The Dammed Celebration:
 Sodamned e Dark Celebration

Face The Abyss Records
- 2008 - Nacional
11 faixas ( 1 a 5 Sodamend;  6 a 11 - Dark Celebration )

    O primeiro lançamento da gravadora brasileira Face The Abyss Records é um luxuoso split-cd em digipack ( iguais aos vinis antigos ) contendo os trabalhos de duas promissoras bandas do metal extremo do sul do Brasil. O Sodamned traz as cinco faixas do EP The Garret e o Dark Celebration as seis do EP Steel Flagellum, bem vamos aos detalhes de cada trabalho:

 

Sodamned - The Garret

    Formado por Juliano  Regis ( guitarras e vocais ) Gilson Lange ( bateria ) e o recém chegado Felipe ( baixo ), os representantes de Florianópolis,  Santa Catarina, agruparam-se em 1999, e produzem seu primeiro demo  On The  Gallows em 2002. O segundo demo é este The Garret que foi gravado no Nitro Sound Studios entre junho e outubro de 2006 por Roger Fingle. Aberto com a instrumental Sodamnizing, o que temos aqui  é um  death/black muito rápido e forte, totalmente bem trabalhado de forma que já cativa o ouvinte logo de cara. Em seguida temos Dive In Nothing onde os vocais guturais de Juliano dão a textura do peso que será encontrado no decorrer deste disco, lembrando o estilo do Krisiun.

     Over The Meadow não deixa a respiração continuar e mantém a pancadaria em uma intensidade para fã de metal extremo nenhum reclamar, para perceber isso, note como a guitarra de Juliano não para um segundo sequer de ter suas cordas atacadas com firmeza. Locked In The Garret aplica uma singela, mas eficiente, introdução no baixo com andamentos aceleradíssimos na bateria e guitarra em conjunto aos insanos urros nos vocais. Fechando a participação do Sodamned neste split, tem ainda Sky And Earth como bônus - uma verdadeira destruição - em um som extremo e cru, lembrando que esta música esteve presente na coletânea Endless Massacre Compilation, lançada pela Violent Records.

Site: www.sodamned.com
E-mal: juliano@sodamned.com

Dark Celebration - Steel Flagellum

    Então chega a vez do Dark Celebration, banda formada por Daniel ( vocais ), Rodrigo N. e André ( nas guitarras ), Wendel ( baixo e vocais ) e Rodrigo F. ( bateria ) mostrarem as 6 músicas do EP Steel Flagellum que é aberto com Infra Dark, um death/black metal pesadissímo e matador com profundas incursões tanto no instrumental quanto nos guturais mostrando a cara desta banda gaúcha de Caxias do Sul; aliás por esta primeira música, eles se mostram mais pesados até que o Sodamned. Reversed Creation, faixa seguinte, apresenta um intenso caos sonoro, mas como a produção de Roger Fingle  foi de altíssima qualidade, não sobram lacunas para discussões. A blasfêmia seguinte é Prime Chaos e com uma ótima aplicação das guitarras de Rodrigo N. e André que levam o ouvinte para a mais perfeita insanidade sonora  - e ressalto aqui, é difícil de descrever.

    Mantendo a linha extrema da anterior, porém um pouco cadenciada, chega a vez de Soul´s Harvester Machine onde Daniel despeja toda sua fúria demoníaca em cada verso. Infernal Legions é outro mutilador petardo do Dark Celebration. Para encerrar com alguns dedilhados, muitos brutais solos de guitarras e um verdadeiro massacre de bateria e baixo, tudo isso, somados aos  vocais infernais de Daniel temos a faixa Nights Ritual. Assim como na parte do Sodamned, o Steel Flagellum foi gravado no Nitro Sound Studios.

Site: www.darkcelebration.com.br
E-mail: dc@darkcelebration.com.br
Myspace: www.myspace.com/darkcelebration666

    Quer metal extremo e de qualidade? Volte seus olhos ( e ouvidos ) para os três estados que compõem a região sul do Brasil, pois a cada dia, temos um novo e competente representante para o cenário. Uma prova são estas duas bandas que mostram as condições necessárias para manter o legado e ainda incorporar mais fãs.

Face The Abyss Records: www.facetheabyss.com
E-mail: contato@facetheabyss.com

Por Fernando R. R. Júnior

Voltar para Resenhas