Sancta
 4 Faixas - Independente - 2016

   Formada na cidade de Curitiba/PR em 2010, o Sancta inicialmente era um projeto de Hard Rock dos amigos Marcelo Ruppel ( baixo e vocal ) e Bruno Wedel ( bateria ), que após seu começo por diversão tornou-se mais sério até que lançou o seu primeiro EP autointitulado com quatro faixas variando do Classic Rock ao Heavy Metal. O line-up desse registro é o seguinte: Márcio Prates nos vocais e guitarra, Silvana Wedel na guitarra, o citado Bruno Wedel na bateria e Júnior Bazílio no baixo.

    Com encarte de número de páginas e informações que dão uma cara de álbum completo ao EP, os processos de gravações, mixagem e produção foram realizados por Sol Perez do Semblant no WBS Studio em São José dos Pinhais/PR. E antes de mergulhar nas músicas, gostaria de dizer que a capa é simples, apenas com o logotipo da banda em um duto de ar e direta, te convidando para ouvir logo o trabalho.

    E o eficaz Hard´n´Heavy do quarteto é aberto com a 'andarilha' Estrada Sem Fim, que destaca os bons vocais mais rasgados de Marcio Prates em uma letra bacana e um ritmo atrativo com muitos repiques do baterista Bruno Wedel. Inclusive, recomendo prestar atenção nos solos de Silvana Wedel e de Márcio Prates nas guitarras. Depois desta primeira faixa em português, as demais são cantadas na língua inglesa e com um estilo mais largado, porém, de forma bastante cativante, e assim, temos Practice The Truth, que é mais cadenciada, mas, apresenta exuberantes riffs de guitarras em um ótimo crescente, que torna-se mais pesado no decorrer da música.

    Com um estilo mais arrastado e um pouco revoltado, Burning Shadows marca a terceira do EP através de uma base constante de baixo, guitarra e bateria, bem no formato do Hard Rock com um refrão que vai te convidando a cantar junto com Márcio Prates e que contam com aqueles longos ( e esperados ) solos de guitarras em harmonia.

    Exibindo influências do AC/DC em sua parte instrumental, o ótimo Rock´n´Roll pesado presente em Lost Place tece um convite para se cantar com o vocalista do Sancta, que atua com sua foz encorpada aplicando muita entrega nesta faixa, que é embasada em ótimos solos de guitarras dele e de Silvana Wedel, além do contagiante refrão onde os backing vocals são chamados para participarem e deixarem a música mais envolvente.

    Como acontece em praticamente todos os EP´s que ouvimos, aquela vontade de mais músicas fica no ar, entretanto, o mais importante reside no fato que estamos acompanhando os primeiros passos de mais outra promissora banda de Classic Rock Brasileira. E em tempo, o Sancta já encontra-se preparando o seu cd de estreia, então... vem sonzeira das boas por aí.
Nota: 9,0.

Sites: https://www.facebook.com/bandasancta.

Por Fernando R. R. Júnior
Dezembro/2016

Voltar para Resenhas