Tango Charles - Liberdade Abstrata
5  Faixas - EP - Independente - 2016

  O quarteto de Indie Rock paulistano Tango Charles, que é formado atualmente por TC no vocal, guitarra e violão, Gustavo Panis no vocal e baixo, Daniel Labó na bateria e percussão e Gustavo Marson na guitarra ( que entrou depois do EP ser gravado ) teve sua origem em 2013, sendo que em apenas um ano disponibilizou o seu primeiro registro intitulado como Tango Charles com músicas em inglês. Neste novo EP nomeado como Liberdade Abstrata, o Tango Charles decidiu gravar em português, e isso, após o trabalho já estar com todas as músicas gravadas em inglês e com o nome de Forever On Hold. Desta forma foram lançadas duas versões do EP e simultaneamente, fato que nos tempos atuais é uma bela ousadia.

    Porém, nesta resenha vou centrar apenas no EP Liberdade Abstrata, que foi gravado e mixado por Paulo Senon no Estúdio Costella ( ver release ) fundado por Chuck Hipolitho do Vespas Mandarinas em São Paulo/SP em 2016. Para a masterização, o Tango Charles ( que cuidou da produção ) chamou Maurício Gurgel.

    Chão e Contra Mão ficou com a responsabilidade de abrir Liberdade Abstrata com dedilhados introspectivos executados nos violões de TC em um ritmo manso, entretanto, no momento em que os vocais calmos de TC e Gustavo Panis aparecem somos convocados para absorver um som relaxante com flertes que considerei até viajantes para depois recobrarem sua linhagem mais tranquila, que torna-se mais voltado ao Rock e com alguma força em ótimas variações. Para Ar em Vão, o então trio Tango Charles apostou em uma canção de estilo mais distante e de roupagem Rock, mas, claro, possuidora de ritmo mais Indie, além de vocalizações mais suaves. Entretanto, eles deixaram o andamento crescer e capturar o fã do estilo de uma forma bastante envolvente, para comprovar repare nos solos de guitarra. Mais intimista e emotiva, a terceira é Nada Aqui, onde sente-se o 'feeling' dos vocais de TC em um andamento mais viajante e bastante saboroso de se ouvir, que em seu decorrer recebe solos mais eletrificados, que vão levando nossa mente mais longe.

 

    Bastante melancólica, Lábios Sinfonia é bem leve e tem sua execução apenas na voz e violão comandados por TC em sua primeira estrofe até que depois os demais músicos apliquem mais energia ao passar de seus minutos causando uma vibração maior, que no entanto não a fazem perder suas linhas entristecidas, apenas lhe concedem uma aura mais viajante e nostálgica para se fechar os olhos e refletir com sua letra, que me lembrou de alguns ternos momentos de algumas músicas dos Beatles.

    No término de Liberdade Abstrata, o Tango Charles investiu em Não Sei Mais, uma composição mais animada e com uma linhagem mais Rock'n'Roll, que é vocalizada de forma despojada por TC em um ritmo instrumental que é ótimo de se ouvir, cujo destaque vai para os solos de violão feitos por ele em parceria com a discreta guitarra de Gustavo Panis.

 

    Como sempre, o Brasil nos coloca diante a ótimos nomes dos mais variados estilos e no caso deste atual quarteto Tango Charles a um que é fiel praticante de Indie Rock, que nos brinda com um cativante e envolvente EP como é o caso deste muito bem gravado Liberdade Abstrata, que ao terminar provoca aquela sensação de 'queremos mais' e a vontade de ouvir novamente o que temos nas mãos.
Nota: 9,0.

Sites:  https://www.tangocharles.com/ e https://www.facebook.com/yestangocharles/.

Por Fernando R. R. Júnior
Junho/2017

Voltar para Resenhas