Rhestus - Heavy Metal
5 Faixas - Independente - 2013

    Nada mais adequado que o título do novo EP do Rhestus seja Heavy Metal, pois Alex Leber ( "Fantasma" ) no vocal e guitarra, Richard Schmidt no baixo e backing vocals, Marcos Diegel ( Marcão ) na bateria e Andrei Uller na guitarra e backing vocals, o line-up responsável por esta encarnação da banda de Indaial/SC, mantém a chama acesa com duas novas canções, uma versão de Guerras Insanas e mais duas ao vivo, além de um videoclipe.

    A  mixagem e masterização de Heavy Metal é de de Deny Bonfante. Entretanto, engana-se quem pensa que o Rhestus é uma banda nova, pois eles já estão há 22 anos na cena e contam dois full-lenghts, dois EP´s e participações em coletâneas, além de já terem dividido o palco com nomes como Sodom, Death Angel, Overkill, Krisiun e muitos outros.

    Noxius Agent abre o EP no caótico Thrash/Death Metal praticado pelos catarinenses que passa o rimo frenético, veloz e raivoso enfatizado pela brutal força combinada de baixo, guitarras e bateria nos exibindo um som indicado para quem gosta de Slayer, pois irá identificar na hora. A segunda é Wolves Disguised In Sheep, que é mais rápida e agressiva, mas contém solos muito bem feitos nas guitarras de Alex Leber e Andrei Uller, que mesmo nos trechos mais cadenciados, não diminuem a potência, sabendo manter o nível de 'porradaria' do jeito que os fãs esperam. A versão de Guerras Insanas ( a original é em inglês e figura no cd Embryo Of The Endless Sands de 2003 ) começa com dedilhados mais calmos, que ganham peso e vocais em tons de “chamada para a batalha”, daí para diante, o Rhestus vai colocando mais velocidade e raiva na música mostrando como se faz um Thrash Metal Old School dos bons em português.

    Scars, tem neste Heavy Metal sua versão ao vivo evidenciando o peso e a aspereza do Rhestus no palco, que “senta o pau” com muita cólera ( especialmente o baterista Marcos Diegel ) como percebemos nesta e na seguinte, que é a How To Explain. Essas duas canções do álbum Games Of Joy... Games Of War de 2010 foram gravadas quando eles se apresentaram no festival River Rock, em 2010. Vale dizer que esta quinta música apresenta a rapidez e uma violência digna das mais de duas décadas que o Rhestus possui no cenário Heavy Metal brasileiro. O EP Heavy Metal traz o making off de suas gravações, o que é muito bacana e leva o fã a sentir mais próximo à banda.

    Provavelmente a mixagem em tons mais crus tenha sido intencional para mostrar a banda em seu real aspecto e enaltecer a sua veia underground. Quem aprecia nomes que fazem a propagação do Heavy Metal pelo Brasil com apoio quase nulo da grande mídia deve conhecer este EP.
Nota: 8,0.

Sites: https://www.facebook.com/rhestus, http://metalmedia.com.br/rhestus,
http://www.myspace.com/rhestus e http://www.rhestus.com.br/2010br.

Por Fernando R. R. Júnior
Agosto/2013

Voltar para Resenhas