Slow - Killer Mermaid
EP - 5 músicas - Maniac Records - 2006

    Mais uma vez o virtuoso guitarrista baiano Ricardo Primata ( Ritmia, leia resenha ) grava um trabalho ao lado do exímio baixista Joel Moncorvo ( Ungodly ). Se no Ritmia, o idealizador do projeto era o Ricardo Primata, desta vez o Slow é um projeto capitaneado por Joel Moncorvo, que desde 1992 tinha a ideia de um projeto nos moldes de Heavy Metal e muito Rock Progressivo. Completando a formação que gravou Killer Mermaid temos Jorge King Cobra nos vocais e Ricardo Bacellar na bateria.   

 

  Composto por cinco músicas, Killer Mermaid é aberto com a longa faixa que dá nome ao disco e nela já pude notar os pesados solos de guitarra de Ricardo Primata que já ganham a atenção do ouvinte pela rapidez e precisão que são tocados criando a força Prog-Metal que esses baianos querem exibir. Os vocais de Jorge King Cobra duelam com o excelente instrumental praticado por Ricardo, Joel e Ricardo Primata. A variação rítmica nos mais de 9 minutos de Killer Mermaid é digna dos mestres do Rock Progressivo e Prog-Metal. A integração de Joel Moncorvo e Ricardo Primata com várias evoluções no baixo e guitarra respectivamente, são um destaque a parte nesta e em todas as músicas do disco.

    Com um envolvente solo de contrabaixo, com alta variação técnica, e uma presença marcante da guitarra de Ricardo Primata temos Come To The Other Side, que é a segunda canção deste trabalho. Depois dessas duas excelentes canções pesadas, é a vez da linda balada The Illusions que contrasta com as duas primeiras e serve para que Jorge King Cobra venha mostras a alternância de sua ótima voz em uma ótima evolução instrumental. Sanctus Paradoxus, a faixa seguinte, apresenta peso e melodia para que os fãs de heavy metal aclamem essa faixa logo de cara. Tenho de ressaltar o lindo solo progressivo de Ricardo Primata realiza em sua guitarra M Laghus que chega até a lembrar alguns momentos do Yes.

    Para fechar este altamente qualitativo EP Killer Mermaid temos a música instrumental Possessed, que assim como nas quatro anteriores, nos mostra a perfeita sincronia de baixo, guitarra e bateria de forma que o peso e a progressividade caminhem juntos e nos surpreendam o ouvinte a cada nota trazida pelo Slow. Vale lembrar também o ótimo trabalho de Bruno Campos na capa deste disco adequando-a á proposta da banda.

   Slow quer dizer lento ou devagar, mas neste caso, o que encontramos aqui é o mais puro Heavy Metal e nem um pouco lento, ou seja, um álbum que foi muito bem gravado por Jera Cravo no Vértice Estúdio em Salvador e mais uma execução soberba de Ricardo Primata e Joel Moncorvo ( que costuma usar um baixo M Laghus Genesis de 8 cordas ). Como este é apenas um EP eu já fico ansioso pelo cd completo e clamo a você caro leitor(a) do Rock On Stage, não deixe de conhecer este magnífico trabalho do Slow.

Site: www.slow.com.br.

Por Fernando R. R. Júnior

Voltar para Resenhas