Melyra - Catch Me If You Can
6 Faixas - Independente - 2014

    Vivemos no Brasil uma época muito frutífera para as bandas que sejam em sua totalidade compostas por mulheres, pois temos a Nervosa, a Girllie Hell e agora juntando-se a elas, a Melyra, que no momento que o EP foi lançado tinha o seguinte line-up Mariana Figueredo nos vocais, Fernanda Schenker Pieri na guitarra e backing vocal, Helena Accioly no baixo e backing vocals, Maria Fernanda Calls na guitarra e Ana de Ferreira na bateria.

    A origem do quinteto se deu na cidade do Rio de Janeiro/RJ no ano de 2012 e rapidamente elas participaram de shows no Saloon 79 e no evento Femme Fatale no Rio Rock & Blues. No ano seguinte, elas começaram a se apresentar em outras cidades cariocas como Petrópolis, Angra dos Reis, Volta Redonda e Itaboraí, o que forneceu a 'roupagem' para que as meninas pudessem ir ao estúdio e registrar seu primeiro EP, com o título de Catch Me If You Can, que é dotado de uma capa simples e direta de Gabi Spree.

    E assim em 2014, Catch Me If You Can começou a ganhar forma e revelou seis ótimas composições que foram gravadas, produzidas, mixadas e masterizadas pela Melyra junto a Celo Oliveira no Kolera Studios no Rio de Janeiro/RJ. O lançamento oficial foi em novembro deste ano com um show especial no Rio Rock & Blues e atualmente a banda conta com a assessoria da MS Metal Press, que certamente abrirá novas portas para as meninas.

    Com repiques quase militares da baterista Ana de Ferreira, que trazem linhas de baixo e guitarras pesadas - e criadas com muita inteligência pelo quinteto - a instrumental Beyond Good And Evil faz a introdução do cd ressaltando o seu Heavy Metal tradicional, que em poucos instantes nos revela a ótima Nightmare#1, que evidencia os bons vocais de Mariana Figueredo ante aos excelentes solos ora mais rápidos, ora mais melodiosos da entrosada dupla Fernanda Schenker Pieri e Fernanda Calls, que tornam a música bastante cativante. Detalhe... elas incluíram também alguns poucos vocais mais agressivos, quase guturais, que caíram muito bem à canção.

    A acelerada Silence marca a terceira do cd e deixa claro o potencial das meninas, que investem em um Heavy oitentista guiado por suas envolventes melodias nos vocais e pelos competentes solos de guitarras, que inclusive recomendo reparar como elas brilham também na base de baixo e bateria, comandadas por Helena Accioly e Ana de Ferreira, respectivamente. Outro ponto a ser destacado é a potente voz de Mariana Figueredo, que nos ajuda a memorizar os versos desta canção.

     Para a faixa título, a Catch Me If You Can, a Melyra apresentou linhas harmoniosas, onde a vocalista Mariana Figueredo cantou com muito 'feeling' seus versos em um estilo amplamente explorado pelo Iron Maiden, cujo refrão passa a vontade de se cantar com ela e mais uma vez chamo sua atenção para os solos cheios de adrenalina da dupla de guitarristas nos remetendo aos melhores momentos melodiosos que aprendemos a curtir em nossa vida Heavy Metal.

    Em Fly elas vão aos violões para nos mostrar uma linda balada Heavy, que ficou muito bem vocalizada por Mariana Figueredo e que nos exibiu um ritmo que conquista o ouvinte com muita facilidade, quando recebe suas já esperadas linhas mais pesadas e que também te fará sair cantando seus versos após uma ou duas audições. Fechando a este empolgante Catch Me If You Can temos o 'Heavão' de Trip To Hell, onde novamente Fernanda Schenker Pieri e Fernanda Calls pavimentam com seus riffs cavalgantes a trilha para Mariana Figueredo cantar com muita garra cada parte da canção. Aliás, elas fizeram a 'lição de casa' direitinho, pois, cada parte da música foi criada capricho e nota-se também a dedicação e entrega do quinteto, seja na vibrante cozinha ( baixo e bateria ) ou nos citados solos e nos vocais.

    Aos fãs de Iron Maiden e Judas Priest, que apreciam canções cheias de solos de guitarras com aquela aura oitentista, de pegada de baixo e bateria bastante sedutoras, saibam que estas bonitas, simpáticas e carismáticas garotas provaram que possuem a força necessária para cravarem seis ótimos Heavy´s com este Catch Me If You Can, assim, posso definir este EP de estreia do Melyra, agora é aguardar pelo vindouro 'full lengh' e se deliciar com mais composições de seu entusiasmado Heavy Metal.
Nota: 9,0.

Sites: www.facebook.com/bandamelyra, www.youtube.com/melyraband
e https://www.cdbaby.com/cd/melyra.

Por Fernando R. R. Júnior
Outubro/2015

Voltar para Resenhas