Warpath - Massacre
EP - 7 Faixas - Fabrica Sonora - 2010

    O Warpath começou a existir quando os integrantes do Mercy Killin decidiram que deveriam renomear a banda, fato ocorrido em 2004. Depois disso, a batalha do atual trio da cidade de Ananindeua/PA pelo underground prosseguiu como open-act de nomes como Subtera, Iconoclasm, Desaster (ALE), Torture Squad, Violator e visitas em cidades do norte do país como, Teresina (PI), Macapá (AP), Santarém (PA), Castanhal (PA), Porthell (Portel-PA).

    Embasando essas viagens, eles lançaram em 2005 o demo The Killing Time e em 2010 lançaram Massacre, que será o assunto desta resenha foi gravado, mixado e masterizado por Márcio Basstorm ( voz e baixo ), Danilo Guitartillery ( guitarra ) e Samir Wariss ( bateria ) no Vertigo Studio em Belém/PA entre 6 e 11 de julho de 2009 com André Mattos. Vale lembrar que o Warpath obteve um destaque maior no Brasil ao ganhar a seletiva do W.O.A. Metal Battle de sua região.

    Bombs With American Stamps abre o feroz Thrash Metal do Warpath com velocidade e vocalizações que chegam próximas ao Death Metal, mas que lembram do Sodom pela força matadora realizada pelo trio nos solos de guitarra, bateria e baixo. Mantendo a aceleração e a agressividade em alta, o Warpath toca Atomic Discharge To Kill Is The Sentence com um início instrumental muito bem feito, cheio de explosivos solos de Danilo Guitartillery na guitarra, que empolgam logo de cara e são cantados com muita fúria por Márcio Basstorm. E não posso deixar de destacar as inversões de andamento feitas nesta música por Márcio Basstorm e Danilo Guitartillery no baixo e guitarra, respectivamente.

    A enfurecida World's Decay é a seguinte de Massacre e segue com um ritmo um tanto cadenciado, que é novamente cantado com ímpeto por Márcio Basstorm promovendo junto ao andamento forte de bateria, baixo e guitarra, um Thrash Metal visceral dotado de grandes evoluções e viradas. Para Legacy Of War, o Warpath recebe o convidado Vinicius Carvalho do Anubis nos solos de guitarra em um andamento cadenciado mais voltado para a linha do Megadeth, porém com uma seção instrumental de muita qualidade fazendo esta quarta canção ser qualificada com uma das melhores do cd.

    Nas três últimas músicas de Massacre, o Warpath nos mostra sua performance ao vivo com “Eternal Violence”, ”Destroying” e "Tortured Until The Soul”, todas gravadas no dia 5 de abril de 2008 no Programa Balanço do Rock da Rádio Cultura FM de Belém/PA, que foram remixadas e remasterizadas no Vertigo Studio por André Mattos. A primeira é Eternal Violence, que é executada com a maior aceleração de baixo, guitarra e bateria, além de muita cólera nos vocais de Márcio Basstorm.

    Depois, a segunda é a cadenciada Destroying Our Beliefs e então podemos sentir a ira presente nos vocais de Márcio Basstorm em meio a uma parte instrumental muito bem feita, envolvente e devidamente violenta. Destaque para a artilharia que é formada pelos solos de guitarra e bateria. Encerrando esta trinca ( e também o cd ) temos Tortured Until The Soul, que o baterista William Drumaniakk dispara alguns “triggers”, que introduzem o veloz caos proposto pelo Warpath em um consistente Thrash Metal daqueles para agitar incessantemente, que fica ainda mais rápido e violento quando Márcio Basstorm começa a cantar.    

    O título do álbum do Warpath - que em suas letras retrata as guerras e suas consequências, além da decadência da sociedade atual - é a melhor definição do que você irá encontrar no cd, posso dizer que é um verdadeiro massacre Thrash Metal tocado à toda velocidade por um vigoroso trio da região norte brasileira, que seguiu a escola de nomes como Sodom, Slayer, Kreator e Exodus nos fornecendo sete sons para bater a cabeça com plena satisfação.
Nota: 8,5.   

Site: www.myspace.com/warpathband.

Por Fernando R. R. Júnior
Janeiro/2013

Voltar para Resenhas