The Rolling Stones -  The Rock’n’Roll Circus 1968 

   O Show The Rolling Stones : Rock ’n’Roll Circus, gravado em 1968, tornou-se histórico por reunir num mesmo palco na verdade, num picadeiro os Rolling Stones, John Lennon, Yoko Ono, Taj Mahal, Mariane Faithfull, Eric Clapton, Mitch Mitchell e as bandas The Who e Jethro Tull

    Filmado em Londres nos dias 10 e 11 de novembro de 1968 com o objetivo de se tornar um especial da televisão britânica, The Rolling Stones Rock´n´Roll Circus, dirigido por Michael Lindsay Hagg acabou não sendo exibido por uma série problemas contratuais, que envolviam desde a liberação dos direitos de execução das músicas e até mesmo a participação de alguns dos convidados.

    Ficou perdido durante muitos anos e jamais foi exibido comercialmente, até ser encontrado em1989 e ter recuperados o áudio, lançado o CD no ano de 1996 ( que é muito bom por   sinal )  em todo o mundo, e o vídeo na mesma época. Mas as imagens foram disponibilizadas em apenas alguns mercados. No Brasil, não chegou a ser lançado sequer em VHS ( aparece alguns segundos no vídeo 25 X 5 dos Stones ).  

    O show foi uma reunião dos grandes nomes do rock britânico da  época. E tudo numa atmosfera circense, com Mick Jagger como mestre de cerimônias, reunindo os Stones, Jethro Tull, Marianne Faithfull, The Who, o bluesman Taj Mahal, John Lennon, Yoko Ono e a superbanda The Dirty Mac, formada especialmente para o evento por Eric Clapton, Mitch Mitchell ( baterista do Jimi Hendrix Experience ), John Lennon e Keith Richards. 

     

    Na época da gravação deste show todos os músicos estavam em ótimas fases em suas carreiras. Os  Stones, Mick Jagger ( voz ), Keith Richards ( guitarra ), Bill Wyman ( baixo ), Brian Jones ( guitarra ) e Charlie Watts ( bateria ) estavam com a formação bem sólida e lançaram um dos melhores discos de todos, deles mesmos e do rock, o Beggar’s Banquet ( 12º da carreira ) que tinha faixas como Sympathy for the Devil, No Expectations, Salf of the Earth ( com Richards nos vocais ) e Parachute Woman que são apresentadas no show.

     A abertura é realizada com a entrada de trapezistas, equilibristas, palhaços e engolidores de fogo, e entre algumas canções eles reaparecem. O primeiro a participar da bagunça foi Jethro Tull, do flautista e vocalista Ian Anderson que estava no seu primeiro disco This Was, com forte pegada de blues. A música apresentada no show Song For Jeffrey  é parte deste disco. O grupo sofreu muitas mudanças antes mesmo da gravação do especial e quem estava na guitarra era Tony Iommi  ( que depois formaria o Black Sabbath com Ozzy Osbourne - Iommi ficou uma semana na banda de Ian Anderson o suficiente para participar deste especial, que sorte não? ) Glenn Kornick no baixo e Clive Bunker na bateria. Ian Anderson já faz aquelas apresentações malucas que caracterizaram o Jethro Tull no futuro.

    Em seguida o The Who, formado por Roger Daltrey ( voz ), Pete Tonwsend ( guitarra ), John Entwistle ( baixo ) e o mago Keith Moon ( bateria ), em 1968 estava no seu quarto álbum – Magic Bus, com forte influência psicodélica ( ainda não tinha chegado a época de Tommy ). A canção que o The Who toca é A Quick One  ( While He’s Away ). O peso de Moon na bateria iria marcar gerações.

    Depois de um número de trapezistas é a vez do bluesman Taj Mahal ( Henry St. Clair Fredericks ) vir com Ain’t That a Lot of Love  do disco The Natch 1 Blues.

    Um momento mais melódico quando Marianne Faithfull  ( namorada da época de Mick Jagger ) canta Something Better – uma bela balada saída em um single em 1967.

    Depois de uma conversa de John Lennon e Mick Jagger é a vez da superbanda The Dirty Mac com Eric Clapton ( guitarra ), Mitch Mitchell ( baterista do Jimi Hendrix Experience ). John Lennon ( voz ) e Keith Richards ( no baixo !!!) que cantam juntos Yer Blues - música encontrada no antológico Álbum Branco  dos Beatles. Memorável, fantástico essa apresentação!!!

    Yoko Ono enfrentava os primeiros sinais que os outros Beatles estavam a rejeitando . Era o fim gradativo dos Beatles, mas isso é outra história. Foi lançado neste ano o álbum Unfinished Music Vol1: Two Virgins, primeiro disco solo de John Lennon. Um disco só com ruídos, conversas incompreensíveis mantidas longe dos microfones e gritos, muitos gritos. Wholla Lotta Yoko é criada em cima da hora num improviso do Dirty Mac e uns gemidos de Yoko Ono.

     John Lennon diz : And now The Rolling Stones !!!

     Que já mandam de cara Jumping Jack Flash numa versão fantástica, Parachute Woman, No Expectations, You Can’t Always Get What You Want e Sympathy for the Devil onde Mick Jagger realmente é possuído pelo demônio. Para fechar o show num clima de fim de festa, Salt of the Earth com Keith Richards nos vocais e um jogo de imagens com todos os músicos presentes.

    Um DVD que vale ter na coleção.

Menus Interativos Biografias Qualquer Região Galeria de Fotos

 

Legendas  Português/Inglês Acesso Direto às Músicas Aúdio Dolby Surround Original em Inglês

Por Fernando R. R. Júnior 

 

Voltar para Resenhas