Surface - Anverso
cd/DVD - 15 Faixas - Independente - 2014

   Formada em 1997 pelo baterista Luís Eduardo Cientista, o Surface é uma banda com origem na cidade de Londrina/PR, que segue o mantra dos tempos do Punk Rock do "Faça Você Mesmo" com a ideia de investir em seu "Rock Autoral", ou seja, nada de covers, e desta maneira, além de montar esta banda, ele montou seu próprio selo, o Lab Rec e foi registrando, entre outros lançamentos, os álbuns da carreira do Surface, sendo que a primeira demo tape saiu em 1997 com o título Viva La Difference, até que em 2000, o primeiro cd Building The Future and Still Thinking Of You foi lançado pela Lab Rec.

    Prosseguindo a carreira no Underground com muitos shows foi no ano de 2002, que eles disponibilizaram o cd Redenção e em 2005 o álbum Desafio ( que ficou no 6º lugar da categoria de melhor álbum de Punk Hardcore pela revista Dynamite ). Desde sua origem até os dias atuais, o Surface sempre participou de coletâneas e splits-cd´s, alguns que inclusive foram lançados na França, Rússia e Argentina. Desde o início, o Surface se manteve criando uma sonoridade que seguia pelo Punk e Hardcore sempre com vocais femininos, ou seja, uma mescla de agressividade e harmonia instrumental, que é muito utilizada hoje por muitas bandas.

    Para o quarto cd, a banda partiu para um projeto ainda mais audacioso com apoio da Prefeitura de Londrina/PR, que resultou no cd/DVD Anverso, composto por um show ao vivo gravado na terra natal do Surface e um cd com as mesmas músicas presentes no DVD, mas registradas em estúdio e em ordem diferente.

    O line up responsável por este projeto que é o cd/DVD Anverso é o seguinte: Luís Eduardo Cientista na bateria, Paula Gibrin e Miguel Viani de Vecchi nas guitarras, Claudia Flagra de Oliveira no baixo e Débora Menck nos vocais.

    O DVD foi gravado no dia 21 de julho de 2013 no Teatro Zaqueu de Melo em Londrina/PR e logo no seu princípio vemos o Surface começar o show com a vocalista Débora Menck cantando a música Outro Engano com muita simpatia enquanto os demais estão muito concentrados, mas tocando seus instrumentos e fazendo os backing vocals muito bem, uma pressão enfrentada provavelmente por este show ser onde o DVD seria gravado ao vivo. Após a saudação inicial e a enfatização que o Surface está quase completando 20 anos praticando som autoral, eles tocaram a pesada e acelerada Encrenca.

    Sem parar e aproveitando cada instante, eles continuam com Mentiras e Verdades, onde podemos reparar na potente voz de Débora Menck, que continua a encantar com a Incerto Romance, composição mais Pop que ao vivo ganhou uma intensidade Rock bem grande. E com bons riffs de guitarras, chega a vez de Soma de Carências, onde podemos reparar no belo timbre vocálico da Débora Menck. Em seguida, nos mostram um som mais encorpado com a Do Começo Ao Fim que podemos reparar mais detalhadamente na atuação de Miguel Viani de Vecchi logo em seus primeiros riffs.

    Novamente ganhando um destaque no palco e se soltando bem mais, Miguel Viani de Vecchi faz um ótimo solo de guitarra no princípio de Vive La Difference, que mostra o baterista e líder da banda Luís Eduardo Cientista tocando com muita garra junto à um produtivo ritmo Rock´n´Roll.

    Com muitos aplausos dos fãs temos Não Vá, que passa uma pegada forte e contagiante, que aumenta graças ao carisma da vocalista com suas expressões faciais. Na sequencia, a baixista Claudia Flagra de Oliveira nos traz toques mais sérios e aí temos Pré Juízo, que o Surface aplica um estilo bem rápido nas evoluções de baixo, bateria e guitarras, que envolveram a plateia e quem assiste o DVD, que podem também  conferir os backing vocals de Luís Eduardo Cientista.

    Com um ótimo riff feito pelo guitarrista Miguel Viani de Vecchi, Amiga Sorte recebe seu peso mais Punk, daqueles que são tocados diretamente produzindo uma canção cheia de adrenalina, caótica e que é para se agitar, que inteligentemente o quinteto manteve essa atitude na outra música apresentada nesta noite, a Perdoem A Nossa Ignorância. Eles não se movimentam muito pelo palco, mas tocam com precisão e passam a vibração necessária para que se curta o que está vendo.

    Para Adote, Não Compre, eles exibem uma introdução instrumental mais vigorosa, que é contrastada com os suaves vocais da aplicada Débora Menck nesta ótima letra. Antes de Imperfeita Realidade ouvimos risos de crianças na plateia, que provam que a banda é bem família e seu Pop/Rock é bastante agradável e nesta hora, podemos ver vários closes nos integrantes. Em Mil Erros, o Surface nos passa bastante emoção a cada nota que é tocada e podemos visualizar muito bem o solo de guitarra de Miguel Viani de Vecchi.

    Débora Menck volta a conversar com os fãs e agradece a todos os presentes e também a quem ajudou ao Surface realizar o sonho de possuir um DVD ao vivo em sua em Londrina e termina o show com a energia de Viva e Deixe Viver, um Pop de linhas mais nervosas que garantiu a agitação dos fãs. O detalhe que é importante neste DVD é que ele foi gravado direto, sem pausas, sem retoques, sem regravações, enfim, ao vivo mesmo com seus erros e acertos expostos ao natural pela banda. E mesmo com um certo e compreensível nervosismo, o Surface saiu-se muito bem.

    O DVD conta ainda com um documentário com a história do Surface com depoimentos de familiares, ex e atuais integrantes, curiosidades sobre os primórdios e todo aquele ambiente que permeia o Underground brasileiro, e em especial, de Londrina. Sempre é interessante ver as dificuldades e as vitórias encontradas na trajetória da banda e também curtir os bastidores da gravação do DVD.

    Nos extras temos as opções de legendas em português, espanhol e inglês. Temos também Luís Eduardo Cientista contando sobre o som, as letras da banda junto a uma nova rodada de depoimentos, inclusive sobre como foram criadas as composições de cada música que está no DVD.

    Muito bacana também é a parte onde Luís Eduardo Cientista conta sobre a criação de seu selo independente, as várias coletâneas HC Scene e o trailer de Hard Money, o primeiro DVD da Lab Rec. Enfim, consegue-se perceber a simplicidade, a dedicação e a perseverança de todos no projeto.

    Depois de conferir o vídeo, vou comentar sobre como o Surface é no estúdio com o cd Anverso, que foi gravado no primeiro semestre de 2014 no 3Em1 Estúdio com produção de Alexandre Bressan e Luís Eduardo Cientista. Ao contrário do show, a sequencia do tracklist é diferente e começa com a Imperfeita Realidade em um ritmo instrumental cheio de melodia e deveras fascinante, que nos traz mais uma vez os suaves vocais de Débora Menck, sempre com um peso e velocidade discretos.

     Depois somos expostos a linhas que misturam Punk e Pop em Outro Engano, com direito à uma inversão rápida graças ao uso de metais e mais outra criativa interpretação da banda, que soube também aplicar bons solos de guitarras. Para Encrenca, o Surface exibe um Rock´n´Roll mais Pop de andamento mais acelerado que é muito agradável de se ouvir.

    Incerto Romance traz ares de balada, que recebem sua dosagem de peso no padrão proposto pelo Surface, ou seja, ritmo acelerado, boas melodias nos vocais, versos que fixam na sua cabeça e tocados com entrega por seus integrantes. Com um andamento rápido Mentiras e Verdades reaparece sendo a quinta faixa do cd, que é uma regravação da música lançada em 2002 no cd Redenção, que te conquista pela letra simples e seu ritmo quase caótico, que passa muito vigor na sua parte instrumental.

    Em seguida, o quinteto executa a mais agressiva até aqui de Anverso com Perdoem A Nossa Ignorância, que passa uma atmosfera Punk e que só não é maior por conta da tranquilidade que os vocais nos passam, aliás, as linhas Punk vistas aqui provocam uma certa vontade de banguear.

     Retomando o lado mais Rock´n´Roll do Surface, Vive La Difference exibe em seus ótimos riffs de guitarras feitos pela dupla Paula Gibrin e Miguel Viani de Vecchi a estilização do ritmo para Débora Menck possa cantar e cravar seu jeito cativante nesta bela música, que foi originalmente lançada em 1997 no Split Tape. Com Mil Erros, o quinteto londrinense começa de forma mais introspectiva para instantes depois, nos passar toda sua energia na parte instrumental aliadas a ótimas harmonias vocais, que te conectam ao som que está levemente pesado.

    Dotada de muita potência e linhas mais eletrizantes Do Começo Ao Fim deixa claro a influência do Punk Rock na banda junto à uma ótima letra. Novamente levando um ambiente mais intimista, Amiga Sorte torna-se um Rock rápido com versos simples e que ficam na memória com facilidade.

    Exibindo ótimos solos de guitarras, Soma de Carências é a décima primeira faixa do cd e encontramos um Pop/Rock que demonstra as vocalizações contundentes e também alguns trechos mais pesados, que tornaram muito bacana esta composição lançada no álbum Desafio de 2005.

    Trazendo ótimos toques de baixo feitos pela Claudia Flagra de Oliveira junto a ótimos dedilhados, que se ligam à um ritmo mais Heavy chegamos na acelerada Pré Juízo, que registra uma letra bastante interessante. E o estilo mais pesado notado na anterior fica novamente em evidência na puramente Punk Adote, Não Compre, que é possuidora de uma letra verdadeira e que deve ser aplicada no dia-a-dia em vocalizações cheias de carisma e ótimos riffs de guitarras.

     E na letra desta música temos um verso que é praticamente uma mensagem que deveria ser seguida como uma lei no país, pois, sabemos muito bem como locais como circos e rodeios judiam dos animais.

    A regravação de Não Vá, com versos em inglês e português revela o lado mais romântico da banda, e vale dizer que eles comprovaram sua habilidade nesta música do cd Building The Future And Still Thinking de 2001 ( cuja versão em português ganhou a luz no split Let´s Go Girrrts de 2006 ). Fechando o cd temos o Rock mais nervoso de Viva e Deixe Viver, que conta com uma letra bastante animadora e motivadora, que gosta-se de ouvir instantaneamente.

    Anverso pode ser considerado como uma importante conquista de uma banda independente como o Surface e que tanto o DVD quanto o cd despertam uma curiosidade em conhecer mais detalhadamente os outros trabalhos do atual quinteto londrinense, que enfatiza por várias vezes a importância de se investir na criação das músicas, de realizar "Rock Autoral" no Brasil, aumentando ( ou tentando aumentar ) a nossa riqueza cultural com suas boas músicas.
Nota: 8,5.

Site: www.facebook.com/surfacelondrina e
http://tnb.art.br/rede/bandasurface

Por Fernando R. R. Júnior
Setembro/2015

Voltar para Resenhas