Korzus: Video Historia - 2006

    Comemorando mais 20 anos devotados ao metal, os paulistanos do Korzus lançaram no ano de 2006, via Voice Music, o DVD Vídeo História - que como o nome já nos dá a entender - o lançamento é um resgate da história deste verdadeiro alicerce do thrash metal brasileiro. O Korzus é um dos responsáveis pelo surgimento do thrash metal no Brasil e também por ter influenciado várias e várias gerações de headbangers brasileiros desde quando a banda surgiu na cena underground na cidade de São Paulo/SP no ano de 1984 até os dias de hoje. Nos primeiros vídeos do DVD, você perceberá como foi ( aliás, como ainda é ) difícil, para as bandas brasileiras que surgem no underground conseguirem chegar ao mainstream ( e, embora isso não seja nenhuma novidade para quem conhece a jornada que é o início de uma banda de metal no Brasil ).

    O DVD conta a história da banda no estilo documentário, e os fãs poderão ver todas as formações do Korzus em clips, entrevistas e trechos de shows muito interessantes. Chamo sua atenção leitor(a) para a excelente qualidade do áudio no DVD, mesmo nos shows onde a qualidade da gravação não era tão boa ( especialmente nos primeiros vídeos dos anos 80 ), mas aí brilhou a estrela de Sílvio Golfetti que fez uma excelente compilação e deixou tudo perfeitamente remasterizado. Durante as mais de duas horas de shows, clips e depoimentos, os fãs do Korzus poderão apreciar imagens raras e surpreender-se com os momentos únicos ( e divertidos ) de bastidores; as gravações de Mass Illusion; trechos de shows em lugares como: Dama Xoc em São Paulo/SP, Circo Voador no Rio, Aeroanta em São Paulo/SP e até no aclamado Marquee em Londres, nas primeiras excursões fora do Brasil.

    E em meio a sonzeira pesada que permeia o lançamento, os depoimentos descontraídos de Marcelo Pompeu, Sílvio Golfetti e Dick Siebert ( a trinca que está no Korzus desde o início da banda ), e os demais músicos que já passaram pelo Korzus farão você entender como era complicado fazer heavy metal no Brasil nos anos 80. Não posso esquecer de mencionar alguns detalhes dessa história que são indispensáveis para você curtir: a jam com os Ratos de Porão, o depoimento de Andreas Kisser; os  trechos do show de 10 anos de Korzus ( com direito a uma montanha de moshs pelo público presente ), a apresentação da banda no Monsters Of Rock de 1998 (  que considero um dos pontos altos do DVD, devido a pela performance fantástica ) e as divertidas imagens da tour americana em dezembro de 2006. Finalizando essa videografia, temos alguns vídeos de passagem de som e o clip  de Catimba no programa Turma da Cultura da TV Cultura.  Neste DVD a história termina nas gravações do Ties Of Blood ( o último álbum de estúdio da banda de 2004 ). E para quem gosta de explorar o DVD inteiro ( como é o meu caso... ), nos extras temos a discografia da banda completa e mais 6 videoclipes, além de uma ótima galeria de fotos que abrange todas as fases e formações da banda em um excelente menu interativo.

    Enfim, este DVD Vídeo História é um registro completo de uma banda que devotou sua vida para fortalecer o thrash metal nacional, fazer escola e ser responsável por abrir as fronteiras para todas as bandas que sonham em tocar heavy metal no Brasil e especialmente no exterior ( afinal, eles juntos com Sepultura e Viper começaram a exibir o forte poderio metálico brasileiro lá fora ). Além dos fãs do Korzus, este DVD é indicado para os apreciadores da história do metal brasileiro e também para as gerações mais novas conhecerem um dos mestres do thrash metal brasileiro.

Ficha Técnica:

Korzus Vídeo História
Duração:
140 min.
Região: Livre
Áudio: Dolby Digital 2.0
Ano: 2006
Gravadora: Voice Music
Origem: Nacional

Site: www.korzus.com.br
E-mail: korzus@korzus.com.br

Por Fernando R. R. Júnior

Voltar para Resenhas