Land Of Tears - World Of Pain
9 Faixas - Free Mind Records - 2008

    Após duas demos e atuando na cena death/doom do Rio de Janeiro/RJ desde o ano de 2000, o Land Of Tears sofreu algumas mudanças no seu line-up durante o passar dos anos sendo atualmente composto por Robson Souto nos vocais e guitarra, Wellington Ferrai na guitarra, Sérgio Vianna no baixo e Mauro Duarte na bateria. Mas as mudanças não pararam por aí, o estilo da banda também foi alterado, e agora o foco está no death metal old school, como podemos comprovar ouvindo o EP World Of Pain, que foi gravado, mixado entre novembro de 2007 a março de 2008.

    Land Of Tears abre o disco com aromas de trilha cinematográfica até que as guitarras e os vocais de Robson Souto irrompam trazendo muita agressividade em uma música mais cadenciada, onde destaca-se a ótima atuação do batera Mauro Duarte. A macabra Canon Episcopi alterna trechos mais acelerados com mais cadenciados e apresenta vocais fortemente urrados.  Em seguida, o Robson Souto manda um grande urro inicial, recebe o apoio do guitarrista Wellington Ferrai com muitos solos e também do massacre sonoro promovido pela cozinha da banda  resultando na faixa título do EP: World Of Pain, que além de tudo isso, exibe um refrão totalmente gutural e violento.

    A ordem do Land Of Tears é soar altamente pesado, porém, sempre usando muita cadência nas guitarras, que são alternadas com momentos velozes, e com The First Time And The Last One, faixa que possui a participação de Eregion o atual vocalista do Unearthly - a fórmula não é diferente, ou seja, temos urros agressivos e guitarras soladas aos montes para satisfazer todos do estilo. Eternal Suffering começa nos dedilhados, mas é rapidamente suplantada pela poder das guitarras de Robson Souto e Wellington Ferrai que dão a cara desta quinta faixa de World Of Pain fazendo-a ser a mais esmagadora do cd.

    Neste lançamento foram inclusas algumas músicas dos dois demos da banda; Tormented Shadows - do Canon Episcope -  era da época mais doom metal, quando os cariocas alternavam vocais femininos limpos com os guturais de Rodrigo. Passando pela segunda demo, Total Disgrace, temos as faixas Vinho -  que possui um andamento pesado e com vocais agressivos, que são quebrados pelos líricos e femininos da proposta anterior do Land Of Tears - e Abducted, que é mais sombria devido aos efeitos extraídos nos teclados, mas possui também trechos urrados, rápidos e pesados, que são alternados com as vocalizações femininas mais suaves. Encerrando o World Of Pain recebemos ainda a pesada, e cheia de teclados, Winter Sadness com a divisão da força gutural de Robson com a então co-vocalista da banda.

    O lançamento da Free Mind Records conta ainda com ótimo videoclipe para Eternal Suffering e uma galeria de fotos. É, o Land Of Tears mudou sua proposta musical, e embora ainda possua alguns elementos de doom, a incursão no lado mais death metal fez muito bem à banda, que mostrou neste EP que pode e deve caminhar com sucesso no mundo do metal extremo.

Site: www.landoftears666.com e www.myspace.com/landoftearsbrasil
Gravadora: www.freemindrecords.com.br 

Por Fernando R. R. Júnior
Abril/2009

Voltar para Resenhas