Emperor - Live At Wacken Open Air 2006
 'A Night Of Emperial Wrath'

DVD - 12 Faixas - Shinigami Records - 2010

    Um dos melhores lugares do mundo para a gravação de um DVD é sem dúvidas no festival Wacken Open Air, evento que acontece todo ano na Alemanha, e em agosto de 2006, a banda norueguesa de Black Metal Emperor, após anunciar seu fim em 2001, realizou um show matador como podemos confirmar ao assistir esta apresentação lançada no Brasil pela Shinigami Records. A formação desta histórica noite foi a seguinte: Ihsahn nos vocais e guitarra, Samoth na guitarra, Trym na bateria, além dos músicos convidados Seeth Damon no baixo e backing vocais e Einar nos teclados e também backing vocais.

    O show começa na hora que o sol se poe no horizonte e com muitos fogos ( altas labaredas mesmo ), eles disparam a rápida e pesadíssima Infinity Burning com riffs e vocais furiosos, teclados sombrios, bateria esmagadora, todos fundidos de forma excelente no estilo Black Metal da banda, aliás, o processo foi tão bom, que nem se percebe quando a  segunda do set entrou em cena, Keys To My Creations & Times, dado a coesão exibida pela banda na apresentação. Thus Spake The Night Spirit tem uma intervenção maior de teclados, muito peso extremo e os ferozes vocais de Ihsahn. Aos gritos de " Emperor....Emperor" dos fãs, o quinteto enviou An Elegy Of Learos, uma sombria canção que fica mais pesada e raivosa a cada momento.

    Com apenas algumas curtas falas o vocalista Ihsahn solta um grito assustador e novamente, com o uso das pirofagias e uma iluminação nota 10 ( detalhe, durante todo este show no Wacken da banda norueguesa ), Curse You All Men surge no palco. Ihsahn agradeceu seus fãs mais uma vez e avisou que a seguinte é a matadora With Strengh I Burn, dotada de um ritmo agressivo muito bem vocalizado e com uma atuação competente do tecladista Einar, aliás,a aceleração que o Emperor impõe é para arrebentar com tudo mesmo. Towards The Pantheon começa com solos rápidos, vocais agressivos, bateria incansável, teclados com ares sombrios, enfim, um Black Metal dos mais escuros possíveis.

    The Majesty Of The Nightsky é ligada com a anterior literalmente, pois, o peso matador continua sem parar e só é interrompido quando Einar sola seu teclado, nesta hora é justamente que Ihsahn realiza a parte falada da música, um momento que é acompanhado com muitas palmas vindas da plateia.

    The Loss And The Curse Of Reverence é outra brutal composição do Emperor exibida a toda velocidade com vocais guturais, bateria destruidora, enfim, uma pegada para valer da banda. In The Wordless Chamber é anunciada após Ihsahn perguntar ser os fãs conhecem o álbum Prometheus ( último cd da banda de 2001 ) e então seguem com outro som extremo e durante o solo de teclados, o vocalista apresenta seus companheiros de banda. Depois, Ihsahn veste uma capa com pontas e inicia I Am The Black Wizards com solos velozes e pesados, além de vocais  muito violentos levando para um final apocalíptico. E para encerrar de vez com o excelente set de Live At Wacken Open Air 2006 - 'A Night Of Emperial Wrath', o Emperor executou Inno A Satana com todo o peso blasfemico que fez os fãs explodirem de alegria.

    Foi pouco mais de uma hora de um show forte, intenso, com uma captação de imagens e de som perfeitos, além da ótima iluminação, tivemos também labaredas de fogo que fizeram desta apresentação do Emperor ser inesquecível para os fãs, daí o motivo do registro em DVD. Nos extras temos imagens de shows, cenas de sessão de autógrafos, entrevistas, por trás das câmeras do dia da gravação no Wacken, imagens dos fãs antes dos shows, e muitos bootlegs ao vivo em locais como: Noruega em 2006, Chicago e Nova Iorque em 2007 e também as sessões de solos para a revista Guitar Player. Enfim, Emperor Live At Wacken Open Air 2006 - 'A Night Of Emperial Wrath'  é um artefato profano que deve estar em sua coleção.
Nota: 9,0.

Site: http://www.emperorhorde.com/.

Por Fernando R. R. Júnior
Novembro/2011

Voltar para Resenhas