Silêncio do Caos - Thrown Into The Silence
9  Faixas - Demo - Independente

    Esta banda, formada em setembro de 2008 em Teresópolis no Rio de Janeiro, nos apresenta este seu primeiro lançamento oficial, que vem na forma de um EP com cinco faixas, sendo quatro em inglês e uma em português. A banda pratica um death metal com toques de thrash e metalcore, num som moderno, porém forte e brutal.

    A faixa que abre o registro é a rápida e poderosa Comes Fire Now, com o vocalista João Valentim detonando com seus vocais ora urrados, ora rasgados, que nos lembra muito a veterana banda mineira Chakal. A dupla de guitarristas Dino Gomes e William Passos solta seus riffs matadores na segunda música, Tumor, na qual Dino faz um solo sensacional.

    A curta, porém marcante Bloody Awakening proporciona ao baterista Gabriel Souza soltar o braço desferindo implacáveis e potentes blast beats, juntamente com a marcação do baixo preciso de Diego Camilo. O quarto petardo é a rasgada Nocturnal Hunter, na qual João usa e abusa das variações vocais, sempre com muito ódio e brutalidade, contando, ainda, com um criativo solo de guitarra de William.

    Silêncio do Caos, música homônima ao nome da banda, encerra o disco com chave de ouro, ( eu sou suspeito para falar, pois sou verdadeiramente aficcionado por metal cantado em português ) com uma temática que tem tudo a ver com o ideal do movimento do metal pesado. “Erguendo um império/Diante do caos/Pilares firmes/Para a batalha sobreviver/Não se entregar/ Até o sangue/ Esgotar” . Esta frase extraída da última faixa, por si só, já dá o tom de toda a temática do disco, que varia entre realidade e ficção, morte e vida, sempre tendo como vela mestra o ódio e o horror.

    O disco foi gravado entre agosto e dezembro de 2009, sendo mixado e masterizado por Daniel Dana e produzido pela própria banda, onde percebe-se que dedicação e trabalho foram uma tônica na produção do  registro, que tem tudo para consagrar a banda Silêncio do Caos definitivamente no underground brasileiro. Cabe lembrar que no myspace da banda, além das músicas deste EP, também está disponível a web-demo Nowhere To Run, de 2008, que tem um refrão fabuloso, confira.
Nota: 8,0

Site: www.myspace.com/silenciodocaos

Por Jack Metal
Agosto/2010

Faixas:

01 - Comes Fire Now
02 - Tumor
03 - Bloody Awakening
04 - Nocturnal Hunter
05 - Silêncio do Caos

Voltar para Resenhas