Iron Maiden - Maiden England'88
DVD Duplo - EMI Music Brasil - 2013

       Entre 1986 e 1988, vivíamos os últimos anos do “Iron Maiden Nota 10” com a formação clássica e mais conhecida da banda com Bruce Dickinson nos vocais, Dave Murray e Adrian Smith nas guitarras, Steve Harris no baixo e Nicko McBrain na bateria, que juntos lançaram os melhores e mais conhecidos álbuns da "donzela" ( a saber Piece Of Mind, Powerslave, Live After Death, Somewhere In Time e Seventh Son Of A Seventh Son, embora não possa deixar citar entre os melhores já gravados também os três primeiros, mas isto já é outra história ).

    Pois bem, em 1988 o Iron Maiden percorria o mundo novamente com uma de suas maiores turnês, a Seventh Son Of A Seventh Son World Tour, divulgando o disco de mesmo nome lançado neste ano e com a inclusão de sintetizadores ao som das guitarras da banda. Um vídeo de um dos shows em VHS chegou a ser editado e foi conhecido com Maiden England’88, que era uma preciosidade para os fãs 'oitentistas' da banda, pois como bem sabemos, neste tempo não havia Internet e era muito mais difícil conseguir tais lançamentos ( aliás, eu mesmo só ouvi o cd deste show na segunda metade da década de 90 ).

DVD 1 - Live Concert Recorded At Birmigham NEC on 27Th And 28Th November 1988

    Dentro do seu projeto de contar detalhadamente os principais momentos de sua carreira, o Iron Maiden, depois dos sensacionais DVD´s The Early Ears ( abrangendo os detalhes do início da banda até 1983 ) e Live After Death ( que continuou com o que aconteceu entre 1984 a 1985 ), chegamos agora com o terceiro e emocionante capítulo desta saga de sucesso com este Maiden England’88, lançado pela EMI Music no Brasil em DVD duplo. E a importância do lançamento é tamanha que o Iron Maiden está realizando sua tour mundial de divulgação com passagem no Brasil na edição de 2013 do Rock In Rio.

    Com 110 minutos de show ( e músicas inéditas comparando com o antigo VHS ) com os vídeos devidamente remasterizados, o primeiro DVD se concentra nos dois shows realizados na Birmingham NEC Arena, no Reino Unido em novembro de 1988 com ingressos esgotados. A direção e edição são do mentor Steve Harris  que colocou a ótica do fã, mostrando mais a banda e menos o público ) e a produção é de Andy Matthews, que realizou a remasterização digitalmente para que o resultado sensacional fosse o que assistimos no DVD ( e com a opção de escolher o 5.1 Dolby para o som além do tradicional ). Essa remasterização tem a qualidade de Kevin Shirley ( Iron Maiden e Black Country Communion, entre outros ).   

    O show começa com uma sessão de fotos da banda e em seguida, duas então novas: a explosiva Moonchild, depois com a vibrante The Evil Than Man Do e aumenta a sua intensidade com The Prisonner, um dos clássicos gravados no The Number Of The Beast e todas com o vigor de cada um dos integrantes da banda, que fazem uma brilhante apresentação. O palco está devidamente ornamentado com a temática da capa do álbum Seventh Son Of A Seventh Son.

    De um começo mais melódico temos a sensacional Still Life do Piece Of Mind, que é executada como todo o primor, sendo disparado uma das mais belas composições da "Donzela". O incansável Bruce Dickinson demonstra o porque do seu apelido "Air Raid Siren" na execução de Die With Your Boots On ( do Piece Of Mind ) enquanto Steve Harris faz o backing vocals com precisão e também se movimenta bastante.

    Depois dessa sequencia finalmente Bruce Dickinson fala com os fãs e anuncia a nova ( na época ) e espetacular até hoje, Infinite Dreams, cuja interpretação está fabulosa, tanto que te convido a perceber os toques no baixo de Steve Harris nessa, o que Nicko McBrain faz em sua bateria e sem esquecer dos solos melodiosos das guitarras de Dave Murray e Adrian Smith. E por falar em baixo muito bem tocado, em Killers vemos outra atuação "classe A" de Steve Harris, que junto aos demais tocam este clássico, que é título do segundo disco de forma perfeita. 

 

    O processo de remasterização de vídeo e de áudio conferiu mais capricho ao lançamento que prossegue com a energia vinda de Can I'm Play With Madness? e Heaven Can Wait ( dos álbuns Seventh Son Of A Seventh Son e Somewhere In Time, respectivamente ) sendo incrível (re)ver a performance do vocalista indo nas partes mais altas do palco com aquela velocidade que ele gosta de realizar nos shows e também o espetáculo de luzes que temos.

    Impressionante também são os solos da dupla Murray/Smith e o baixo sempre pesado de Steve Harris, que recebe os fãs no palco para que juntos cantem um trecho da música ( que honra!!! ). 

    Aos gritos de "Maiden!!! Maiden!!!", o quinteto relaxa por um instante enquanto Bruce Dickinson fala com os fãs e então aumentam o frisson com Wasted Years, seguem com o Steve Harris realizado uma das mais pesadas introduções de baixo que são acompanhadas de solos cheios de melodia para The Clairvoyant, que multiplica a alegria dos 25.000 fãs presentes no Birmingham NEC Arena.     

    Seventh Son Of A Seventh Son, a segunda música que eu sempre quis ver ao vivo ( a primeira foi a The Rime Of Ancient Mariner ), foi tocada com a maestria que qualquer fã espera ( repare no que acontece no vídeo e me fale depois ).  

      Shows do Iron Maiden são um deleite do começo ao fim para quem assiste ou está presente e neste Maiden England'88 isto é percebido e aumenta ainda mais com a implacável The Number Of The Beast, dona de um 'punch' que não deixa ninguém parado e que continua com a emocionante Hallowed Be Thy Name, que foi acompanhada nas palmas e com magníficos solos de guitarras.

    Para fechar a parte que era conhecida no VHS o quinteto toca Iron Maiden com a sempre aguardada aparição do Eddie no palco. A surpresa deste lançamento é o bis com três petardos espetaculares, sendo elas: Run To The Hills ( com aquela garra maravilhosa ), Running Free ( fazendo todos participarem com a banda ) e Sanctuary ( sempre passando aquela adrenalina ).

DVD 2 - History Of Iron Maiden Part 3 ( 1986 - 1988 )

    Como somente esse show não seria suficiente para saciar a sede dos fãs por uma das melhores turnês do mais conceitual álbum do Iron Maiden, temos um segundo DVD com vários documentários que são para nós, Maidenmaniácos, nos brindarmos com gosto. Afinal temos o terceiro capítulo da história do Iron Maiden contadas por eles mesmos detalhando os álbuns Somewhere In Time ( dono da mais bela capa dos discos da “Donzela“ ) e o Seventh Son Of A Seventh Son com várias curiosidades e detalhes que creio que vocês não saibam.   

     Outro trabalho que está incluso neste lançamento é o documentário de 1987 Twelve Wasted Years, que traz a vida do Iron Maiden entre seu prelúdio e os então dias atuais, que é muito bacana de assistir pelas curiosidades presentes ( entre elas o Iron Maiden tocando em um casamento no Leste Europeu, trechos de shows e clipes com o Paul Di Anno no começo da banda, os primeiros shows com Bruce Dickinson ) e um feliz conhecido dos fãs, pois saiu em VHS por aqui. Fechando os bônus temos os clipes para as sensacionais Wasted Years ( com o solo mais bonito que o Iron Maiden já gravou ), "Stranger In A Stranger Land", "Can I Play With Madness", "The Evil That Man Do" e "The Clairvoyant", também todas remasterizadas e creiam que sejam velhas conhecidas de vocês.

    Somente o fato deste DVD Maiden England'88 conter o show de 1988 na integra seria motivo suficiente para que você caro leitor(a) fã de Heavy Metal e do Iron Maiden tivesse a obrigação de incluir este Maiden England'88 em sua coleção, pois ele entra facilmente no quesito raridade, mas com todos os sensacionais bônus que temos, creio que não tenhamos outra opção a não ser dois pequenos detalhes: ter o Maiden England’88 em seus dois formatos ( DVD e Cd ) e se possível comparecer no Rock In Rio de 2013 no dia do Iron Maiden e conferir o atual sexteto executar as músicas deste show com o seu espetacular cenário que eles sempre nos trazem em seus shows.
Nota: 10,0.

Sites: www.ironmaiden.com, www.facebook.com/ironmaiden e www.emi.com.br.

 

Por Fernando R. R. Júnior
Agradecimentos a Bia Merched da EMI Music Brasil
Dedicado à memória e família do baterista Clive Burr
Março/2013

Voltar para Resenhas