Dark Funeral - Attera Orbis Terrarum - Part 2
DVD 1 - 22 faixas e DVD 2 - 19 Faixas - 2010 - Shinigami Records

    O Dark Funeral, banda de Black Metal sueca está na ativa desde 1993 e no ano de 2008 lançou a segunda parte de Attera Orbis Terrarum com mais dois shows completos gravados na turnê sul-americana do álbum Attera Totus Sanctus, sendo que um foi em Buenos Aires e tornou-se o primeiro DVD e o outro em São Paulo que é o segundo DVD. Na época a infernal formação era a seguinte: Lord Ahriman e Chaq Mol nas guitarras, Emperor Magus Caligula nos vocais, B-Force no baixo e Matte Modin na bateria.

DVD 1 - Live in Buenos Aires, Argentina, 06/10/2006

    O DVD 1 é um registro gravado na capital dos 'hermanos' no dia 6 de outubro de 2006 e as canções Intro e King Antichrist começam com o blasfemo Black Metal do show do Dark Funeral e o visual do vocalista Emperor Magus Caligula mais parece com um Uruk Hai do Senhor dos Anéis e a iluminação vermelha e o grande banner no fundo do palco caracterizam o inferno que o quinteto quer mostrar neste show, que é ampliado com Diabolis Interium e Ravenna Strigoi Mortii, aliás nesta última o vocalista anuncia que o show estaria sendo gravado e aí os fãs ficam ainda mais contentes e empolgados. Assim tome 'triggers' na bateria, solos ferozes de guitarras e muito bate cabeça.

    Entre uma música e outra Emperor Magus Caligula fala muito pouco, limitando-se quase apenas a anunciar o título, e assim ele fez com The Arrival Of Satans Empire, um Black Metal velocíssimo e brutal. Tenho que comentar também as vestimentas dos membros do Dark Funeral que parecem armaduras de combate medieval, daí explica-se a pouca mobilidade dos músicos no palco. Mas o que falta em movimento, sobra em agressividade como é visto em Open The Gates com uma integração perfeita de guitarras, baixo e bateria, todos tocados furiosamente.

    O público argentino mostrou que aprecia a banda e recebe em troca Vobiscum Satanas com seu urro inicial monstruoso e solos destruidores de guitarras. Aos berros de "Dark Funeral...Dark Funeral" bradado pelos presentes e após os agradecimentos do vocalista, 666 Voices Inside eclode e continuou o show com toda a violência sonora que o quinteto sueco produz. Para avisar que The Secrets Of The Black Arts, o vocalista diz que vai contar um segredo e rapidamente ele e a banda atacam com esta pancada blasfema. Em seguida, uma do então novo álbum do Dark Funeral com Attera Totus Sanctus, que é um pouco mais cadenciada no inicio até descambar numa violência única.

    Fazendo a galera a gritar Emperor Magus Caligula anuncia Hail Murder e o baterista Matte Modin dá o 'timing' da velocidade que a banda deve imprimir na música. Após uma breve pausa, tempo que o vocalista utiliza para filmar os fãs gritando "Dark Funeral" repetidas vezes, a obscura Atrum Regina segue o show. Após Emperor Magus Caligula se dependurar em uma das extremidades e dizer que está triste pelo show estar chegando ao final, o Dark Funeral executa as duas últimas do set list ( My Dark Desires e An Apprentice Of Satan ) para em seguida devastar tudo e ser aclamado pelos fãs. Com apenas cinco câmeras o Dark Funeral devastou a noite em Buenos Aires. A direção foi de Octavio Lovisolo e a gravação de Erik Sjölander e Markus Miljand. A mixagem final aconteceu no Studio Wasteland em Uppsala, Suécia no trabalho do citado Erik em parceira com Örjan Örnkloo

  De extras neste primeiro DVD temos a Fan Footage com as músicas The Dawn No More Rises ( Chicago, 1997 ), Satans Mayhem ( Manhattan, 1997 ), The Secrets Of The Black Arts ( Westland, 1999 ), Shadows Of Transylvania ( San Bernadino, 2000 ), Bloodfrozen ( New York City, 2000 ), An Apprentice Of Satan ( Hollywood, 2004 ), King Antichrist ( Los Angeles, 2007) Diabolis Interium ( Montreal, Canadá 2007) e cada uma mostrando a trajetória dos primeiros  14 anos de banda. Claro que a qualidade não é a mesma do vídeo principal, pois são filmagens amadoras dos fãs em pleno underground, mas colecionador quer tudo que encontra da banda.

DVD 2: Live in São Paulo, Brasil, 23/09/2006

    Depois dos argentinos, os brasileiros foram registrados neste lançamento com o show realizado em São Paulo/SP mostrando a vibração dos brasileiros na Intro/King Antichrist e toda sua selvageria em forma de urros blasfemos que fizeram as primeiras rodas surgirem na casa. Diabolis Interium assim como no show da Argentina é a segunda e as imagens alternam momentos em preto e branco em um ritmo intenso. As primeiras saudações aos fãs são seguidas com a destruidora Ravenna Strigoi Mortii que transformam a pista em uma grande roda de mosh. Já na rápida The Arrival Of Satans Empire a pancadaria do Dark Funeral continua sem piedade, entretanto, alguns trechos suspeito que até o camera-man resolveu bangear, pois a imagem treme um pouco. Open The Gates segue o show e o incansável baterista Matte Modin espanca todo o seu Kit de bateria e segue com Vobiscum Satanas, uma 'disgraceira sonora' com solos velozes e blasfemos do Dark Funeral.

    666 Voices Inside é anunciada e a aceleração instrumental da banda vai ao limite. Mais uma saudação de Emperor Magus Caligula seguida de uma convocação para que os fãs participem em uma furiosa roda com os riffs cadenciados de Attera Totus Sanctus, pena só que as imagens mescladas atrapalharam um pouco o DVD. Na seguinte, The Secrets Of The Black Arts vemos os versos infernais que mostram a brutalidade da banda e não deixam ninguém parado. Assim como na Argentina, o vocalista solicita para os fãs gritarem com ele para que se inicie o massacre de Godhate. Depois foi a vez da sinistra e cadenciada Hail Murder, e apesar da força extrema do show do Dark Funeral, não vi neste DVD muitas imagens de rodas de empolgação, somente os fãs socando o ar com força.

O vocalista Emperor Magus Caligula avisa que a próxima é uma das primeiras gravações da banda e assim executam a rápida e pesadíssima Atrum Regina para destruir com as estruturas da casa de show. Assim como vimos no primeiro DVD, My Dark Desire e An Apprentice Of Satan encerram o espetáculo. A direção do show no Brasil foi da Tribo Mgazine por Ciero e Trek enquanto que Markus Miljand foi o engenheiro de som e a mixagem foi a mesma do show na Argentina.

    De extras neste segundo DVD temos as músicas My Dark Desires ( em Porto Alegre ), The Arrival Of Satans Empire ( em Santiago no Chile ), Vobiscum Satanas ( na Guatemala ), Open The Gates ( em Mexico City, México) e Godhate ( em Campinas ), algumas mostrando a vibração da galera antes do inicio do show, e é aquilo que afirmo: fã de Heavy Metal tem o mesmo estilo em qualquer lugar do mundo.

        Dois grandes shows neste lançamento da Shinigami Records que captaram o Dark Funeral em apresentações matadoras, e por mais que nós brasileiros não queríamos admitir, o show na Argentina foi melhor e a galera agitou e curtiu mais.
Nota: 7,5

Site: www.darkfuneral.se


Por Fernando R. R. Júnior
Julho/2011

Voltar para Resenhas