Electric Blues Explosion - Strenght To Go On
 DVD 14 Faixas e
CD 11 Faixas - Independente - 2014

    Lutar, correr, batalhar, persistir... palavras que são comuns quando pensamos em quaisquer uma das muitas bandas de Rock do cenário brasileiro. E é também o caso do Electric Blues Explosion, projeto criado pelo guitarrista e vocalista Rodrigo Campagnolo no final de 2006, que na época tocava covers de Blues e Southern Rock de nomes como Alman Brothers, B.B. King, Gary Moore, Eric Clapton, Stevie Ray Vaughan, Buddy Guy, Lynyrd Skynyrd, Joe Bonamassa, John Mayer, Keny Wayne Shepperd, Pride and Glory e Gov’t Mule. Entretanto, a ideia era criar músicas próprias e em 2011, o Electric Blues Explosion lançou de forma independente o seu primeiro cd, o Draw The Line, que foi masterizado na Inglaterra quando Rodrigo Campagnolo estava em turnê com a banda inglesa LiveWire.

    Mesmo com o sucesso e reconhecimento obtido, participações em cinco edições do Mississipi Delta Blues Festival em Caxias do Sul/RS, a banda formada então por Rodrigo Campagnolo nos vocais, violões e guitarras, Graziano Anzolin nos teclados, Nino Heinz no baixo e Cesar de Campos na bateria partiu para seu mais audacioso projeto: a gravação de um cd/DVD registrando um show ao vivo e seu novo cd de estúdio, que foi intitulado como Strenght To Go On. Para conseguir pagar todos os custos desta ousadia, os gaúchos do Electric Blues Explosion buscaram o importante apoio do Financi Arte ( da Secretaria de Cultura de Caxias do Sul/RS ) e lançaram o cd/DVD em formado SMD que é mais barato e mantém a qualidade do trabalho.

    O DVD Strenght To Go On é o resultado da gravação do show ao vivo na Sala de Teatro Professor Valentim Lazzarotto no Centro de Cultura Ordovas em Caxias do Sul/RS nos dias 5 e 6 de março de 2013. A mixagem e masterização tiveram os cuidados de Juliano Boz e do vocalista Rodrigo Campagnolo e foi realizada no Digital Master. A capa é de Marcus Lorenzet do Art Spell.

    Nesta primeira parte da resenha vou me atentar ao cd e que foi gravado em quatro estúdios diferentes, sendo eles: Acit ( bateria, guitarra e Fender Rhodes ), Just a Gigolo Studios ( guitarras, violões e baixo ), Anzola Studios ( teclados ), Digital Masters ( voz, violões, Washboard e harmônicas ) com mixagem e masterização realizada por Juliano Boz e Rodrigo Campagnolo.

    A abertura é com o Rockão de Strenght To Go On em um ritmo puramente setentista muito bem embasado pelos teclados de Graziano Anzolin e pela guitarra de Rodrigo Campagnolo, que canta sua letra nos envolvendo facilmente. A segunda é Cowboy Hat, que começa com um belo uso de 'slide' na guitarra em linhas de Blues deveras emocionantes e seja pela forma de cantar do vocalista do Electric Blues Explosion, pela belíssima parte instrumental ou ainda pelo andamento da música temos uma baita sonzeira, que faz seus longos solos de guitarra cravarem na alma. Para Drawned Again temos uma composição de linhas mais 'sujas' alinhadas pelos solos de teclados e pelas notas sempre constantes de baixo, bateria e guitarra, que conectam o fã ao som à maneira que Rodrigo Campagnolo canta um Blues/Rock de primeira com 'DNA Purpleano'.

     De início acústico e com muito sentimento nos vocais, Lines In The Sand passa sua energia positiva em um ritmo Blues/Rock repleto de cativantes melodias, que se gosta imediatamente com destaque aos solos de guitarra que estão combinados aos teclados promovendo um verdadeiro deleite aos fãs de Lynyrd Skynyrd. Com andamento rápido e elétrico, o Rock presente em Just Fine te chama para cantar e interagir com a banda em seu estilo estradeiro, onde baixo, bateria, teclados e vocais atingem um clímax no solo de guitarra do jeito que adoramos.

    Com toques cheios de habilidade feitos pelo baixista Nino Heinz, Tell Me num ritmo mais Funk, marca a sexta de Strenght To Go On, que sofre uma viajante alteração deixando-a mais calma, mas sempre com uma atuação "Classe A" dos músicos do Electric Blues Explosion, seja nos vocais ou nos demais instrumentos. Na quase introspectiva For So Long, os gaúchos nos mostram belas linhas acústicas e um tanto que viajantes, mas sempre com altas doses de emoção, que aumentam quando eles aplicam sua alta potência no seu decorrer, especialmente nos riffs de Rodrigo Campagnolo.

     Hora de mergulhar no Blues com Back To You, mas de forma mais calma pelo uso do 'slide' e pelo jeito que os vocais são cantados, mas isso até o tecladista Graziliano Anzolin e o baterista César de Campos aumentarem o nível desta provocante composição, que nos intima a cantar junto ao seu crescente a la Alman Brothers.

    Com um aspecto mais sombrio, Point Of View passa em seu ritmo mais lento muita 'voltagem' de guitarra com suas linhas de Blues sendo vocalizadas com muita entrega, além de um comprometimento muito grande dos demais músicos, onde sente-se que o Electric Blues Explosion colocou partes de sua alma no som. Confirme sentindo isso nos solos de guitarras que temos nesta nona faixa do cd.

    A contagiante House Of Beer ( regravação do Exit 11 ) destaca em suas linhas de violões e vocais ( ambos feitos com muita dedicação ) os convidados Toyo Bagoso na gaita e também Vini Rocha na Washboard, que juntos fizeram uma versão de um Blues quase rural, que certamente será um clássico do Electric Blues Explosion ao vivo. E esta dupla prossegue na última faixa do cd Strenght To Go On, a Spittin´Out, que também é acústica, nesta mesma linha rural de Blues, porém, mais rápida em alguns trechos e cantada com um venerável feeling por Rodrigo Campagnolo, além de contar com exuberantes solos de gaita de Toyo Bagoso. Se este lançamento não tivesse o DVD já seria altamente recomendável, mas possui então vamos aos seus detalhes.

DVD: Strenght To Go On - o show

    Naqueles momentos que antecedem ao show, onde a banda se prepara para ir ao palco ao som da faixa Intro em linhas quase progressivas e nesta viagem 'Floydiana' somos conectados a uma curta entrevista e depois recebemos a brilhante execução da música título Strength To Go On, que deixa claro em sua versão ao vivo toda a destreza que o Electric Blues Explosion possui.

    E uma coisa se tornou um padrão neste DVD, antes de cada música temos um comentário sobre a mesma feito por algum dos integrantes da banda, e desta vez, o tecladista Graziano Anzolin fala sobre a seguinte, que é a Tell Me, um Blues 'funkeado' dotado de uma excelente harmonia. Comentando sobre suas influências, Rodrigo Campagnolo fala do cd de Jeff Beck que  mudou sua vida  e depois somos expostos ao vibrante Blues/Rock de pegada setentista de Hold On To Your Faith, que resulta em muitos aplausos dos presentes.

    Antes de tocar a Strat Too Long, ele conta mais algumas curiosidades sobre a guitarra usada e depois recebemos o Rock calmo de levadas de Blues da canção, que é vocalizada com muito carisma e conta com ótimos solos de guitarra, que são gostosos de se ouvir ante a uma base animada de baixo e bateria, que passam muita energia em sua execução.

    Nos comentários da seguinte, o tecladista Graziano Anzolin fala sobre o solo de teclados que criou para a música e aí... Drawned Again vem com todo o vigor que esperamos e com o solo de teclados citado por ele, que traz com um destaque os 'slaps' feitos pelo baixista Nino Heinz, além de seu fascinante solo de guitarra. Novamente falando sobre suas influências e como trilhou o Blues como estilo de vida, o guitarrista Rodrigo Campagnolo deixa a dica porque Lines In The Sand é uma das melhores deste Strenght To Go On, que nesta versão ao vivo conseguiu nos sensibilizar ainda mais, graças à ótima atuação dos músicos e aos ótimos closes da equipe de filmagem.   

    Para a próxima, ele comenta sobre os guitarristas que fizeram releituras de clássicos do Blues e quando estamos novamente no show hora do Rock´n´Roll rápido e empolgante de Just Fine, que destaca a boa voz de Rodrigo Campagnolo em ação, além de seus reluzentes solos de guitarra.

    Born To Live é um Blues eletrificado com o vocalista e guitarrista deixando sua Fender de lado para nos brindar com solos encantadores, que são oriundos de uma Gibson Les Paul, que nesta música são amparados por atuações marcantes de baixo, bateria e principalmente de teclados, enfim, uma baita sonzeira altamente convidativa para se curtir.

    De volta a mais uma breve entrevista, onde novamente são abordadas as influências, temos em instantes depois, a viajante For So Long, que apresenta um estilo Hard Rock na linha de Deep Purple e Uriah Heep em uma versão de muita eletricidade. E ao contar a história da seguinte, a qual possui o título de Better Half, o que temos é um Blues lento e romântico, que enaltece a harmonia do quarteto, cuja pegada se mostra muita afiada e com a capacidade de enfeitiçar o fã do estilo.

     Em mais uma rodada de comentários, o vocalista nos mostra alguns solos e comenta sobre o Rock´n´Roll, e então, temos a robustez de Back For You, que ao vivo ficou sensacional e mais pesada. Depois ele nos conta sobre a origem da banda e exibe a Sunday Afternoon, que é daquelas músicas que vão direto para o coração do fã de Blues com suas linhas espirituais.

    Próximo ao final do DVD temos uma canção do primeiro cd, que é justamente a sua faixa título, a Draw The Line, que possui peso e uma ótima melodia, além de muito 'feeling' a cada nota com grandes atuações dos músicos do Electric Blues Explosion.

    A última do DVD é a Cowboy Hat, cuja criação é uma curiosidade muito interessante que deixo você descobrir ao assistir o vídeo e seu andamento "pé na estrada" é tocado com toda a dedicação da banda te seduzindo rapidamente.

    Nos extras temos a opção de ver o show sem as entrevistas, o que pode ser muito interessante, e assistir estas entrevistas juntas, além do making-off do palco em velocidade alterada. As imagens do DVD ( com vários ângulos de várias câmeras ) e o som captaram com precisão toda a essência do Electric Blues Explosion ao vivo e torna-se um daqueles vídeos que vale a pena rever sempre.

    É bom saber que possuímos no Brasil uma banda como o Electric Blues Explosion que é fiel as tradições do estilo, que passa muito 'feeling' em suas músicas e que produzirá muito mais ao longo dos anos, provavelmente se tornando um dos grandes nomes do país.

    Para quem aprecia Alman Brothers, Lynyrd Skynyrd, Deep Purple, Uriah Heep e os mestres do Blues do americanos saiba que este é um trabalho altamente recomendável, pois, a banda passa com facilidade neste cd e DVD a tradução de seu nome: uma explosão de Blues elétrico tocado sempre com muita categoria e que conquista instantaneamente.
Nota: 10,0.

Sites: http://www.facebook.com/ElectricBluesExplosion
e http://www.soundcloud.com/electricbluesexplosion.

Por Fernando R. R. Júnior
Junho/2015

Voltar para Resenhas