Nenhum de Nós - Contos Acústicos de Água e Fogo
15 Faixas - Imã Records/Radar Records - 2013

   Atualmente, quando uma banda lança um trabalho ao vivo é padrão que este seja lançado também em DVD e o Nenhum de Nós, uma das mais tradicionais do país chega com este Contos Acústicos de Água e Fogo ao terceiro lançamento neste formato.

    Entretanto, a banda formada por Thedy Corrêa ( voz, violão e gaita de boca ), Carlos Stein ( violões ), Veco Marques ( violão 6 e 12 cordas, violão nash, banjo, ukelele, gu zheng ), João Vicenti ( piano, teclados, acordeom, bombo legüero e vocais ), Sandy Homridt ( bateria e percussão ) gravou o DVD no Teatro São Pedro em Porto Alegre/RS apenas com a equipe de filmagem, ou seja, um ao vivo no estúdio, para que pudesse conseguir os efeitos especiais que vemos produção final. O responsável pela aplicação de um conceito maior na obra ao colocar pinturas, desenhos e fotografia foi o publicitário Cláudio Veríssimo. E a intenção que eles tinham foi alcançada, pois, quem assiste o DVD mergulha na proposta de cada música através de sensações provocadas pela junções dos efeitos visuais.

    Último Beijo, assim como no cd de mesmo nome, é o primeiro clip do DVD e apresenta o clima tranquilo e intimista da música, mas aqui, com o vídeo percebe-se os closes de câmera e os belos efeitos visuais. Tenho que enaltecer também a iluminação que foi criada de forma para ligar ainda mais o fã com o trabalho da banda. Com uma sequencia de sobreposições de imagens de florestas, Outuno Outubro exibe a leveza e o feeling da banda e te convida a experimentar uma gostosa viagem. Com imagens em preto e branco, a progressiva Tu Vício entra em cena e os ângulos escolhidos em sua filmagem te levam para próximo dos músicos do Nenhum de Nós. Para Exatamente Igual, temos uma linhagem bem de videoclipe, com cada um dos músicos aparecendo em um fundo branco e esse estilo visual "casa" perfeitamente com o ritmo introspectivo desta quarta música do DVD. Em Água e Fogo, o telão volta a exibir belas imagens do artista Moisés Betim, que dão mais vida ao andamento Rock´n´Roll da canção.

    Novas imagens em preto e branco são exibidas de forma igual a filmes antigos enfatizando ainda mais o clima intimista e calmo da balada Crimen. Uma coisa é ouvir Veco Marques tocando a gu zheng ( uma harpa chinesa que tem um som todo próprio ) para introduzir a Julho de 83, outra é ver... e o mais interessante é observar suas imagens sendo exibidas dentro de uma lanterna oriental, que nos levam para uma viagem ainda maior.

    Com todos do Nenhum de Nós batendo palmas passando uma dosagem muito grande do feeling destes músicos em um "jogo de câmera" que é feito de forma muito interessante durante a canção Um Poquinho, cujas imagens no telão seguem o estilo de algo bem comum utilizado pelas bandas hoje em dia, um lyric video. Em Primavera no Coração, os músicos da banda aparecem à frente de mais belas pinturas de Moisés Betim, onde cada uma representa a ideia dos versos da emocionante balada.

    Com João Vicenti no acordeão chega a vez de Aquela Estação exibir seus caminhos viajantes e também a presença do ator Zé Victor Castiel recitando alguns excelentes versos em um fundo de imagens que ajudam quem assiste a mergulhar em uma profunda viagem. Com banjo, gaita e violão a Country Pequena leva a banda para dentro de uma "casa de bonecas" criando um efeito visual envolvente e gostoso de se assistir.

    Hora de outra balada com Feedback, que foca suas câmeras mais na atuação dos músicos do Nenhum de Nós em closes que mostram detalhes dos instrumentos, que para mim fica muito bem ao gosto dos fãs.    

    Depois, na animada Vou Deixar Que Você Se Vá, a forma adotada é como se estivéssemos vendo a banda através de um buraco de fechadura. Na seguinte, temos um retorno ao estilo preto e branco junto a belas imagens no fundo que se tornam a bela Paz e Amor, mais outra excelente composição deste Contos Acústicos de Água e Fogo.   

    Finalizando o DVD com imagens de uma gotícula de chuva caindo, Thedy Correa nos vocais e João Vicenti no piano trazem a romântica Início Fim. Contos Acústicos de Água e Fogo foi gravado nos dias 15, 16 e 17 de maio de 2012 por Duca Leindecker, masterizado por Carlos Freitas no Classic Master. Nos extras temos um pequeno e ótimo documentário do Nenhum de Nós no Teatro Solles em Montevidéu no Uruguai, além de um making off do DVD, onde se é mostrando todo o trabalho que uma gravação assim envolveu.

    Em Contos Acústicos de Água e Fogo, o Nenhum de Nós explorou outro conceito ao gravá-lo unindo seus clipes neste formato ao vivo no estúdio, pois cada um tem sua própria linguagem, mas todos com um único objetivo: conduzir o fã a experimentar novas sensações. Após assistir este formidável DVD, asseguro caro leitor(a) que eles atingiram seus objetivos muitíssimo bem.

    Trate de assistir e me diga se não se sente próximo à grade do show, cara-a-cara com os músicos em alguns momentos e em outros dentro do clipe. Neste Contos Acústicos de Água e Fogo não entrei propositalmente nas sensações que as músicas passam, deixei para que vocês possam conhecê-las quando estiver com o DVD em suas mãos ( ou se não suportar sua curiosidade, poderá ler algumas delas na resenha do cd neste link ).
Nota: 10,0.

Site: www.nenhumdenos.com.br e www.radarrecords.com.br.

Por Fernando R. R. Júnior
Novembro/2013

Voltar para Resenhas