Reckoning Hour - Rise Of The Fallen
EP - 5 Faixas - Independente - 2013

     A banda Reckoning Hour é uma representante da cidade do Rio de Janeiro/RJ do chamado Modern Metal e teve sua formação em 2012 e atualmente conta com o vocalista JP, os guitarristas Philip Leander e Thiago Tavares, o baixista Yan Marks e o baterista Haquim. No ano seguinte, eles prepararam o primeiro EP com músicas próprias, o Rise Of The Fallen produzido pelo membros da banda e com os processos de gravação e mixagem realizados no Pyro Studio.

    Já a masterização do EP foi realizada no HR Studio. Inicialmente, Rise Of The Fallen, cuja capa é assinada pela JP Vortex Design, foi lançado de forma independente, mas logo a banda despertou o interesse da MS Metal Records e assinou o contrato para o lançamento de seu primeiro trabalho full lenght.

    Com dedilhados levemente sombrios, que recebem mais peso de guitarra e uma bela dosagem de melodia, A Moment Of Defiance abre Rise Of The Fallen com aquela mistura de vocais limpos e guturais típicos de um Metalcore, bastante em voga atualmente. As modificações no andamento são um destaque à parte. Depois deste ótimo começo, a energia continua com Confront The Storm, cujos ótimos riffs iniciais de guitarras feitos por Philip Leander e Thiago Tavares abrem o caminho para JP vocalizar com muita melodia em alguns trechos e muita ira em outros, e isso devidamente realizado de uma forma cativante em um ritmo caótico, que exibe muita competência na parte instrumental. Mantendo a velocidade e a harmonia com muitos 'triggers', riffs de guitarras em conjunto e vocais alternadamente urrados e limpos no momento certo, a matadora Darkness Remains marca a terceira faixa do EP. Para quem curte solos melodiosos, temos aqui a dupla de guitarristas do Reckoning Hour solando muito e literalmente dignificando o Heavy Metal.

    Em seguida, temos Against The Tide com uma nova incursão de dedilhados mais obscuros, que estouram um andamento que não é totalmente furioso apenas por conta dos momentos de vocalizações mais calmas, mas com um ritmo que está intenso e frenético.

    Para fechar temos Ten Steps com a dupla Philip Leander e Thiago Tavares solando suas guitarras com brilho juntos a uma linha de baixo e bateria que denotam muita qualidade, cortesia de Yan Marks e o Haquim, respectivamente, que souberam liberar para JP cantar à ora a plena fúria, ora com mais tranquilidade e envolver ainda mais o ouvinte, inclusive, como nas anteriores, despertando a vontade de se pegar o encarte e acompanhar sua letra. Atente seus ouvidos para o exuberante solo Heavy Metal que está registrado antes que o refrão seja repetido.

    Essa dualidade de vocais agressivos com calmos, trechos mais suaves e melódicos com outros acelerados e mais próximos à um Death Metal/Thrash, com uma aura como se estivéssemos vivendo a dualidade de bem e mal, presentes em Rise Of The Fallen, cuja produção cristalina fazem deste lançamento do Reckoning Hour um trabalho que devemos ouvir com atenção, pois estamos diante de mais uma excelente banda brasileira, que está pronta seguir o seu caminho. Se aprecia tudo isto, então inclua este disco em sua coleção ou ajude-os a financiar o projeto de seu primeiro cd, que terá o seguinte título Between The Death and Courage, através do sistema de crowfundind ( mais detalhes no link: http://www.catarse.me/pt/reckoninghour ).
Nota: 9,5.

Sites: https://www.facebook.com/reckoninghour
e http://reckoninghour.bandcamp.com/.

Por Fernando R. R. Júnior
Dezembro/2014

Voltar para Resenhas