Astafix - Live In São Paulo
11 Faixas - Voice Music - 2011

    Após dois anos de formação, a banda de Metal Astafix lançou pela Voice Music o registro de seu primeiro show na capital de São Paulo, que aconteceu no dia 4 de setembro de 2010 no CB Bar e o quarteto formado por Wally nos vocais e guitarra ( e que já foi responsável pelo CPM-22 ), Thiago Caurio na bateria, Paulo Schroeber nas guitarras ( ex-Almah ) e Ayka no baixo e vocais, executou quase todas as músicas de End Ever, seu cd debut. A direção do show e edição é um ótimo trabalho de Ben Hur ( responsável também pelo vídeo de Desordem e Retrocesso ) e a mixagem e pós produção ficaram à cargo do guitarrista Paulo Schroeber.  

    Com imagens em preto e branco para a introdução, ao som de instrumentos de sopro, Red Streets abriu a apresentação do Astafix com o Thrash Metal agressivo praticado pelo quarteto radicado em São Paulo/SP e deu para ver como o Astafix caprichou nas partes cadenciadas com muitos solos e muita distorção. Em seguida, False Eyes, que é pesadíssima e possui uma linha caótica que lembra o Sepultura, especialmente pelos urros de Wally, que manteve o clima destruidor do show. The 13Th Knot deu sequencia à apresentação do Astafix de forma mais cadenciada, mas não menos agressiva, com solos que exibiram a habilidade de Paulo Schroeber nas seis cordas. Título do debut cd da banda, End Ever entrou com muitos 'triggers' na bateria em um ritmo mais cadenciado, que é ideal para se bater a cabeça.  

     The Havoc Clucth exprime um grau de fúria que não é contida e é exposta para valer nos urros e nos solos de guitarras. Dead Forever a agressividade e a cadência são elevadas ou diminuídas de acordo com os 'triggers' feitos pelo baterista Thiago Caurio ou nos solos de guitarra de Paulo Schroeber, e nas partes mais elevadas, o vocalista Wally grita com muita cólera.

    Em Drown Your World, o Astafix quase fugiu do andamento cadenciado de suas músicas, pois percebeu-se algumas acelerações, entretanto, quem merece um destaque é o baixista Ayka que disparou notas muito altas. Chiper novamente nos lembra do Sepultura na fase Derrick Green, com muito peso, urros, solos distorcidos e atuações esmagadoras da cozinha da banda, ou seja, do baixista Ayka e do baterista Thiago Caurio.

      Antes de Black Blood Blight, o baterista Thiago Caurio faz um curto solo que percorre todo o seu kit com muita técnica e quando as linhas cadenciadas da música ganham vida, a primeira impressão que eles nos passam é de uma desolação completa. O guitarrista Paulo Schroeber também realiza seu competente solo individual, onde exibiu muito de sua capacidade, que serviu de introdução para Desert Eyes, que começou nos toques graves do baixista Ayka para depois mergulhar de cabeça no peso desta curta música.

    A ácida Desordem e Retrocesso é vociferada em português bem rápido e encerrou a apresentação do Astafix no CB Bar. O vídeo durou exatos 42 minutos e suas imagens alternam momentos em colorido com outros em preto e branco, mas captaram a essência da banda em alto e muito bom som, o que me levou a parabenizar o trabalho de produção de Live In São Paulo.

    Nos extras temos os clipes de Red Streets, este dirigido por Raul Machado que conta a história de um homem-bomba e enfatiza detalhadamente o peso da banda, e também o clipe de Desordem e Retrocesso dirigido por Ben Hur, cujo cenário são as ruas da cidade de São Paulo e exibem uma forte crítica aos políticos corruptos que infestam nosso país.

    O DVD Live In São Paulo conta ainda com um documentário intitulado The Beginning exibindo o principio do Astafix, ou seja, como eles se conheceram, muitas fotos e imagens de bastidores, que são bem ao gosto dos fãs. Também encontramos uma outra versão do clipe de Red Streets sem incluir a história do homem-bomba, só exibindo a banda além do Making Off bacana desta música, tudo isso em menus animados e fáceis de se interagir.

    O lançamento Live In São Paulo da Voice Music mostra o Astafix em uma ótima e competente apresentação que é uma excelente divulgação do Death/Thrash Metal praticado por eles. Quem gosta do estilo e é aficionado pela qualidade das bandas brasileiras, deve incluir na coleção, pois potencial para empolgar, eles provaram que possuem.  
Nota: 9,0.
 
Site: http://astafix.com/ e www.myspace.com/astafix.

Por Fernando R. R. Júnior
Setembro/2011

Voltar para Resenhas