Sodom - Lords Of Depravity II
DVD Duplo - Shinigami Records - 2011

    A gravadora brasileira Shinigami Records lançou no mercado o DVD Duplo Lords Of Depravity Part II, que mergulha fundo na história de um dos pilares do Thrash Metal alemão, o Sodom. Formado na cidade de Gelsenkirchen ( na Alemanha ) no ano de 1981 por Tom Angelripper ( baixo e voz ), Aggressor ( voz e  guitarra ) e Witchhunter ( bateria ), o Sodom nestes quase trinta anos brindou os fãs com excelentes álbuns como, por exemplo, Agent Orange e M-16.

    Esta  atual compilação continua a contar a história da banda onde Lords Of Depravity I finaliza, ou seja, em 1995, e tudo está muito bem explicado no primeiro DVD com o "Historical Documentary", com mais de 200 minutos narrando todos os principais fatos acontecidos com a banda no período entre 1995 a 2007 e o segundo DVD registra um show completo ao vivo no Wacken Open Air de 2007 com a participação de vários integrantes. Além disso, temos também um detalhado encarte de muitas páginas com mais fotos e informações ( é para colecionador mesmo ).

DVD 1 - "Historical Documentary"

    O longo documentário possui legendas em português, um clima dramático inicial no melhor estilo de filme de Holywood e conta com fotos do inicio da banda e do momento do Heavy Metal, do álbum solo de Tom Angelripper, a procura e junção dos novos membros que estão na banda até hoje, imagens raras, o show no Wacken Open Air, a tour sul-americana de 1997 e curiosidades: por exemplo, como  Bernie conheceu sua esposa em 1988, dissabores sofridos em uma tour nos Estados Unidos. Mostra também como foram as gravações do Oktel Tom, do álbuns Code Red e M-16 do Sodom; a criação e execução do projeto Desperados, além de trechos de shows por várias cidades da Europa, que cativam quem está assistindo.

    Muito interessante também são os detalhes das sessões de fotos no Vietnã e o que os membros da banda aprenderam ao vivenciar com as pessoas que sofreram os horrores da guerra entre os americanos e os vietcongs. Outra história muito interessante também é a história da inusitada festa de lançamento do álbum M-16 em Bangkok ( na Tailândia ). Outros pontos que me chamaram a atenção foram: o show em Moscou em 2003, a participação no Summer Breeze Festival de 2004 quando a banda estava lançando o primeiro volume deste Lords Of Depravity, a nova tour sul-americana de 2005 e seus infortúnios, especialmente o show em Lima, no Peru.

    Depois o documentário prossegue com as gravações do álbum de 2006, intitulado apenas de Sodom e com a gravação do álbum The Final Sign Of Evil, que teve a formação original do Sodom e mostrou os problemas de saúde de Cris Witchhunter. Para encerrar e te deixar mais curioso quando ao documentário, temos os detalhes de como foram os ensaios para o show dos 25 anos do Sodom no Wacken Open Air de 2007 com quase todos os ex-membros que participaram de uma das formações da banda e depoimentos de nomes como Doro Pesch, Derrick Green do Sepultura, Steve Tucker ( ex-Morbid Angel ), Danko Jones, Warren Dane do Nevermind, Spesy do Kreator e muita gente famosa do Heavy Metal. Enfim, vale assistir cada trecho com atenção, pois a história contado de forma muito criativa e divertida por Tom Angelripper, Bobby Schottkowski e Bernemann.

DVD 2 - Live Depravity 25th Anniversary
 - Show At Wacken 2007

    O assunto do segundo DVD é o histórico show no Wacken Open Air e em que os integrantes do Sodom se prepararam muito e beberam ainda mais, antes do mesmo. E independente da quantidade de álcool ingerida, a verdade é que os alemães fizeram um show inesquecível que começou com Blood On Your Lips, que é cadenciada, pesada e visceral fazendo o "mar de gente" do Wacken agitar sem parar.

    Aliás, a agitação continua sem parar no Thrash Metal rápido Wanted Dead e segue com City Of God. Depois é a vez de Axis Of Evil com frenéticos aplausos dos fãs, seguida da porrada Blasphemer, urrada com raiva pelo vocalista.

    Proselytism Real tem a presença de Frank Blackfire na guitarra, que mete a mão sem dó na alavanca proporcionando um grande momento do show, pois tivemos um Thrash Metal mais cadenciado, que ganha muita velocidade. Ainda com Frank detonando em sua guitarra, o Sodom envia Christ Passion, praticamente um Death Metal, dado aos níveis de agressividade obtidos pela banda. E sem descanso atacam com a matadora Magic Dragon e seguem com Tarred And Feathered e aí Tom chama mais um convidado, agora foi a vez de Michael Hoffman, que juntos mantém a destruição a toda velocidade. Na seguinte, a cadenciada, One Step Over The Line, mais um convidado sobe no palco Andy Brings, que fala com os fãs ( em alemão ) e recebe muitas palmas, e ele continua na execução da seguinte, Get What You Deserve, que é 'raiva pura' e o baixista lembram do antigo Sodom. É o momento mais pesado, rápido e matador do show, que continua com Abuse, agora com a participação de Atomic Steif na bateria.

    Frozen Screams traz o retorno de Bernie e Bob ao palco do Wacken Open Air em mais outra sensacional porrada. Deste ponto em diante é Thrash Metal brutal e rápido um atrás do outro, e assim, The Vice Of Killing é tocada com apenas uma pausa para Tom respirar e anunciar outro petardo: a cadenciada e violenta Napalm In The Morning. Com rodas cada vez mais nervosas, tivemos a pesada Sodomy And Lust, vociferada com uma raiva tão grande foge das fronteiras do Thrash Metal e chega próximo a um Death Metal. Na seguinte, Ausgebombt, a fúria do som é comandada no solo de guitarra de Bernemann. Depois temos a colérica e cadenciada The Saw´s The Law e o encerramento vem com o massacre promovido por Outbreak Of Evil e a visceral Bombenhagel, com a presença de quase todos os convidados.

    De extras neste segundo DVD temos as cenas deletadas do documentário principal e mais algumas curiosidades, além dos clips para Fuck The Police e City Of God. Quer saber o que aconteceu de importante com o Sodom entre 1995 a 2007 e ainda de quebra assistir uma apresentação matadora no Wacken de 2007? Então inclua este sensacional Lords Of Depravity II em sua coleção o quanto antes.
Nota: 10.

Site: http://www.sodomized.info/.

Por Fernando R. R. Júnior
Novembro/2011

Voltar para Resenhas