Wael Daou - Ancient Conquerors
6 faixas - Independente - 2013

    Filho de imigrantes libaneses, o guitarrista nascido em Belém/PA Wael Sami Daou já integrou as bandas Madame Saatan e Alma Cog, atualmente ele está lançando o seu primeiro EP intitulado Ancient Conquerors depois de quatro anos afastado dos palcos por problemas pessoais. Sua formação musical se deu no Líbano, quando tinha catorze anos de idade e suas principais influências são de nomes como Metallica e Iced Earth, além de guitarristas como Jason Becker, Chuck Schuldiner e John Petrucci, Frank Gambale, Allan Holdsworth, Dvorak, Borodin, Mussorgsky e também de Jazz, Fusion e música erudita.

    Wael Daou é responsável pela produção, arranjos, programações de bateria e composições das seis faixas deste ótimo EP, sendo somente o baixo gravado por Marcos Saraiva. E a bela capa e encartes são mais uma das criações do mestre brasileiro Gustavo Sazes ( Oficina G3, Kiko Loureiro, Firewind, Morbid Angel, Arch Enemy e tantos outros ). As gravações foram realizadas por Ivan Jangoux no Quarto Amarelo Studio, enquanto que a mixagem e masterização são de Matheus Zingano.

    No disco que se trata de grandes conquistadores da história da humanidade, o guitarrista Wael Daou inicia com as linhas rápidas de Genghis Khan, que deixam o espaço livre para que ele possa nos brindar com toda sua categoria ao solar sua guitarra em melodias que passam muita emoção a cada um dos seus quase cinco minutos. Com uso de teclados que trazem dedilhados mais viajantes Salah El Dine, que denota sua cultura árabe, prossegue ganhando mais harmonia e linhas técnicas um tanto quanto melódicas, que se aceleram em algumas partes e evidenciam o caráter épico da música. Attila The Hun possui um andamento que exibe um clima de batalha no ar tal qual como uma marcha, das realizadas pelos povos do oriente, pelos momentos de maior apreensão em um combate, seus horrores e depois a festa da vitória. E o mais curioso até aqui de Ancient Conquerors é que as músicas passam mesmo melodias de tempos passadas na história.

    Em Xerxes I, uma homenagem ao rei Persa da dinastia Aquemênida, assassinado pelos seus próprios súditos e marcando assim o final deste império. Bem na parte musical desta quarta canção temos, seja no piano ou na velocidade dos riffs de Wael Daou uma harmonia muito bonita e de técnica exuberante, aliás, são impressionantes as evoluções que o músico realiza em sua guitarra de trechos rápidos e lentos levando quem a ouve imaginar a situação de um conflito de grandes proporções, como os que foram vividos pelo personagem. No final, o guitarrista retoma o peso e abusa da alavanca.

    Para Domitian ouvimos um ritmo mais festivo em seus primeiros acordes, depois segue por linhas que são bastante agradáveis de se curtir e comprovam o enaltecimento da sua imensa capacidade do guitarrista em produzí-las. Encerrando Ancient Conquerors temos Hiram I em um clima viajante e cheio de melodia com longos solos que passam uma quantia de paz em seu decorrer muito grande. O crescente positivo desta sexta canção gratifica, energiza o ouvinte e cria a vontade de ouvir o cd novamente.

    Muito interessante a ideia de Wael Daou neste Ancient Conquerors ao intitular cada uma de suas músicas com o nome de um grande conquistador e inclusive de colocar um pouco de sua história no encarte do cd. Imagino o desafio na composição dos temas para criar canções que dignifiquem os nomes dos conquistadores. Quem aprecia guitarristas do porte de Yngwie Malmsteen, Steve Vai e Joe Satriani deve conhecer o cd.    
Nota: 9,0.

Site: http://www.facebook.com/wael.samidaou; https://www.facebook.com/waeldaouguitars
 e https://soundcloud.com/waeldaou.

Por Fernando R. R. Júnior
Janeiro/2014

Voltar para Resenhas