Torture Squad - Return Of Evil
 4 Faixas - Shinigami Records - 2016

    A famosa banda de Death/Thrash Metal brasileira, originada em São Paulo/SP no final dos anos 80 ( precisamente em 1989 ), que já nos brindou com soberbos álbuns, passou por mais algumas mudanças, pois, após a saída do vocalista e guitarrista André Evaristo voltou ao formato de um quarteto com uma novidade: Mayara "Undead" Puertas ( ex-Necromesis ) nos vocais ao lado do também novo integrante Rene Simionato ( ex-In Ruínas e Guillotine ) na guitarra ao lado dos veteranos Castor no baixo e Amilcar Christófaro na bateria.

    Com o line-up estabilizado novamente, o Torture Squad tratou de ir para o estúdio para mostrar aos fãs sua nova cara, que pela primeira vez possui uma mulher nos vocais. E em apenas em um dia, precisamente 21 de dezembro de 2015, gravaram no Na Casa Studios as quatro músicas ao vivo de seu novo EP, que é o oitavo trabalho de estúdio da banda com o nome de Return Of Evil, cujos processos de mixagem e masterização foram realizados no Loud Factory em São Paulo/SP por Wagner Mineirinho.

    A capa até que simples - mas sombria - é um desenho de Eugênio Colonnese ( 1929-2008 ), o mestre criador das HQs Morto do Pântano  e Mirta, a Mulher Vampiro, que é avô do novo guitarrista do Torture Squad. E o EP Return Of Evil foi embalado em um 'slidepack', que ficou muito interessante. A faixa título Return Of Evil abre o EP com uma introdução sinistra e também toques mais opacos no baixo de Castor, que pouco depois liberam o ritmo destruidor da música com Mayara "Undead" Puertas vocalizando cada verso com um ódio enorme entre os vocais rasgados e guturais, que estão bem mais violentos e insanos que se podia imaginar. Vale salientar que a trinca baixo, bateria e guitarra mantém-se pesados o tempo todo e o Torture Squad realiza variações impressionantes em seu decorrer, que te inspiram a 'banguear' muito além de notar o entrosamento entre Castor e Amilcar Christófaro.

    Para a segunda, que é a Swallon Your Reality, o Torture Squad ataca com um acelerado e mortal Death Metal transbordando crueza em sua parte instrumental e raiva nos vocais, até que o ritmo é modificado para um formato mais cadenciado, onde aparecem alguns solos de Rene Simionato em sua guitarra. Mayara "Undead" Puertas atua tão bem que parece que temos dois vocalistas, mas não, temos apenas ela detonando para valer seja nos guturais extremos ou nos coléricos rasgados.

    E a avalanche explosiva continua com Dreadful Lies, uma regravação do álbum de estreia do Torture Squad, o Shivering de 1998, que ficou tão violenta quanto a original e naturalmente pronta para acabar como os pescoços dos fãs que adoram um som dilacerante como este.

    No final do EP temos os dedilhados no violão de Iron Squad, que pouco depois e passo a passo vão se tornando mais fortificados em um andamento bastante envolvente até darem lugar aos riffs mais melodiosos feitos por Rene Simionato, que estão sempre amparados na eficaz cozinha de Castor no baixo e Amilcar Christófaro na bateria. Esta quarta e última faixa instrumental também é centrada posteriormente em um estilo bastante vigoroso e mesmo sendo mais acústica também possui os elementos para disparar notas poderosas nos ouvintes.

    Como bônus, este Return Of Evil conta com uma seção multimídia com o vídeo oficial da faixa Return Of Evil, que foi registrada no dia 23 de dezembro de 2015 no mesmo Loud Factory por Wagner Mineirinho e Thiago Assolini, que foi lançada em fevereiro de 2016 exibindo toda a atuação intensa e cativante do Torture Squad. Outro bônus é a Behind The Evil, um mini documentário com detalhes da gravações deste EP, que ficou muito bem feito, mostrou a 'vibe' desta nova formação do Torture Squad, além dos bastidores e de algumas curiosidades.

    Assim como muitos fiquei curioso em saber como soaria o novo Torture Squad com vocais femininos e já posso afirmar... está mais mortal, mais brutal e mais extremo que antes. Só uma coisa não mudou... a habilidade, a técnica e a capacidade em criar vorazes composições, que estão traduzidas no encarte. Enquanto aguardamos pelo futuro álbum, vamos ouvir este formidável Return Of Evil lançado pela Shinigami Records muitas vezes.
Nota: 9,5.

Sites: http://www.torturesquad.net.br/, https://www.facebook.com/torturesquad/,
https://twitter.com/TortureSquad e https://www.youtube.com/user/TortureSquadBand
 

Por Fernando R. R. Júnior
Agosto/2016

Voltar para Resenhas