Infestatio - F.Y.A.
Demo/EP - 5 Faixas - 2013   

    Em 2000, os amigos Rafael e Paulo H. de Jundiaí/SP tocavam covers do Mettalica e Slayer e se juntaram a Daniel e Rodrigo decidindo criar um projeto com músicas próprias inspiradas pelo Thrash Metal oitentista. Entre 2000 e 2003 foram conhecidos por Storm e gravaram uma demo, a Thunderstrike Of Metal e com as mudanças no line up, denominaram-se posteriormente como Graveyard Disciples. Entretanto, o nascimento mesmo do Infestatio só ocorreu em 2006, e com a experiência acumulada em anos anteriores, não demorou muito para que o primeiro cd demo de composições próprias, o From The Ashes We Rise... viesse à tona revelando mais uma promessa no concorrido cenário do Thrash Metal brasileiro.

    De 2006 até 2013 mais algumas modificações ocorreram e o primeiro EP F.Y.A. foi lançado em agosto de 2013 de forma independente com Rafael "Rafão" nos vocais e guitarra, Regi na guitarra, Diego "Negão" no baixo e André "Fanta" na bateria. O EP foi gravado no Jardim Elétrico Estúdios e no Infestatio HQ com produção de seu vocalista, que inclusive participou da mixagem e masterização, ambas realizadas no Wink Estúdio junto a Rogério. E F.Y.A. é composto de cinco porradas rápidas e brutais, cuja capa foi idealizada por Ricardo Colombera.

    Shadow Less abre o cd do Infestatio com uma ambientação inerente a um filme de terror e isso dá lugar aos riffs pesados dos guitarristas Regi e Rafael "Rafão" e das pancadas do baterista André "Fanta" para que então o vocalista desfira sua raiva do primeiro Thrashão Old School dos caras. É muito interessante notar que o Infestatio acelera e cadencia seu Thrash Metal com a devida competência que a composição pede. A título F.Y.A. é a segunda e com seus riffs velozes, ouvimos o vozeirão gutural de Rafael "Rafão" com levadas cheias de repiques feitos pelo baterista André "Fanta". Novamente o Infestatio cadencia o som, mas aumenta sua intensidade no momento dos solos de guitarras, que novamente se aceleram para terminar a música.

 

    Para The Shark sentimos uma atmosfera mais pesada pendendo mais para um Heavy Metal oitentista com vocais raivosos e roucos a la Lemmy Kilmister, mas sempre fortes e a banda te surpreende pela variação instrumental que encaixou no meio da música. A intensa War Is The Answer começa como um rolo compressor desgovernado que caminha implacavelmente para cima do ouvinte em uma pegada fortificada de bateria, baixo, guitarras e vocais, mas, saiba o que é melhor: isso te conquistará na hora pelo Thrashão nervoso dos bons que temos aqui. 

    Finalizando o registro com o mesmo nível de agitação temos Blood The Lies, música que mais uma vez o Infestatio despeja sua rifflerama incansável e demonstra porque ela te conduz a uma vontade muito grande de bangear.

    Lógico que quando a banda lançar seu debut ( que deverá sair em 2014 ), alguns dos trechos que estão mais crus serão melhorados para que soem pesados, porém, sem a simplicidade que foram gravados aqui, ou seja, terão uma produção melhor, entretanto, o Infestatio está no caminho certo do Thrash Metal, e se mantiver assim fiel às tradições, é uma banda possuidora dos elementos que diferem e ajudam a galgar muito mais. Não tenha dúvidas caro leitor(a) que você certamente irá ouvir falar muito dessa banda, que agora é um trio sem o segundo guitarrista Regi.
Nota: 8,0.

Site: www.infestatio.com, www.facebook.com/Infestatio
e www.metalmedia.com.br/infestatio

Por Fernando R. R. Júnior
Janeiro/2014

Voltar para Resenhas