MaestricK - The Trick Side Of Some Songs
8 Faixas - Independente - 2016

   Depois do grande sucesso obtido com a obra prima chamada Unpuzzle!, que foi lançado em 2011 ( leia resenha ), que inclusive rendeu elogios como: "obra de mestre" do site Stormbringer da Alemanha, "Fascinante" do Metal Temple da Grécia, o MaestricK se dedicou ao processo de composição de seu segundo disco de estúdio que será chamado de Espresso Della Vita: Solare com produção de Adair Daufembach e dividido em duas partes.

    Entretanto, Fábio Caldeira ( vocais e piano ) Renato "Montanha" Somera ( baixo e vocal ) e Heitor Matos ( bateria e percussão ), os membros que continuam segurando firme a bandeira do Rock Progressivo do MaestricK, queriam deixar os fãs com algumas novidades até que o novo álbum fique totalmente pronto e decidiram assim homenagear algumas das bandas que mais influenciaram com versões de grandes clássicos do Rock, Heavy Metal e Rock Progressivo, que resultaram neste EP The Trick Side Of Some Songs ( que é do tamanho em tempo e importância de um cd ).

    Com este princípio, as músicas escolhidas para o EP ganharam versões com personalidade própria, como está explícito na capa com o mago que é o mascote do MaestricK pedindo silêncio em um fundo que lembra do espetacular The Dark Side Of The Moon do Pink Floyd e foi baseada em um sonho de Ricardo Chucky com montagem de Netto Cruanes e design de Audrey Sarraceni. O agora trio, que é o MaestricK foi acrescido pelo guitarrista Rubinho Silva durante as gravações deste EP e nos shows que fizeram neste período e antes de mergulhar nas músicas, quero apenas enfatizar que a produção de The Trick Side Of Some Songs é dos membros da banda e os processos de mixagem e masterização são de Leandro Matos.

    O primeiro nome a ser lembrado é o Pink Floyd com Near - Brain Damage, uma curta introdução escrita por Fábio Caldeira e cantada pelos três músicos explicando o porque desta homenagem, que prossegue com Yes, It´s A Medley, e tal qual seu nome denuncia, temos um passeio Progressivo por sucessos dos ingleses com "Soon", "Close To The Edge", "Roundabout", "Changes" e "Give Love Each Day", que ficaram magníficas e respeitando tudo que este pilar mestre do Rock Progressivo criou e nos proporcionando deliciosas viagens, onde a ligação entre as faixas é feita com muita habilidade de forma que os fãs do Yes de suas diversas fases sentirão isso e certamente apreciarão, pois, ficou sensacional.

    Antes de comentar das duas seguintes, cabe uma história: a pedido do Sesc, o MaestricK realizou uma apresentação especial executando na integra o seminal álbum Queen II e então, deste disco conceitual, eles incluíram com brilhantismo e peso todo o glamour de The Ogre Fellers Master March Part I: The Battle e The Ogre Fellers Master March Part II: The Fairy And The Black Queen, onde sente-se a enorme dedicação do trio em reproduzir do seu jeito estes clássicos dos ingleses em seu período mais Heavy Rock, que a imensa maioria dos ditos fãs do Queen desconhece.

    Vale ressaltar que as melodias vocais alcançadas pelo MaestricK estão belíssimas, assim como sua exuberante parte instrumental, com destaque aos solos de Rubinho Silva em sua guitarra.

    Outro mestre que o MaestricK presta seu tributo é o Jethro Tull com seu inigualável clássico Aqualung e que já figurou em shows ao vivo da banda, mas, obviamente que estão versão em estúdio ficou ainda mais cativante e emocionante pela entrega que percebemos em uma linha bem mais Heavy Metal com solos de guitarra, teclados e bateria unidos em uma fusão perfeita que me leva a afirmar: são simplesmente alucinantes.... confira.

    A emblemática e até melancólica While My Guitar Gentle Wheeps dos Beatles é outra que também faz parte dos set lists do MaestricK  e neste The Trick Side Of Some Songs, eles a tocaram com uma dramaticidade impactante a deixando mais envolvente, pesada ( repare nos solos de Rubinho Silva ) e progressiva. Uma esplendorosa homenagem à George Harrison, que foi o compositor desta singularidade dos Beatles.

    Nos toques do baterista Heitor Matos e inicialmente programada para encerrar este fabuloso The Trick Side Of Some Songs temos de forma introspectiva a Near - Brain Damage nas vozes do trio e no violão te levando a uma rápida e profunda viagem.

    Rainbow Eyes, a versão para a marcante balada do Rainbow foi inclusa como bônus do EP e lembrada pelo MaestricK da tristeza que sentimos pela partida prematura de Ronnie James Dio. Devo enfatizar como a versão ficou fascinante e progressiva com a atuação do trio nos arranjos instrumentais, onde percebemos a suavidade dos teclados, flauta e violões, além de toda a carga emocional dos vocais. 

    Não é tão comum que as bandas brasileiras registrem um álbum ou um EP inteiro de tributo aos seus ídolos, temos o caso do Dr. Sin e outros poucos, até por questões financeiras, mas o MaestricK o fez com este The Trick Side Of Some Songs de forma a impressionar os seus fãs e das bandas homenageadas. Se ficou curioso caro leitor(a) saiba que além desta edição limitada física, este EP está disponível para download no site oficial da banda. Então corra lá e conheça mais desta formidável obra o quanto antes.
Nota: 10,0.

Sites: www.MaestricK.com.br, www.facebook.com/MaestricK,
www.twitter.com/MaestricK e www.youtube.com/MaestricKofficial.

Por Fernando R. R. Júnior
Janeiro/2017

Voltar para Resenhas