R.I.V. - Welcome To Prog-Core
EP 4 Faixas - Independente - 2016

    No que resultaria a mistura de Rock Progressivo com Hardcore? A explicação pode ser dada por Claudio Freitas na guitarra, Herbert de Sá nos vocais, Rodrigo Boechat no baixo e Ricardo Parreiras na bateria, o line up que forma o Rhythms In Violence, ou simplesmente R.I.V. como são mais conhecidos, que disponibilizou o EP Welcome To Prog-Core, que foi gravado em junho de 2016 e mixado no Mais Estúdio. Mineiros de Belo Horizonte, a banda surgiu em 1989 e seguiu até 1996 quando parou suas atividades para retornar somente em 2016.

    Na capa temos desenhos como se fossem uma indústria em meio a rostos, que até me lembraram a do cd Brain Salad Surgery do magnífico Emerson, Lake & Palmer, um dos monstros sagrados do Rock Progressivo. A definição do que este Welcome To Prog-Core vai nos mostrar em suas quatro faixas é informada pela banda da seguinte forma: riffs rápidos e variados, bateria explorada ao máximo, vocais agressivos e misturas com Crossover, Thrash e Hardcore. Hora de conferir se eles estão certos.

    A 'martelante' Headache abre o Welcome To Prog-Core de forma bastante furiosa em seus vocais através de um ritmo com modificações interessantes, muito peso e segue esmagadora, consideravelmente caótica e densa, ou seja, é muita coisa acontecendo ao mesmo tempo. Na segunda, cujo título é Animal, o R.I.V. acelera e pende vertiginosamente ao Hardcore daqueles que são bastante crus e com vocais praticamente urrados o tempo todo em um andamento carregado, que empolgará aos mais aficionados.

    O baterista Ricardo Parreiras realiza evoluções de expressiva técnica a cada música, sendo que na veloz e destrutiva Freaks In Action isso fica mais evidente, assim como os frenéticos toques feitos pelo baixista Rodrigo Boechat enquanto que os outros dois produzem uma canção aniquiladora, seja nos vocais ou nos solos de guitarra, que necessitam de maiores audições para uma absorção melhor de tanta 'informação'. Entretanto, um fato é certo... eles descem a ladeira com o rolo compressor à toda potência e sem piedade de nada ou ninguém.

    A raivosa No... P.A.S. é a última deste breve Welcome To Prog-Core ( breve mesmo, pois tem pouco mais de 12 minutos ) e aqui o quarteto elevou sua violência sonora ao máximo enviando porradas por todos os lados e de forma intensa entre as variações de ritmo, o que se torna difícil apontar se existe algo além de um Hardcore desenfreado.

    O R.I.V. está preparando seu primeiro cd completo que terá doze faixas e receberá o título de Progressive Core e aí espero que a gravação seja limpa e melhor produzida para que possamos perceber todas as transformações que eles desejaram passar em Welcome To Prog-Core, porque colocar Rock Progressivo com Hardcore, estilos que são tão díspares numa panela e já conseguir um resultado eloquente logo na primeira experiência não é uma tarefa fácil e necessitará de um produtor que consiga equalizar tudo isso com clareza. Vamos aguardar pelas próximas tentativas.
Nota: 6,5.

Site: http://www.riv.com.br 
Facebook: https://www.facebook.com/Rivprogcoreband/.

Por Fernando R. R. Júnior
Abril/2018

Voltar para Resenhas