Six Feet Under - Wake The Night! Live In Germany
DVD - 17 Faixas - Shinigami Records - 2012

    O então quarteto americano de Death Metal Six Feet Under, que começou como um projeto paralelo do então vocalista do Cannibal Corpse Chris Barnes, e que neste dia tinha, além do incansável vocalista, Steve Swanson na guitarra, Terry Butler ( ex-Death e Massacre ) no baixo e Greg Gall na bateria.

    Em 2009, eles se apresentaram no Festival Party San Open Air na cidade de Berka, na Alemanha, no dia 5 de agosto com a chamada "formação clássica" da banda na turnê que acabou sendo a turnê de despedida para Terry e Greg. A produção é do vocalista Chris Barnes, o engenheiro responsável foi o Chris Carrol e a mixagem final do DVD feita em Tampa/Florida ( EUA ) por Chal Najjar no D.O.I. Digital Audio.

    As imagens e o áudio do show estão em níveis excelentes, profissionais e o Six Feet Under não deixou por menos e realizou um show matador no palco, com várias labaredas de fogo em várias músicas. O vocalista Chris Barnes não para quieto por um instante sequer agitando sua enorme cabeleira o tempo todo chamando os presentes para fazerem o mesmo juntos com a banda. O guitarrista Steve Swanson dispara solos violentos durante o show inteiro e a cozinha de Terry Butler e de Greg Gall mantém a pegada do feroz Death Metal dos americanos praticamente intacta por todo o show. 

    Claro que toda a produção, atitude da banda no palco, efeitos de luzes e fogos não estariam completos se o Six Feet Under não escolhesse um repertório para explosivo como escolheram, que foi baseado em todos os seus álbuns até o Death Rituals de 2008.

    No Warning Show abre o show com toda a cólera dos vocais de Chris Barnes junto aos vigorosos solos de Steve Swanson em um Death Metal dos mais agressivos que eles conceberam e o mais bacana é a alternação de rimos mais acelerados com cadenciados, que convidam os fãs para participarem no refrão. A equipe da Roax Filmes fez uma excelente captação de imagens no DVD e isso é percebido com a cadenciada Silent Violence.

    Depois é a vez da detonação de Revenge Of The Zombie com os vocais de Chris Barnes ainda mais extremos em um andamento muito rápido. Após uma breve comunicação com os fãs é hora da sinistra Feasting On The Blood Of The Insane, que teço meus parabéns para a produção, que literalmente coloca fogo no palco com grandes labaredas.

    A apresentação prossegue com The Day Of The Dead Walked com seu ritmo de fim do mundo e é muito interessante prestar atenção nos assovios agudos que o vocalista faz por quase todo o show. No momento que esta quinta música termina, o vocalista para para tomar uma água e solicita para que a plateia dê um forte grito com ele e assim, Six Feet Under dispara a cadenciada Seed Of Filth, que possui um solo virtuoso de Steven Swanson. Depois de uma fortificada canção cadenciada o quarteto emenda a potente Shot In The Head, que exibe uma atuação marcante do baterista Greg Gall e seguem com a feroz Torn To The Bone e a brutal Suffering In Ecstasy. A rápida The Enemy Inside mantém a destruição do Six Feet Under nos níveis que os fãs de Death Metal gostam.

    Com o vocalista fazendo uma certa graça, pois ele pergunta se os fãs do Party San querem mais. Quem diria que não??? E com a óbvia resposta positiva que recebe, Steven Swanson dispara solos distorcidos que culminam em The Evil Eye e que continuam na extrema Victim Of The Paranoid, que é urrada violentamente no ambiente sombrio criado na parte instrumental, devidamente interligado com a seguinte Human Target, que é mais cadenciada. Outra sequencia de urros infernais estão nas Dath Klaat e Ghosts Of The Undead.

    Nas duas últimas de Wake The Night! Live In Germany,  o Six Feet Under nos envia a raivosa Shadow Of The Reaper com as guitarras solando em uma linha mais Thrash Metal e fecha com a cadenciada Beneath A Black Sky.

    Embora o show tenha sido muito vibrante o tempo todo pela força que o Six Feet Under possui no palco, o público presente no Party San não agitou tanto quanto poderia, apenas alguns mais a frente se mexeram mais. Outro ponto a se complementar nesta resenha é a falta de Extras, desta vez não temos nada, nem fotos, nem entrevistas, clips, enfim, é só som extremo direto por pouco mais de uma hora, bem no gosto dos Death Metallers em mais um bom lançamento da Shinigami Records no Brasil.
Nota: 8,0.

Site: http://www.sfu420.com e http://www.myspace.com/sixfeetunder.

Por Fernando R. R. Júnior
Fevereiro/2013

Voltar para Resenhas