Tormenta -  7 músicas

    O Tormenta é uma banda originada em 1998 na cidade de Ribeirão Preto/SP. Desta época até hoje, eles tiveram algumas mudanças na formação e o line-up que grava este EP é o seguinte: Rogener Pavinski - Vocal/Guitarra, Flávio Santana - Guitarra, Fernando Muttley - Baixo e Ricardo Minutti - Bateria. Com o time estável, a banda começa as sessões que dariam origem ao seu primeiro álbum demo, mas a coisa cresceu e tornou-se um EP com sete canções no estilo thrash metal old school, bem na linha do Slayer, porém, com uma diferença: cantado em português. O responsável pelas gravações ocorridas no Under Studio entre maio e agosto de 2006 foi Rômulo Felício  e o seu bom trabalho deu à banda, com certeza a sonoridade oitentista desejada.

    Pralaya é a faixa de introdução do cd, que em meio a uma atmosfera sinistra com vários trovões -  uma tormenta propriamente dita  - abre o campo para  Desprezo e Ganância, a segunda, que possui as levadas dos anos 80 em linhas cadenciadas e com vocais bem agressivos. Sem que se perceba a alteração de faixas, pois o peso das guitarras de Rogener e Flávio são mantidos, assim como as excelentes intervenções na bateria de Ricardo Minutti e no baixo de Fernando Muttley temos Abismo, a terceira faixa deste EP do Tormenta, e quero que fique atento para o trecho ao meio da música que acelera-se e é ideal para o headbanging.

    Em seguida temos Obsessão, que já entra com muita distorção nas guitarras e uma incidência precisa na bateria e no baixo que ganham velocidade quando temos a entrada dos vocais agressivos de Rogener, que levam Obsessão a um andamento quase punk com destaque também para os ótimos solos de guitarra. Em Destruição Fatal novamente tenho que aclamar o trabalho do baterista Ricardo Minutti, que dita o ritmo nesta quinta faixa do EP do Tormenta, e, em meio a vários efeitos de metralhadoras e muitos solos de guitarras, temos a canção mais rápida deste trabalho. Destruição Fatal, não deixa de ser uma crítica a caótica situação das grandes cidades brasileiras e é aquela que já causa aquela vontade de voltar a ouvi-la.

    Prelúdio do Fim é uma bela canção instrumental que exibe uma levada mais sombria e melancólica para então chegarmos em Tormenta, que é dividida em três atos, sendo que o primeiro é Profecias - um dedilhado leve que é rompido pela potência da trinca baixo, guitarras e bateria. Na segunda parte, Alarme, o vocalista Rogener vem atacando junto à pesada parte instrumental vociferando com fúria cada verso da música. Encerrando essa trilogia e o EP temos Juízo Final na mais alta velocidade das guitarras e muita violência nos vocais.

    Praticar um thrash metal oitentista e cantar em português é relativamente uma tarefa difícil, ainda mais nos dias atuais, afinal, com raras exceções, poucas bandas de thrash metal cantam na língua de Camões. Mas, como eles realizam essa tarefa com competência e qualidade, com certeza estes fatores credenciarão o Tormenta para que brevemente gravem o seu primeiro full-lenght, mesmo enfrentando todas os problemas que sabemos que existem no underground brasileiro.

Site: www.tormentametal.com
E-mail: contato@tormentametal.com 

Por Fernando R. R. Júnior

Voltar para Resenhas