve seu primeiro contato com seu primeiro instrumento de cordas aos 14 anos, um violão de seu avô e um ano depois começou a estudar a guitarra sendo aluno de Felipe Dias, Leo Lanny ( Dinnamarque e ex-Seawalker ), Bill Hudson ( Circle II Circle e Jon Oliva’s Pain ) e Roger Franco ( 4action e Freedom ).

     Ao longo dos anos, ele tocou com Heavy Metal com o Seawalker e depois Death Metal Melódico com o D.A.M., além de ser o guitarrista de bandas cover da capital mineira, onde executa versões de nomes como Avenged Sevenfold, Metallica, Pearl Jam e Paramone. Entretanto, além do Metal, Guilherme Costa também foi violinista de uma banda de Música Popular Brasileira capitaneada pelo cantor Walter Cicarini é formado pela UEMG em Licenciatura em Educação Musical Escolar e ministra aulas de guitarra, violão e teoria musical na escola Pro Music em Belo Horizonte/MG.

    Apesar disso, sua intenção é se dedicar a sua carreira solo autoral e iniciou este trabalho com este ótimo EP The King's Last Speech, que saiu pela Dunna Records, foi produzido por Gus Monsanto ( que já cantou no Adaggio e Revolution Renaissance ) e teve seus processos de mixagem e masterização realizados por Celo Oliveira ( que fez também as linhas de baixo ) no Estúdio Dalva 1 em Petrópolis/RJ. A capa assinada por Ana Gabriela Morais é simples e estilizada com uma guitarra Flycaster e uma caveira fazendo com uma de suas mãos o símbolo máximo do Heavy Metal ( 'horns up' ). As maiores influências de Guilherme Costa na guitarra são de Tony Iommi, Synyster Gates, Joe Satriani, Kiko Loureiro e Paulo Schroeber, e por conta de sua formação acadêmica, ele sabe muito bem como solar como estes grandes nomes.

    Come On And Play é um Heavy Metal contagiante e inspirado no melhor que o estilo pode oferecer com o guitarrista Guilherme Costa enviando sua técnica e fraseados com muita melodia, peso e atitude de forma que será muito apreciada logo em sua primeira audição. A condução feita pelo guitarrista nesta primeira faixa deixa aparecer sua habilidade, porém, sem se tornar uma aula monótona de sua capacidade e deixa claro que ele é um discípulo do mestre Joe Satriani. Com dedilhados mais lentos e deveras emocionantes, a segunda é a balada Beginning Of a Journey e suas melodias mais longas nos solos de guitarra são um verdadeiro convite a se fechar os olhos e meditar liberando a mente para o longe, enquanto que podemos nos banquetear com sua esbelta paz e harmonia, que de certa forma traz referências à Steve Vai e também à Joe Satriani.

    Fechando este breve disco, temos a sua faixa título, a The King's Last Speech, que é mais rápida e dotada de ares que oscilam pelo Power Metal através de uma base Heavy, que conta além de seus exuberantes solos de guitarra, uma marcante atuação do baterista, sendo que o único ponto que me entristeceu é o fato de ser uma curta composição, pois, estava tão deliciosa de se ouvir que merecia mais alguns minutos de execução.

    Guilherme Costa provou nestes poucos mais de dez minutos de The King's Last Speech que possui condições de nos ofertar muito mais, afinal, sente-se que as criativas melodias, notas e harmonias que são extraídas de sua guitarra são consideravelmente prazerosas de se ouvir. Acredito que não tardará seu álbum completo com outras composições deste nível e aí nos fartaremos musicalmente abrindo um belo sorriso no rosto.
Nota: 9,0.

Por Fernando R. R. Júnior
Dezembro/2018

Facebook: www.facebook.com/guilhermecostaguitar
Instagram: www.instagram.com/guilhermecostagt
Youtube: www.youtube.com/guiaugmetal

 

Voltar para Resenhas