Setfire - Deserted Land
5 Faixas - EP -  2010

    O Setfire é uma banda formada na cidade de Mauá/SP em junho de 2009 por Alex ( bateria ), Klemer e Michael Douglas ( guitarras ), Artur ( vocais ) e Felipe ( baixo ) e juntos gravaram, mixaram e masterizaram este EP Deserted Land no Acustica Studio entre junho e julho de 2010 e o primeiro ponto a se destacar na obra é o formato escolhido pela banda: um luxuoso digipack dotado de encarte com letras e fotos de muita qualidade que lembrou-me do estilo utilizado nos antigos discos de vinil. Aliás, as letras são mostram um protesto à pobreza, um alerta ao crescimento tecnológico e uma revolta às condições que a sociedade nos impõe dia-a-dia.

    Intro abre Deserted Land com dedilhados e algumas vozes mais sombrias que rapidamente chegam ao consistente Thrash Metal cadenciado de Nordeste, mas apesar do título em português, tem sua ácida crítica à situação da região Nordeste brasileira em inglês. O interessante é que o ,instrumental do Setfire possui uma pegada rápida e agressiva em uma avalanche sonora que é para bater a cabeça com vontade e lembra muito do Sepultura, aliás, te convido a prestar atenção nos solos de guitarra e na velocidade aplicada pelo baterista Alex.

    Revolution Of Machines exibe curtos efeitos de uma máquina para que a fúria de Artur, que são apoiados pela energia dos guitarristas Klemer e Michael Douglas e óbvio também pelo ímpeto do baterista Alex, que usa muitos 'triggers', destruam tudo nesta violenta terceira canção de Deserted Land. Esta é daquelas que ao ouvir necessitamos agitar graças à grande energia que ela possui. Ainda falando sobre Revolution Of Machines, o Setfire soube alongar a música fazendo um ótimo dedilhado para acalmar um pouco e no final voltarem com força total.

    Social Bomb começa com um curto solo de bateria cheio de 'blast beats' e 'triggers' para ser acompanhado de perto pelos solos de guitarras e claro pelos urros nervosos de Artur, mas o vocalista só entra após um minuto nesta quarta canção do cd que apresenta muitas variações rítmicas. Envy Shit, mantém o clima rápido, pesado e agressivo, com destaque para o baixista Felipe que faz um breve solo no meio do ambiente caótico criado pela banda nesta faixa que encerra Deserted Land perfeitamente. E antes de finalizar, quero que note os solos de guitarras que estão em sincronia com a bateria, e esta repleta de toques nos pratos.

 

    Sabe quando você sente que tem em mãos um lançamento que fundiu corretamente o peso, a velocidade e a agressividade em cinco composições matadoras que te farão agitar muito? Então essa é a sensação que fica após ouvir Deserted Land do Setfire. Que o quinteto nos brinde com seu debut cd em breve. 
Nota: 9,0.

Site: www.myspace.com/setfire  e www.setfireofficial.com. 

 

Por Fernando R. R. Júnior
Agosto/2010

Voltar para Resenhas