O Grande Ogro 
4 Faixas - Demo/EP - 2013

    O Grande Ogro é um quarteto paulistano formado em julho de 2011 e está lançando seu primeiro EP com quatro faixas instrumentais, e aí reside uma característica positiva e quase que única da banda: tocar um Rock Instrumental, pois, hoje em dia é bem mais difícil encontrar pessoas como Jackson e André Astro ( guitarras ), César Carlos ( bateria ) e Genésio Alves ( baixo ), que se aventuram por este tipo de trabalho. A bolachinha autointitulada foi extraída das gravações ao vivo entre o final de 2012 e maio de 2013 no Estúdio Triumph mixadas por Paulo ( que assina também a masterização ) e Andre Astro e Jackson.G.

    Metal Frio é a primeira música e demonstra claramente influências de Rock experimental de camaradas como At The Drive-In, The Mars Volta e Fugazi no som da banda com toques feitos pelo baixista Genésio Alves e também pelos longos solos oriundos das guitarras de André Astro e Jackson, que juntos ao baterista Cesar Carlos realizam boas evoluções que se ligam, quase que sem perceber, a Sou Mais Esperto Que A Maioria dos Ursos. Nesta segunda canção notamos algumas distorções de guitarra e um consistente trabalho na bateria, que dita o ritmo da canção e é interessante de se notar as dosagens de peso que o quarteto aplicou aqui e ali, fato que me leva a imaginar as apresentações ao vivo e como eles podem alongar a música e improvisar em cima do seu ritmo.

    Em Obcecado Pela Vida Decidiu Alimentar-se Para Não Morrer, com seu título bastante incomum, é interligada com a anterior, como se todas fossem uma única composição, e aí percebemos o grau da viagem que O Grande Ogro desejou nos passar, pois as linhas instrumentais - que possuem muita técnica - caminham e bem para isso, só que de uma forma agradável.

    E o ritmo desta terceira canção vai prosseguindo até que o baixista Genésio Alves interrompe, e aí estamos na viajante Robert Garcia, faixa que encerra o EP em um andamento mais pesado e cheio de variações, que apresentam um crescente bem feito  pela combinação dos solos de guitarra com as evoluções criadas na bateria.  

    Embora parecendo muito simples, as músicas que a banda O Grande Ogro compôs não são... e transitam com muita técnica por Rock Progressivo, Heavy Metal e Rock´n´Roll em melodias agradáveis. Posso afirmar seguramente, que O Grande Ogro é uma banda que a maneira que se ouve mais este EP, mais vai gostando de sua proposta e hoje em dia, como disse, são poucos os projetos totalmente instrumentais no Brasil, então devemos reconhecer e apoiar quem investe neste caminho ainda mais complicado de se trilhar. Então amigos do O Grande Ogro, que vocês sigam mais longe e nos brindem com o seu primeiro cd em breve.
Nota: 8,0.

Site: http://ograndeogro.wix.com/ograndeogro,
http://www.facebook.com/pages/O-Grande-Ogro/238454302886593,
http://ograndeogro.bandcamp.com/ e https://soundcloud.com/ograndeogro.

Por Fernando R. R. Júnior
Janeiro/2014

Voltar para Resenhas