Iced Earth - Festivals Of The Wicked
DVD Duplo - Shinigami Records - 2011

    A banda norte americana Iced Earth, que desde 1990 lança ótimos discos de Heavy Metal ( e com pitadas na hora certa de Thrash e Power Metal ) que cravaram seu nome na história do estilo, lançou no mercado o seu  terceiro DVD e em formato duplo, intitulado Festivals Of The Wicked com shows gravados ao vivo em importantes festivais mundiais entre 2007 ( o lendário Wacken Open Air de 2007 na Alemanha ) e 2008 ( no Metal Camp na Esolvênia e o Rock Hard Festival na Alemanha ). Festivals Of The Wicked pode ser considerado como o primeiro DVD oficial do Iced Earth, pois o Alive In Athens não filmado com esse objetivo.

    E o interessante é que os shows contaram com formações diferentes e muito significantes na história do Iced Earth, pois em 2007 Tim Ripper Owens estava nos vocais e enquanto na formação de 2008 tivemos o retorno do vocalista Matthew Barlow, que iniciou as atividades junto a Jon Schaffer no ano de 1994.

DVD 1 - Festivals Of The Wicked - Documentary e Metal Camp Slovenia 2008

    Além dos shows ( que comento em detalhes mais abaixo ), temos neste DVD o vídeo intitulado Festivals Of The Wicked - Documentary com legendas em português ( novamente registro um ponto para a Shinigami Records, responsável pelo lançamento no Brasil ) que o líder e mentor do Iced Earth, Jon Schaffer, conta a história da banda desde seu início passando pelas dificuldades que sempre acontecem, das importantes aberturas para nomes como o Megadeth e o Judas Priest ( bandas que ao lado do Iron Maiden, eles são fãs confessos ) que ajudaram no crescimento da banda. Outro tema abordado foi sobre o 11 de Setembro e como isso repercutiu na banda, aliás foi tanto que Matthew Barlow saiu do Iced Earth para tornar-se um policial, e complementa também sobre o seu posterior retorno.

    O guitarrista comenta também sobre os shows que estão no DVD, do relacionamento com os fãs, da entrada de Bred Smedley, e não poderia faltar os seus comentários do antológico show na Grécia em 1999, que resultou no cd triplo Alive In Athems. Outros pontos abordados são a insanidade dos fãs gregos neste dia e os problemas na tarde de autógrafos. É um documentário até que curto, apenas 60 minutos, mas traça um ótimo perfil do Iced Earth e deixa bem claro o respeito com os fãs, além da simplicidade da banda, embora seu mentor, letrista e guitarrista pareça ser mais reservado.

    Ainda neste primeiro DVD temos o show completo no Metal Camp Open Air de 2008, realizado na cidade de Tomim na Eslovênia no dia 5 de julho deste ano, com o Iced Earth formado por Jon Schaffer na guitarra e vocais, Matt Barlow nos vocais, Troy Steele na guitarra, Freddie Vidales no baixo e Brent Smedley na bateria, e com uma competente iluminação Dark Saga abre o show com seu ritmo mais cadenciado, que ganha aceleração e é vocalizado com perfeição. As músicas estão interligadas parecendo que são uma só e com uma captação de imagens e som excelentes temos "Vegeance Is Mine", "Burning Times" ( em exibição de gala ), a célebre Declaration Day, conferindo  um inicio fabuloso que não deixa ninguém parado ( até você leitor(a) quando assistir o show ) dado a atuação vibrante da banda com suas melodias muito bem feitas nas guitarras e vocais. Com o Iced Earth ao vivo a adrenalina não diminui, é sonzeira em cima de sonzeira... e assim, sem pausar a pesada e rápida Violate nos fornece um ótimo ataque do Power/Thrash Metal realizado pelo quinteto. E somente nesta hora que Matthew Barlow troca as primeiras palavras com os fãs, mas apenas para anunciar outro sucesso da banda: Pure Evil ( do álbum Night Of Stormrider ), que aumenta eletricidade e a alegria de assistir o show.

    Depois de elogiar os fãs, Matt anuncia Watching Over Me com seu começo mais melodioso instigando a participação dos fãs. Em seguida o vocalista solta um agudo fortíssimo para cantar Ten Thousand Strong e segue com a sinistra e melódica Dracula, duas músicas cantadas com muito feeling pelo vocalista e dotadas de uma excelente sequencia instrumental. The Coming Curse entra com seu andamento acelerado nos solos dos guitarristas Jon Schaffer e Troy Steele e tem uma das atuações mais marcantes seja nos vocais de Matt Barlow ou na parte instrumental dos demais músicos. Com a a plateia nas mãos eles retornam para o cd The Dark Saga e tocam a bela I Died For You. Uma curiosidade não posso deixar de mencionar: entre uma música e outra os músicos ficam estáticos como titãs por alguns instantes como se aguardassem o momento correto de se mexer para então alvoroçar todos os presentes com sua performance excelente, que cativa ainda mais os fãs.

    Dando sequencia ao show no Metal Camp Travel In Stygian deixa claro a velocidade mais Thrash com vocais Heavy em um momento magnífico com muita participação dos presentes. A próxima da noite foi a apoteótica A Question Of Heaven com uma atuação excelente de Matthew Barlow que foi interligada com a emocionante Melancholy ( Holy Martyr ). Sem dar tempo para respirar, eles enviaram a eletrizante My Own Savior e finalizaram a apresentação no Metal Camp com o Iced Earth, o Heavy Metal intenso que intitula a banda.

DVD 2 - Rock Hard Festival 2008, Wacken Open Air 2007 e Bônus Material

    Com um set list praticamente idêntico quanto o show do Metal Camp, afinal, era a mesma turnê, nesta exibição no Rock Hard Festival assistimos o Iced Earth em Gelsenkirchen - Alemanha, tocando em um palco menor, mas com a empolgação, captação de imagens e som em altíssimo grau. É muito bacana que a sequencia inicial composta de "Dark Saga", "Vegeance Is Mine", "Burning Times", "Declaration Day", "Violate" e "Pure Evil" são tocadas no entardecer do dia 11 de maio de 2008 produzindo uma reação muito forte nos fãs com seus punhos para o alto fazendo o gesto símbolo do Heavy Metal, isso explica porque o show estar incluso neste DVD Festivals Of The Wicked. Antes de cantar Pure Evil, nota-se como o vocalista está emocionado com seus insanos fãs, que se acalmam um pouco na execução de Ten Thousand Strong. A agitação dos alemães ferve novamente quando o Iced Earth toca Dracula e The Coming Curse, ambas em versões marcantes.

    Matthew Barlow anuncia que o show está sendo registrado para um cd ao vivo e  completa dizendo que Travel In Stygian é uma de suas favoritas e certamente, é a favorita de muitos dos fãs. A versão de A Question Of Heaven foi acompanhada de muitas palmas em seu ritmo ora pesado ora mais melodioso. Depois, após uma breve pausa com os incessantes gritos e aplausos dos fãs eles retornam com a trinca final com "Melancholy ( Holy Martyr )", "My Own Savior" e "Iced Earth", que causam o delírio completo dos presentes. Simplesmente um showzão.

 

    O terceiro show deste DVD Festivals Of The Wicked contém a apresentação do Iced Earth no Wacken Open Air de 2007 com a formação um pouco mudada, pois o line-up era composto por Jon Schaffer na guitarra e vocais, Troy Steele na guitarra, Dennis Hayes no baixo, Brent Smedley na bateria e nada menos que Tim Ripper Owens nos vocais. Aos toques dos sinos de Burning Times, a banda entra no palco com uma iluminação e áudio nota 10, e para complementar com Tim Ripper cantando esta primeira música com um feeling grandioso ( e é interessante reparar nas caretas que ele faz no palco ). As interligações de uma música para outra como vimos nos shows anteriores acontecem também nesta apresentação e assim, Declaration Day e Violate aparecem para serem aclamadas pelos fãs. Este inicio arrebatador é concluído com Vegeance Is Mine.

    Tim Ripper Owens entrou no Iced Earth como o substituto de Matthew Barlow, e assistindo este show, com sua brilhante atuação percebe-se o porque de sua escolha, pois não são apenas os vocais fortes, as razões estão no seu enorme carisma também. Tudo bem que no Wacken todo mundo quer empolgar mais que o normal, entretanto, Tim Ripper sabe mesmo como fazer a plateia vibrar e este show teve direito a efeitos de pirofagia, como por exemplo, em Ten Thousand Strong. Com a banda ainda mais empolgada, como percebe-se no vídeo, The Hunter do cd The Dark Saga é executada com muito peso e classe. Em seguida. eles retornam no tempo com Jon Schaffer comandando os vocais para cantar Stormrider com muita fúria, presença de palco e muitos riffs.  Quando Tim retorna, ele mexe com a "nação headbanger" para que agite com Charge To Keep ( como se precisasse..., pois ao sentir seus riffs não dá para ficar quieto ).

    É impressionante com Tim Ripper comanda os fãs provando que é um dos melhores frontmans do Metal, confirme isso nas versões de My Own Savior e Prophecy, pois, o vocalista se movimenta bastante pelo palco e sabe trazer a plateia para o seu lado. A rápida e energizante Birth Of The Wicked seguida pela versão The Coming Curse  - tão boa quanto nas outras cantadas por Matthew Barlow - mostram quão histórica foi essa noite no Wacken Open Air. E a última, Iced Earth, teve um grito que é para dar inveja em muitos vocalistas que tem por aí.

    Nos extras temos os clips para as músicas "Ten Thousand Strong", "When The Eagle Cries ( com o Tim Ripper Owens em uma emocinante homenagem às vidas ceifadas no 11 de Setembro ), além da pesadíssima The Reckoning e a vibrante Declaration Day. Também estão no extras as galerias de fotos dos competentes fotográfos Ross Halfin e Rudy De Doncker. Depois de assistir as cinco horas de shows, documentários, clips, com os dois grandes vocalistas que já passaram no Iced Earth, posso seguramente afirmar que Stu Block terá uma missão difícil a frente dos microfones da banda.

    Para finalizar, só posso dizer que este DVD é um dos melhores lançamentos de Metal do ano de 2011, e sem sombra de dúvidas um futuro clássico e divisor de águas na carreira do Iced Earth. Ficou curioso? Confira o trailer oficial do DVD no link http://bit.ly/f7gHy1 e saiba caro leitor(a) e fã da banda, você tem a responsabilidade de incluir Festivals Of The Wicked em sua coleção.  
Nota: 10,0.

Site: www.icedearth.com

Por Fernando R. R. Júnior
Fevereiro/2012

Voltar para Resenhas