Timor Trail
 7 Faixas - Independente - 2015

    Com pouco tempo de formação, que aconteceu em janeiro de 2014 em Sorocaba/SP, o ex-Bywar Adriano Perfetto ( nos vocais, guitarra e sintetizador ) criou o Timor Trail ( nome que significa "trilha do medo" ) ao lado dos músicos Ricardo Baptista na guitarra ( ex-Pastore e Laudany ), Cesar Lopes no baixo e Edill Alexandrino na bateria.

     Como se trata de músicos experientes e muito bem focados no caminho que pretendem seguir com o seu Doom/Stoner Metal com influências de Black Sabbath, Candlemass, Pentagram e outros nomes, o primeiro registro saiu logo no ano seguinte e é composto de sete faixas, que centram-se em temas enigmáticos de ficção científica, vida além da matéria, ufologia, viagens astrais, que na forma escolhida pelo quarteto traçam semelhanças com o nosso dia a dia. Os vocais foram registrados no Aquarela Musical Studios. Na capa temos uma aura de mistério vemos uma escada com uma forte luz te convidando a subir e descobrir o que tem lá em cima.

   Com várias vozes ao fundo de um discurso e algo ganhando mais energia, Citizen Kane exibe o vigoroso Doom/ Stoner Metal do quarteto em solos e um ritmo mais cru, que são vocalizados de forma mais sombria em um crescente cheio de variações, entre elas, se destaca o trabalho do baterista Edill Alexandrino, que lembra um pouco do Black Sabbath pelas intervenções de sintetizadores sinistras e os riffs pesados de guitarras. Depois temos Sweet Cruel ( The Lady In Black ), escolhida como o primeiro clipe da banda e que possui uma roupagem mais moderna em seu ritmo cativante de vocais e guitarras, mas, os sintetizadores e a atuação insana do baterista Edill Alexandrino nos levam aos anos 70 resultando assim em uma boa mescla. Na faixa título, a Timor Trail recebemos os toques de guitarras de Adriano Perffetto e Ricardo Baptista produzindo linhas mais arrastadas em vocalizações densas, além de um andamento que novamente foi inspirado no Black Sabbath, porém, que claramente enaltece o brilho dos solos de guitarras ( com muita melodia ) e bateria ( repleta de evoluções ). Se a voz de Adriano Perffetto fosse no timbre da voz de Ozzy Osbourne... meus amigos e  minhas amigas!!!

    Em Finding The Globin, o Timor Trail nos expõe à um novo andamento pesado, vocais que mostram uma certa dose de fúria e guitarras com linhas melódicas mais encorpadas, que vão te envolvendo facilmente no decorrer da canção. Para Insane Fragments, o quarteto faz uma sequencia instrumental que serve para edificar um poderoso caminho para que os vocais te prendam ao Heavy Metal praticado por eles. Interessante também de sem mencionar são as viagens pesadas amparadas pelo sintetizador, que abrem uma nova fronteira, no que estamos ouvindo através de empolgantes modificações instrumentais.

    Em When The Eyes Never Close, a fórmula correta da banda é mantida, confirme reparando em detalhes como: andamento arrastado, pequenas viagens nos sintetizadores, bateria com evoluções marcantes e muitos repiques, guitarras fortificadas e vocais teoricamente largados, e isso, sem falar da beleza contida nos solos de guitarras, que trazem uma linha Heavy Metal oitentista ( que lembra até do Never Say Die do Black Sabbath ).

    Para fechar o cd temos My Inner Evil, que conta com um elaborado início instrumental em um ritmo pulsante e vocalizações mais raivosas de Adriano Perffetto. No decorrer, o Timor Trail surpreende como mantém a vibração deste Heavy Metal em alta o tempo todo.

    E um ponto não abordado nesta resenha, mas que não pode ser esquecido são os toques do baixista Cesar Lopes, um dos responsáveis pela categoria que ouvimos nas sete faixas do EP autointitulado, que é detentor dos vários elementos para alcançar um crescimento no concorrido mercado Heavy Metal Brasileiro, pois, faz tempo que não ouço uma banda praticante de uma sonzeira assim. Quem aprecia Black Sabbath deve ser ligar neste quarteto e aguardar pelo vindouro debut completo e com mais músicas.
Nota: 9,0.

Sites: https://www.facebook.com/timortrail
e https://www.youtube.com/channel/UCNpZf-rK_4DkALshjfaUG-g/videos.
 

Por Fernando R. R. Júnior
Julho/2016

Voltar para Resenhas