Hangar - Live In Brusque/SC, Brazil
DVD Duplo - Making Of Produções - 2016

        Dentro do processo de divulgação do novo cd do Hangar, o excelente Stronger Than Ever ( confira resenha ), o quinteto formado por Pedro Campos nos vocais, Cristiano Wortmann na guitarra, Fábio Laguna nos teclados, Nando Mello no baixo e o mentor Aquiles Priester na bateria se dirigiram para a cidade catarinense de Brusque para a realização de um show com uma megaprodução e na fase que pode ser considerada como a melhor da banda, que foi o primeiro da turnê deste novo disco. O registro aconteceu no projeto Rock na Praça 2016 e já está incorporado na tradição daquela região e a captação das imagens, que utilizaram 18 câmeras Full HD, um drone e duas gruas é da Foggy Filmes de propriedade do músico Júnior Carelli, que é o tecladista do Noturnall.

    A produção do DVD é de Aquiles Priester e a mixagem de Adair Daufembach no Daufembach Studio e foi realizada em Los Angeles, na Califórnia ( Estados Unidos ) enquanto que a masterização é do experiente Svante Försback no seu Chatmakers Studio em Espoo na Finlândia.  Live In Brusque foi gravado com o Mobile Studio Noton de Marcos Alberton em Brusque no dia 11 de junho de 2016 e a capa e seus encartes são assinados por João Duarte da J. Duarte Design.

  No primeiro DVD temos o show na integra, que começa com a galera ansiosa e logo na abertura temos a The Sound Of Our History com uma pós-produção visual formidável digna de Hollywood com imagens dos álbuns do Hangar e logo depois, já com a banda no palco, a primeira executada foi a recente e pesada Reality Is A Prison em um espetáculo à parte de iluminação e as câmeras capturando tudo que acontece no palco com perfeição, sendo que dá para reparar na apurada técnica dos músicos do Hangar.

    O telão atrás, no fundo do palco, projeta imagens dos discos e das músicas que são tocadas e The Revenant, outra da novas que foi a seguinte, conta com um impactante peso ao vivo, provavelmente por conta dos incansáveis pedais duplos de Aquiles Priester em sua gigante bateria. Aos gritos de "Hangar... Hangar...." emanados da plateia, eles seguem com Forgive The Rain do The Reason Of Your Conviction e podemos observar a eficiência do líder Aquiles Priester em cada toque em sua bateria e também como Pedro Campos canta empolgado comandando os fãs com muita atitude exercendo muito bem o papel de frontman.

    The Infallible Emperor 1956 ( do Infallible ) é a próxima que tem sua execução brilhante garantida por cada um dos músicos e que você deverá reparar na participação dos fãs. Finalmente, o vocalista fala com o público e anuncia a nova Beaty In Dispair com seu ritmo animado e todas as suas partes complexas, onde ficamos impressionados ao assistir. Do álbum Inside Your Soul temos a To Time A Land, uma das mais antigas, Aquiles Priester veste sua máscara de polvo, Pedro Campos a canta com enorme destreza e o guitarrista Cristiano Wortmann se movimenta mais pelo palco, assim como o baixista Nando Mello. E que solos de guitarra ele faz neste vibrante Power Metal sempre com sua Flying V.

    Em seguida - e do novo Stronger Than Ever - temos Forest Of Forgotten com seu estilo mais Prog Metal enfatizado nos solos de teclados tocados por Fábio Laguna combinados aos de bateria feitos por Aquiles Priester e guitarra capitaneados por Cristiano Wortmann, que ao vivo se tornou ainda melhor com a fúria que foi cantada. Do The Reason Of Your Conviction entre vários "hey... hey... hey...", o Hangar dispara a cadenciada One More Chance com Aquiles Priester participando dos backing vocals enquanto vemos porque do seu apelido de polvo ( aliás, fico me perguntando como ele consegue fazer tudo isso? ).

 

    Pedro Campos feliz da vida comenta da gravação do DVD e que a galera presente fará parte da história para então anunciar a nova e belíssima Just Like Heaven, onde realizou uma interpretação realmente envolvente. A sintomática Call Me In The Name Of Death ( do The Reason Of Your Conviction ) também foi inclusa no set list, elevou a energia do show e nos favoreceu para perceber o alcance vocal de Pedro Campos, além de todos os longos solos de Cristiano Wortmann na guitarra.

     Com muito 'feeling' Based On A True Story ( Time To Forget ) do Infallible emociona e acalma um pouco o vigor do espetáculo, onde podemos assistir aos solos de Cristiano Wortmann e as melodias de vocais de Pedro Campos e Aquiles Priester sustentadas nos toques de teclados de Fábio Laguna. E este momento mais suave do show em Brusque continua com a revigorante A Letter From 1997 ( MHJ ), que ficou tão esbelta ao vivo quanto é no cd Stronger Than Ever e aclamo com um ponto alto deste vídeo, não deixe de conferir.

    Pedro Campos pede ajuda de Cristiano Wortmann para cantar a Haunted By Your Ghosts ( do Acoustic But Plugged In! ) e o guitarrista mostra que também é possuidor de uma ótima voz ao dividir os versos com ele. Com um breve solo de bateria de Aquiles Priester, a rápida Hastiness ( do The Reason Of Your Conviction ) enaltece o lado Power Metal do Hangar finalizando a primeira parte do show. Os ares sombrios de Just The Beginning com somente as falas trazem o quinteto de volta ao palco para encerrar a apresentação com a acelerada e fortificada The Reason Of Your Conviction, um Prog Metal técnico onde o lado Heavy Metal vai aos holofotes garantindo a agitação frenética dos fãs em Brusque. Durante os agradecimentos notamos que o Hangar sentiu que fez um grande show nesta fria noite da cidade catarinense.

    No segundo DVD temos os clipes, o making off e muitas entrevistas. Os clipes são para as músicas Reality Is A Prison ( tão insano quanto seu ritmo ) e Just Like Heaven ( com a banda em um bar e várias gatinhas ), sendo que ambos ficaram ótimos. Na parte dos 'making offs' temos dois, um relacionado com todo o trabalho de montagem do palco em Brusque e outro detalhando as gravações dos clipes, onde podemos reparar o trabalho que dá para produzir um clipe com a qualidade vista aqui.

    As entrevistas foram disponibilizadas para que cada um dos integrantes do Hangar contasse suas experiências seja com a banda ou outros temas que são interessantes de se conhecer e o primeiro a contar é o mentor Aquiles Priester, que comenta sobre o disco, a gravação do show em Brusque e das histórias boas e ruins enfrentadas por eles na estrada. Depois, Nando Mello também comenta destes temas, sobre a cena Heavy Metal Brasileira e nos revela algumas curiosidades. O próximo a contar sua vivência é Fábio Laguna seguido por Cristiano Wortmann em depoimentos que são sempre bacanas de assistir. Por fim, o novo vocalista Pedro Campos divide suas ideias e expectativas com os fãs. 

    Foram importantes também as declarações de Thiago Rahal Mauro, que é o assessor de imprensa da banda; Gabriel Hatoun - técnico de bateria de Aquiles Priester; Marcelo Matos - técnico de iluminação; Daniel Fernandes - engenheiro de som e Douglas "Vadão" - "roadie", todos colhidos em uma iniciativa muito interessante de dar voz aos membros do time do Hangar e lógico, que uma entrevista com Júnior Carelli e Rudge Campos ( que entre outros ), foram os responsáveis pelo registro do DVD do Noturnall, o The First Night Live ( leia resenha ) e do Avantasia ( do show realizado no Brasil em 2016 em abril ). Além deles, temos também os câmeras André Acca, Felipe Cremogema, Fábio 'Fortinho' Augusto e Júlio Mendoza, todos comentando de suas tarefas e dos desafios para as gravações do DVD.

    Além da vigorosa apresentação do Hangar, que mostrou a coesão deste line up, a captação do áudio e do vídeo deixam claro porque este DVD Live In Brusque/SC, Brazil é um trabalho de qualidade internacional com as melhores músicas de todos os álbuns da banda. Temos aqui um item indispensável aos fãs do Hangar, onde dou os parabéns à banda pelo show seminal, à Foggy Filmes pela sensacional produção e para todos os envolvidos, pelo competente trabalho.
Nota: 10,0.

Sites: www.hangar.mus.br, https://www.youtube.com/user/hangarofficial e https://www.facebook.com/officialhangar.

Por Fernando R. R. Júnior
Fevereiro/2017

Voltar para Resenhas