Liar Symphony - Choosing The Live Side
Encore Records - 2008
  

    Depois de registrar ótimos quatro cd´s de estúdio, na turnê do último - o álbum Choose Your Side - o Liar Symphony sentiu que era hora gravar seu primeiro DVD ao vivo. Para isso, Pedro Esteves ( guitarras ), Nuno Monteiro ( vocais ), Bruno Fischer ( teclados ), Fernando Tavares ( baixo ) e Anderson Alarça ( bateria - que entrou na banda apenas 15 dias antes das gravações ) escolhem presentear os fãs de sua cidade natal e registram a apresentação no Teatro Nelson Rodrigues em Guarulhos/SP no dia 02 de dezembro de 2006. Primeiro disponibilizam o áudio em cd,  e depois, coroam a sua própria  carreira com o DVD Choosing The Live Side.

    Logo no início vemos os músicos naqueles momentos antes que antecedem a entrada no palco, com os gritos de Liar...Liar!!! dos fãs que lotaram o Teatro e então Pedro Esteves começa com o solo de The Shine para então a alegria só aumente. Este ótimo heavy metal dá lugar a mais uma de Choose Your Side com Lie, que é exibida com muita empolgação por parte de Nuno Monteiro e quando a câmera passa pela platéia percebe-se que, além de um show, acontecia uma reunião familiar pois estavam presentes amigos, fãs de longa data, ex-membros, pais com garotos, enfim, uma harmonia única.

    Em seguida After Life ( também do álbum Choose Your Side ) que caminha pelo prog metal é anunciada pelo competente vocalista Nuno Monteiro, e não posso deixar de destacar as atuações do guitarrista Pedro Esteves e do tecladista Bruno Fischer aplicando muito feeling na apresentação. Para a balada Die But Don´t Lose ( do cd Affair Of Honour ), Bruno Fischer realiza uma bela melodia em seus teclados que vai dando lugar a vibrante interpretação  dos demais músicos que a elevam em nível espiritual com destaques para o solo de guitarra de Pedro. Para matar as saudades deste primeiro cd, eles incluíram neste show especial mais duas músicas: Humanquiná ( infelizmente encurtada ) e Lonely Track ( com seu estilo épico de batalha ) são apresentadas interligadas. A rápida instrumental Revolution é a seguinte e somos conduzidos por excelentes riff de Pedro Esteves. Após uma competente introdução do batera Anderson temos The Symphony Goes On - título do álbum de 2001 - é outra que está emendada com Black Lish marca o retorno de Nuno Monteiro nos vocais trazendo dois powers metal deste disco.

    O show fica melhor a cada momento e nem se percebe quando a rápida A Flying Device ( também de The Symphony Goes On ) entra em cena. Continuando o passeio por todos os discos, o Liar Symphony chega agora ao Spirit Machine e exibe outra dobradinha com Look At The Sign e Nightmare. Choose Your Side traz a banda de volta ao último trabalho e nota-se o intenso feeling que os os membros do Liar Symphony executam esta música e mostram que tem o carisma necessário para causar um emocionante impacto tanto nos fãs presentes quanto em que está assistindo o DVD. Encerrando temos a ótima balada To Be About To Die. É preciso ressaltar que mesmo não tratando de uma super-produção, os câmeras fizeram um excelente trabalho, se posicionaram de forma precisa e captaram a essência do show, nos trouxeram a sensação de estar presente também dentro do teatro Nelson Rodrigues acompanhando a apresentação da banda.

    E o Liar Symphony também caprichou nos extras, pois temos disponíveis para os fãs: entrevistas com todos os atuais membros do Liar Symphony conversando sobre o DVD, a emoção que sentiram por estar chegando à este ponto da carreira ( afinal, uma banda que milita no underground,  que busca a atenção de grandes gravadoras, enfrenta muitas dificuldades, como todos sabemos ). Tenho de ressaltar também a atitude muito positiva da banda ao incluir os depoimentos de seus vários ex-integrantes. Ainda nos extras contamos com uma parte muito divertida na seção Funny Scenes onde são mostrados os erros de gravações das entrevistas e sente-se o toque de humor e muita amizade de todos os integrantes. Ainda tem a discografia da banda e um clip com imagens dos bastidores antes da gravação do DVD. E em tempo: o guitarrista Pedro Esteves assina a produção do DVD, e asseguro, ele fez um ótimo trabalho.

    Em resumo, sabe aquela história de uma câmera na mão e uma idéia na cabeça? Então gravar um Choosing The Live Side para o Liar Symphony foi bem isso mesmo, porém, no caso neste caso, foi necessário umas 4 ou 5 câmeras  diferentes, conduzidas pelos amigos e ainda assim, mantendo a alta qualidade. Se você ainda não conhecia o Liar Symphony está é uma excelente oportunidade, mas tem um problema, você ficará sedento pelos demais discos; agora se já conhece, você tem obrigação de comprar este DVD.

Por Fernando R. R. Júnior
Julho/2009

Ficha Técnica:
Região: Livre
Áudio: Dolby Digital 2.0
Ano: 2008
Gravadora: Encore Records
Origem: Nacional

Site: www.liarsymphony.com
Gravadora: www.encorerecords.com.br

 

Voltar para Resenhas