Sabaton - Heroes On Tour
DVD Duplo + CD - Shinigami Records - 2016

    Os suecos do Sabaton lançaram em 2014 o álbum Heroes e fizeram uma longa turnê de divulgação, inclusive com datas no Brasil. E para registrar toda a pegada de seu contagiante Heavy Power Metal ao vivo, eles disponibilizaram este DVD duplo intitulado como Heroes On Tour, que conta com dois shows completos: um no Sabaton Open Air ( evento próprio da banda ) em Falun na Suécia e outro no aclamado Wacken Open Air de 2015 na Alemanha, além de vários extras, que serão comentados mais detalhadamente logo abaixo.

    Em ambos os vídeos e obviamente no cd que acompanha este Heroes On Tour, o line up do Sabaton era o seguinte: Joakim Brodén nos vocais, Chris Rörland e Thobbe Englund nas guitarras, Pär Sundström no baixo e Hannes Van Dahl na bateria.

    O show no Wacken Open Air teve suas gravações registradas por Georg Burdicek e seus processos de mixagem e masterização aos cuidados de Jonas Kjellgren, já o show em Falun no Sabaton Open Air foi registrado por Mr. Fail ( produção local ) e pelo produtor Petter Tagtgren ( que acompanhou a banda na pós gravação e na mixagem ), enquanto que Jonas Kjellgren cuidou novamente da masterização.

    Além da impactante capa de Peter Sallai, que misturou uma imagem da banda no palco com fogos e os tanques de guerra, temos no encarte de Heroes On Tour belíssimas fotos dos shows para aumentar a vontade de assistir logo cada um deles.

    Ao se colocar o primeiro DVD encontramos uma abertura, que te empolga e inspira para assistir logo o show no Wacken Open Air de 2015 diante de 85.000 pessoas, primeiro com imagens de Backstage e entrevistas ( pena só que não temos legendas em português, existem em inglês e você terá que traduzir tudo ), sempre com muito bom humor dos integrantes e vários detalhes curiosos, inusitados e que só esta trupe poderia gravar, sendo os últimos exibidos ao som de The Final Countdown do Europe.

    Quando as cortinas caem, a 'máquina de guerra' conhecida como Sabaton entra em ação com The March To War, a música instrumental que abre o show com o sol ainda forte e com tiros dos canhões Audi e Walther para que possamos conferir Joakim Brodén se movimentar bastante cantando a inflamada Ghost Division do The Art Of War de 2008 com efeitos de fogos sensacionais ( comuns aos shows no Wacken, mas, que sempre dão aquele 'grau' na galera ) e aquela sempre excelente filmagem do festival. Com a plateia nas mãos, To Hell And Back ( do Heroes ) mostra os músicos trajando suas vestimentas militares ( ou fardas ) pulando e agitando o tempo todo, deixando os fãs mais animados e gritando muito, para logo depois receberem em troca a Carolus Rex, título do álbum de 2012 com seu infectante ritmo, que colocou fogo de vez na plateia.

    Visivelmente contente com o resultado, Joakim Bróden quase não consegue falar com eles por conta da euforia que estava também e a galera só sossega quando fizeram o vocalista virar uma cerveja inteira em um único gole e depois anunciar a No Bullets Fly do ( outra do Heroes ) com destaque para a movimentação no palco do vocalista. Para ferver ainda mais, primeiro atormentam o vocalista e após um divertido discurso, onde ele fala que é uma excelente guitarrista e extrai alguns solos famosos, a ensandecida massa recebe outra do Heroes com Resist and Bite, após um momento de descontração com Joakim Brodén falando para o guitarrista Thobbe Englund para ir ao Backstage para tomar uma cerveja e ele assumir as seis cordas para a execução da música ( porém, o guitarrista não sai do palco ), onde tivemos muitos fogos, chamas e uma considerável adrenalina. Na sequencia, a melodia envolvente de Far From The Fame ( também do Heroes ) sempre com todo o carisma e o primor do Sabaton sendo iniciada pelo baterista Hannes Van Dahl com seu kit montado em cima de seu 'tanque de guerra'.

    Os tanques Audi e Walther são posicionados mais à frente com ajuda dos 'roadies' quando o quinteto toca a Panzerkampf ( gravada no The Art Of War ) com um andamento cadenciado, beligerante e marcante, que por ser tão emblemática recebeu muitas palmas. Os fãs mais uma vez clamam para que Joakim Brodén tome outra cerveja e este atende em um clima de bastante descontração para depois tocar a Gott Mit Uns do Carolus Rex, e durante o passeio das câmeras na plateia vemos um sósia perfeito do vocalista. Com as chamas sendo disparadas fortemente junto aos "hey... hey...", o Sabaton se diverte no palco tanto quanto seus fãs durante a Soldier Of 3 Armies, que também é do Heroes e em seu ritmo mais rápido com direito a um 'roadie' entrar em cena para caçar minas terrestres, o que deixa o show muito mais bacana e de certa forma, inesperado no que vai acontecer.

    Cada vez mais alucinados, os alemães e toda a galera do mundo já estavam pedindo por Swedish Pagans ( do The Art Of War ) desde - praticamente - o começo da apresentação e ao ganharem este clássico hino da banda tiveram o seu êxtase completo. Mas a plateia, não fica satisfeita e continua a brincar com o vocalista, que apresenta a rápida Screaming Eagles do Coat Of Arms de 2010, que ao seu término fazem eclodir os gritos de "Sabaton... Sabaton..." e em seguida os canhões disparam em meio a sirene de ataque aéreo em um espetáculo muito bonito de se assistir e os suecos executam a veloz Night Witches do Heroes, onde merecidamente destaco além de suas atuações, a iluminação do festival.

    Joakim Brodén pede para a multidão pular e cantar com eles, e desta maneira, Primo Victoria passa sua voltagem no pessoal lá e em nós que estamos vendo este DVD. Logo depois, o vocalista avisa que tinha uma notícia boa e outra ruim, a má notícia é que chegou o final do show e a boa é que como tudo foi gravado sempre poderemos ver o DVD. Bastante animado ele conversa com um fã para depois avisar que a 'batalha' terminaria com Metal Crüe ( do Attero Dominatus de 2006 ), mas, antes todos eles tomam mais uma cerveja em um gole só ( uauu!!! ) atendendo aos malucos fãs. Este show foi inesquecível para o Sabaton, para os fãs presentes no Wacken Open Air e para nós que podemos conferir tudo neste Heroes On Tour de 'camarote' e com ângulos admiráveis.

    De extras este primeiro DVD exibe um documentário chamado Noch Ein Bier, que nos conta como foi realizado a festa de lançamento da cerveja da banda, organizada em 2015 e onde muitos sortudos fãs degustaram algumas delas. O segundo extra conta com um trecho da banda junto a Bohemian Symphonic Orchestra Prague em Viena na Áustria, sendo que a roupagem clássica feita pelos músicos da orquestra garantiram mais beleza nas faixas The Art Of War e The Final Solution, que foram exibidas apenas alguns curtos trechos.

    No segundo DVD temos o show que foi realizado no evento chamado Sabaton Open Air, que é organizado pela banda na cidade natal deles, Falun na Suécia, e que acontece todos os anos desde 2008 em três dias. Nesta data registrada no Heroes On Tour temos a edição de 2015 em um set list praticamente igual ao do Wacken Open Air e com duas músicas há mais. Antes de começar o show, vemos vários depoimentos com legendas em inglês dos músicos do Sabaton, de nomes famosos de outras bandas e das pessoas que foram no festival, entre outras curiosidades, que quando chega o show do Sabaton, temos novamente o som de The Final Countdown do Europe nos aplausos dos fãs.

     E logo em seu início, o quinteto chega no meio a galera dentro de um bizarro veículo militar em uma estilo "popstar" para se posicionarem no palco durante a introdução instrumental The March To War, que se liga a Ghost Division do The Art Of War sempre com muitos fogos no ar disparados dos tanques Audi e Walther e aquele empolgante ritmo de vocais em coro presente no Power Metal rápido da banda. Mantendo o clima positivo e fazendo o público pular com eles, o quinteto envia a pulsante To Hell And Back do Heroes, com suas imagens capturadas com muita precisão pela equipe de filmagem. Com ares épicos, onde a iluminação do palco faz a diferença, eles executam a Carolus Rex ( título do álbum ) em meio a um show de fogos. Depois cumprimentar os fãs, Joakim Brodén conversa um pouco com os fãs contando a história da banda e em meio a aplausos, hora de Panzer Battalion, que foi seguida por Wolfpack ( ambas do Primo Victoria ), sendo esta última apresentada com um clima mais épico.

    Com a plateia de Falun dominada e mostrando uma imensa alegria com o show, o sempre falante vocalista conta de sua turnê com o Edguy e o Dragonforce no começo do Sabaton terminando por trazer a pesada Attero Dominatus ( título do álbum de 2006 ) sempre se movimentando muito pelo palco. Depois, Joakim Brodén conta mais uma história de gravação de um dos seus cds e chama o baixista Pär Sundströmp para confirmá-la e este é bem sucinto na resposta, e é até fácil de entender, afinal, o vocalista 'fala muito' e a então recente 7734 prosseguiu o show com a dupla de guitarristas e o citado baixista interagindo bastante entre si de uma forma que influencia a vibração de quem está acompanhando o show ( e em casa também, vendo o DVD ).

    Os fãs pedem a Swedish Pagans, entretanto, esta seria tocada depois, e enquanto isso, o vocalista comenta sobre as duas músicas seguintes do álbum The Art Of War levando aos fãs a sorrirem bastante para finalmente tocarem a Union e a The Art Of War, sendo que na primeira vemos um 'roadie' colocar placas de perigo e procurar por minas terrestres com um detector em um momento divertido do set em um clima que mistura guerra e festa. Na segunda, hora de mais chamas por todos os lados do palco e aquela interpretação cativante do Sabaton.

    Depois, relembram do álbum Coat Of Arms de 2010 com duas canções: Saboteurs, que veio após mais um longo discurso do comunicativo Joakim Brodén, além de contar com uma ótima sessão de riffs dos guitarristas Chris Rörland e Thobbe Englund. A pesada Coat Of Arms mostra o lado mais Melódico do quinteto e sua versão ao vivo é sempre altamente inspiradora. Retornando ao Carolus Rex, após, logicamente mais uma conversa com os fãs, o Sabaton apresenta a melodiosa e porque não dizer progressiva En Livstid I Krig, onde todos atenderam ao pedido do vocalista e ligaram seus celulares produzindo um efeito mais bonito ao show. Aliás, quando Joakim Brodén vira o microfone e deixa apenas a galera cantando a sua letra também sentimos que é um momento consideravelmente importante da apresentação.   

    Para a sequencia final deste Sabaton Open Air, os suecos guardaram algumas de suas mais envolventes composições e o brincalhão vocalista avisa que para a seguinte é necessário utilizar três guitarras e é confrontado pelo Chris Rörland que diz "é preciso plugá-la para usar" e assim, a emblemática Resist And Bite do Heroes foi a seguinte entre muitas chamas, fumaça e a execução vigorosa da banda, que nesta se reúne no palco com todos tocando seus instrumentos.

    Finalmente, fora chegada a hora de Swedish Pagans com o público demasiadamente contente e fazendo o coro para sua execução cada vez mais forte, que vem para eletrizar até a quem está em casa nesta que fecha a primeira parte do show.

    No retorno para o bis, temos a veloz Night Witches do Heroes em uma calorosa sequencia de fogos, que vem para colocar a galera de mãos para cima. Aos gritos de "Sabaton... Sabaton..." ecoando eles sorriem e Primo Victoria mantém a adrenalina em alta ( após a última conversa desta noite ) para que Metal Crüe do Attero Dominatus finalizar esta também excelente apresentação do Sabaton com a maestria que ela merece com chuva de papéis picados e muitos fogos de artifício.

    Outro ponto que existe neste segundo DVD são as duas visões do show, a Live Angle, esta que comentei nas linhas acima e a outra Audio Angle, que mostra o Sabaton no estúdio corrigindo alguma possível falha no show ( técnica que é conhecida como Overdub ) e todas as músicas são exibidas novamente, só que no estúdio com eles assistindo ao registro do show e efetuando as possíveis correções. Acompanha este DVD Duplo Heroes On Tour um cd de áudio com todas as músicas do show no Wacken Open Air.

    Heroes On Tour é o terceiro DVD ao vivo do Sabaton, registra a turnê de mais um de seus excelentes álbuns de estúdio e mostra a banda alcançado um de seus maiores sonhos ( se apresentar no Wacken Open Air ) e também todo o seu poder bélico 'jogando em casa' na cidade de Falun no seu Sabaton Open Air. Porém, o melhor é que toda a eletricidade de seu Power Metal é exibida através dos grandes sucessos da carreira, dos fogos, das luzes, das captações de imagens precisas, dos sorrisos, da movimentação, do estilo extrovertido e de uma enorme alegria dos músicos a cada momento. Isso contagia quem assiste aos shows e motiva a rever novamente, e claro, colocar o cd também em outras vezes. Em suma, mais um lançamento grandioso da Shinigami Records para os brasileiros(as).
Nota: 10,0.

Sites: http://www.sabaton.net/, http://www.twitter.com/sabaton, https://www.facebook.com/sabaton e https://www.youtube.com/user/Sabaton.

Por Fernando R. R. Júnior
Abril/2017

Voltar para Resenhas