Tony Babalu - De Volta Ao Quarto de Som...
5
Faixas - EP - Amelis Records/Tratore - 2024

    Sempre gostamos de revisitar os lugares que foram importantes em nossas vidas e para quem é amante do Rock'n'Roll, um desses santuários sagrados está em nossa casa mesmo, em nosso quarto de som, onde de forma ritualística ouvimos e sentimos toda a musicalidade de nossos álbuns, sejam eles de Heavy Metal, de Blues, de Rock Progressivo, de Thrash Metal, de Rock'n'Roll, etc.

    Neste ponto de vista, o magnífico guitarrista brasileiro Tony Babalu, que é um ícone da segunda geração de músicos de Rock da Pompeia em São Paulo/SP - direto da Liverpool brasileira - exibiu novamente a importância do quarto de som com o seu novo EP nomeado como De Volta Ao Quarto de Som... com mais cinco belíssimas canções instrumentais.

    Além de complementar o EP No Quarto de Som... ( leia resenha ), De Volta Ao Quarto de Som comemora os 50 anos de carreira de Tony Babalu e foi gravado no estúdio caseiro do guitarrista, porém, a mixagem e a masterização foi realizada no Carbonos Studio em São Paulo/SP por Marcelo Carezzato e Beto Carezzato.

    A foto da capa em tons de preto, branco e verde em que observamos a Fender Stratocaster branca de Tony Babalu, alguns violões e suas pedaleiras é de Karen Holtz e o projeto gráfico é assinado por Marina Abranowicz. Com estas informações colocadas, aqui vamos aos detalhes das composições de Tony Babalu neste De Volta Ao Quarto de Som...

    Com uma abordagem moderna e envolvente Crash! abre De Volta Ao Quarto De Som... onde a sonoridade de bateria, teclados e baixo ocupam muito bem o espaço fornecendo os pontos específicos para que Tony Babalu brilhe tocando e solando sua guitarra. Detalhe... os arranjos, as programações dos instrumentos e tudo acerca deste disco na parte de composição foram criados por Tony Babalu e fazem de Crash! uma excelente abertura do EP para que possamos realizar uma marcante viagem musical.

    Depois temos Neblina com uma pegada instrumental cativante que pavimenta o caminho para solos saborosos de Tony Babalu em um ritmo que caminha pelo Groove em que sentimos ele explorar sua guitarra e nos convidar a fechar os olhos deixando nossa mente livre para viajar através de suas melodias.

    A terceira é O Lenhador e nos violões, Tony Babalu apresenta uma canção com uma serena linhagem Blues, que será devidamente apreciada logo em sua primeira audição em que podemos perceber como foi muito bem gravado o EP ao captar cada nota executada pelo guitarrista. Enfim, é uma delícia ouvir esta faixa.

Foto: Leandro Almeida

    Para Entre Cristais temos uma emocionante composição leve em que o seu estilo calmo favorece aos formosos solos de guitarra, que concedem um prazer enorme de ouví-los ( de preferência de olhos fechados para uma imersão maior ), e isso, sem mencionar o quanto a música é relaxante. Por fim ( mas já...), Tony Babalu nos colocou diante da curta e lindíssima Shai, onde ele faz um duo de guitarras que traz uma paz no ambiente tamanha que somente mestres em seu instrumento são capazes de criar.

    Dizem que o que é bom dura pouco, e se considerarmos que De Volta Ao Quarto de Som... tem apenas 19 minutos confirmamos como esta afirmação é verdadeira, todavia, a energia positiva que está contida e é liberada ao ouvir estas cinco admiráveis músicas do EP são motivos mais que suficientes para muitas audições e absorções detalhadas de suas melodias. Devo dizer ainda que Tony Babalu nos brindou com um esplendoroso presente de 50 anos de carreira com este De Volta Ao Quarto de Som... em que é imperativo que seja ouvido da forma que estamos acostumados e crescemos fazendo isso, ou seja, em nosso quarto de som. 
Nota: 10,0.

Por Fernando R. R. Júnior
Julho/2024

Site: https://www.tonybabalu.com/.  
Facebook: https://www.facebook.com/tonybabalu1
Instagram: http://www.instagram.com/tonybabalu.  
Youtube: https://www.youtube.com/tonybabalu.  

Voltar para Resenhas