Kid Joe - Nossas Armas
EP - 6 Faixas - 2013

    Atualmente, muitas bandas estão investindo no Rock cantado em português, o que é muito bom, pois valoriza a nossa cultura, e este é o caso do Kid Joe, banda de Florianópolis/SC que lançou em 2013 o seu primeiro EP, com o título de Nossas Armas, que foi gravado nos Estúdios Green na sua cidade natal por Alexandre Green, responsável também pela mixagem junto a Hugo Ise no HLI Audiosound, sendo que este último assina a masterização.

    A ideia do quarteto atualmente formado por Daniel Ribeiro nos vocais e guitarra, Cássio Nogueira na guitarra, Thiago Freitas no baixo e Leonardo Godinho na bateria e vocal foi que a capa do cd fosse como um super-herói preparado para lutar por todos nós, muito bem retratado por Marcello Zibetti, que definiu bem aquele momento que o herói tira sua camisa, mostra o símbolo no peito e parte para a ação.

    O EP, cuja temática é bastante política e atual, é aberto ao som de passos, um pulso fraco ( quase morrendo ) em um hospital e um berro visceral, que traz a ácida letra de Nossa Arma em um ritmo Rock´n´Roll mais acelerado e isso é muito bom de se ouvir, e obviamente, vai cativando o ouvinte, especialmente graças aos bons solos de guitarras de Daniel Ribeiro e Cássio Nogueira. Aliás, o verso principal denota bem o que pensamos no nosso dia-a-dia: "Nossa Arma é o Rock´n´Roll", pois é utilizada contra muitas situações absurdas e injustiças que presenciamos.    

    Para Controle, inspirada no clássico livro Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley ( recomendo sua leitura ), especialmente na manipulação das massas que existe no dias de hoje. E o Kid Joe lança a música em uma linha de baixo muito interessante, que caminha para seu estilo Pop/Rock em um ótimo andamento de vocais e guitarras. A banda deixa inteligentemente os solos crescerem para que  possam criar uma ligação ainda maior com o seu ouvinte. Começando de certa forma até bem calma, mas isso até que as guitarras deem sua cara na música, Olhos Fechados é a terceira do EP em um ritmo pesado, mas não muito, cuja letra está muito bem vocalizada por Daniel Ribeiro. E tenho que registrar outro ponto muito positivo para o Kid Joe: eles souberam criar solos de guitarras envolventes, pois deixaram as elas fluírem livremente de forma contundente.   

    Em Despertar, o quarteto de Florianópolis passa boas melodias junto a uma boa vocalização feita por Daniel Ribeiro em um estilo bem CPM 22/Detonautas, sempre ambientada com ótimos solos de guitarras, que se destacam e evidenciam o potencial de conquista da canção.

    Porém, o mais interessante é a forma que eles tocam esta música, pois te inspiram a querer pegar o encarte de Nossas Armas e cantar sua letra com o vocalista, ainda mais no verso "não quero saber de mentiras sinceras, elas não interessam mais...", que é uma alusão ao Barão Vermelho e eleva a categoria da canção com o crescente instrumental de letras críticas e animadas realizado pelo Kid Joe.

    Com os antigos chiados que tínhamos nos discos de vinil exibindo um ritmo fortificado de guitarras, a crítica e real Política mostra uma letra atual, a la Titãs, que mostra que temos que nos atentar e muito para o tema escolhido por eles. E o Kid Joe apresenta uma composição em um estilo bem 'Rockão' com longos solos de guitarras em meio a vozes de alguns dos principais "gentes-boas importantes" de nosso país ( ou seja, Lula e Dilma ), além de um refrão bastante marcante e contemporâneo. Perdão encerra este trabalho com uma ótima e crescente sequencia de baixo feito por Thiago Freitas, que é daqueles que gostamos na hora, ainda mais pela forma que os vocais, bateria e guitarras se conectam à ele. Detalhe, isso tudo junto à uma ótima letra dotada de longos e empolgantes solos de guitarras, que levam esta música mais para o lado do Hard Rock.

    Nossas Armas marca a estreia de uma ótima banda que transita pelo Rock´n´Roll e Hard Rock com belas e politizadas letras, que chamam a atenção dos ouvintes e criticam quem merece. Se o quarteto manter a coesão, as melodias, enfim, tudo que ouvimos aqui, certamente terão condições de voos mais altos. Que venha o debut.
Nota: 9,0.

Site: http://www.kidjoe.com.br.

 Por Fernando R. R. Júnior
Outubro/2014

Voltar para Resenhas